SóProvas


ID
1700416
Banca
PM-SC
Órgão
PM-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acerca da regência, preenche corretamente as lacunas:

O filho obedeceu ao pai. O filho __________.
O avô assistiu ao filme. O avô __________. 

Alternativas
Comentários
  • Não entendi por que a resposta foi a letra D. Pois o verbo obedecer e assistir pede um OI com proposição a. Quem obedece obedece a alguém, A ele ou lhe que é a mesa coisa.

  • Fábia Freire,

    Veja:

    Os verbos assistir(no sentido de ver)

    aspirar(no sentido de desejar)

    visar(no sentido de desejar )

    obedecer (quando se refere a uma coisa)

    NÃO ADMITEM LHE, LHES COMO COMPLEMENTO.

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos.



  • Vanessa, muito obrigada, ajudou muito...

  • Fábia só acrescentando

    Eu decorei assim:

    Regra do AAAVOR

    Aludir

    Assistir

    Aspirar

    Visar Obedecer

    Referir-se

    Não aceitam lhe, lhes. Aceitam ele ou ela. Nesse + ele= nele

  • e ainda dizem que aprender inglês é difícil.....

  • Excelente dica Vanessa

  • Fábia Freire, o uso do VERBO ASSISTIR no sentido de ver não admite o complemento lhe ou lhes e sim a ele.

  • O verbo obedecer admite o 'lhe', já que inclusive a letra 'd' é a correta.  Tanto que a pergunta que fazemos ao verbo é 'obedeceu a quem?', caracterizando esse 'a quem' a possibilidade de usar o 'lhe'.

  • o pronome (lhe ou lhes) pode ter a função de VTI retoma pessoa, por isso (obedeceu-lhe) no caso retoma pai.

    no segundo caso (a ele) retoma (filme) algo.

  • complementando a resposta da colega Vanessa:

    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI126750,81042-O+Lhe+Dele

  • As formas pronominais átonas "lhe" e "lhes" são usadas para indicar pessoas. Para se referir a coisas utilizam-se as formas pronominais átonas "a ele(s)" e "a ela(s)"

    Exemplos:Obedeceu ao pai > Obedeceu-lheAssistiu ao filme > Assistiu a eleAspirou a uma vida melhor > Aspirou a ela (o objeto indireto do verbo Aspirar não é pessoa, então usamos "a ela" e não "lhe", assim como no caso do verbo Assistir)Lembrando que apesar de lhe/lhes sempre funcionarem como objeto indireto, eles não são precedidos de preposição (a preposição já é contraída).
    Conforme explicações dos colegas: Alternativa D
  • Lhe é personativo!


  • Lhe, lhes são personativos, mas com os objetos indiretos que não representam pessoas, usam-se pronomes oblíquos tônicos de terceira pessoa (ele, ela) em lugar dos pronomes átonos lhe, lhes.


    fonte: soportugues

  • "...assistir no sentido de ver é muito mais usado sem preposição, no dia-a-dia, mas os concursos cobram rigidamente estruturas oracionais com a preposição “A”. Lembremo-nos de dois detalhes importantes: se assistir no sentido de ver é transitivo indireto, concluímos que, de forma alguma admitirá a voz passiva.  Além do que, não é um verbo personativo, isto é, nunca pede complemento representado por uma pessoa e por isso jamais aceitará que os pronomes lhe ou lhes os complementem. Se você se deparar com a seguinte estrutura: “Você assistiu ao filme? Sim, assisti-lhe” condene-a! A resposta correta seria: “Sim, assisti a ele”. Perceba que, quando o verbo assistir está no sentido de caber/pertencer ele é personativo e por isso admitirá, sim, a complementação feita pelos pronomes lhe e lhes. “O direito assiste a todos que estiverem com as mensalidades em dia? Sim, o direito lhes assiste.” Para finalizar observemos que ninguém usa o verbo assistir no sentido de morar, residir, mas este ainda é cobrado em provas – penso que por ser estranho – e sempre seguido de um adjunto adverbial de lugar. Mencionamos que o verbo tem este sentido para lembrar que todos osverbos e nomes que são sinônimos de morar exigem a preposição em e não a como muitos usam: residir, assistir, residente, domiciliado, sito e situado."

    http://www.folhape.com.br/blogdosconcursos/?p=11924