SóProvas


ID
1700497
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Migrantes pegam trens com destino à Alemanha e à Áustria.

Centenas de migrantes que estavam bloqueados em campos de refugiados improvisados em estações de Budapeste, na Hungria, conseguiram embarcar com destino à Alemanha e à Áustria. Famílias com crianças estão no grupo que conseguiu entrar nos trens. Centenas também embarcaram na Macedônia em direção à Sérvia.
A empresa que opera o sistema de trens na Hungria informou que a composição que vai para Munique parou em Hegyeshalom, cidade na fronteira com a Áustria, à espera da "ação das autoridades".
A polícia austríaca informou que quem pediu asilo à Hungria não pode prosseguir viagem. Já aqueles que querem pedir refúgio à Áustria podem se mover por duas semanas no país. Depois disso, eles podem ser devolvidos para o último país de trânsito.
Budapeste
Muitos refugiados aproveitaram que não havia forças de segurança para correr até os trens que partiam para Viena, Munique e Berlim, de acordo com a agência France Presse.
A checagem dos documentos era feita pelas autoridades dentro do trem, segundo a Reuters. De acordo com o canal local M1, no entanto, embarcaram apenas migrantes que tinham comprado as passagens e dispunham de documentos válidos.
(1) vários dias, muitas pessoas (2) espera de asilo na Alemanha, Áustria ou em um país escandinavo permaneceram em acampamentos improvisados e pediam que (3) autoridades deixassem o grupo seguir viagem.
Na Macedônia, o governo forneceu trens, que partem duas vezes por dia, para os imigrantes que se dirigem à Servia. Em um acampamento improvisado, as pessoas receberam ajuda humanitária antes de embarcar em comboios escoltados pela polícia e pelo exército macedônio.
[...]
Nos últimos dias, as autoridades detiveram 36 pessoas por tráfico de seres humanos, que enfrentarão investigações policiais, indicou o relatório do Ministério do Interior húngaro.
Os ministros do Interior da França, da Alemanha e do Reino Unido pediram à presidência da União Europeia que organize uma reunião nas duas próximas semanas sobre a chegada de grande quantidade de imigrantes às fronteiras do bloco.
Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que impulsionam milhares de pessoas a deixar países como Síria, Afeganistão, Iraque, Líbia e Eritreia.
                                                                                                                                                                  (g1.globo.com/)

Sabe-se que o pronome relativo exerce determinadas funções sintáticas, de acordo com a construção de que participa. Pode-se afirmar que o pronome relativo destacado no primeiro parágrafo do texto exerce a mesma função sintática do termo destacado em:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo "que" retoma o termo antecedente. 

    A única alternativa que o pronome retoma algo dito anteriormente é a alternativa E
  • Nesse caso o pronome relativo QUE está retomando o sujeito da oração, e a única opção que retoma o sujeito é a E.

  • A questão quer a opção que tem a mesma função sintática desempenhada pelo termo"que" no primeiro parágrafo, ou seja, função de sujeito do verbo "estavam". A única opção, na qual o termo destacado exerce função sintática de sujeito, é na opção "E", pois o termo "Eles" é sujeito do verbo"podem", mas, cuidado, pois, às vezes, pode-se buscar um termo que retoma algo, mas não existe, a questão quer o termo que exerce a mesma função sintática, porém pode ocorrer de não retomar algo dito anteriormente.

  • O pronome relativo QUE no texto está exercendo função de sujeito, logo a única alternativa é a E.

  • O que introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva, retomando centenas de migrantes que tem função de sujeito. Na letra E, eles é o sujeito da oração.

  • TRECHO DO TEXTO:  Centenas de migrantes que estavam bloqueados [Pronome relativo retoma migrantes, logo, pronome que exerce função de sujeito do verbo estava]

     

    LETRA E - Depois disso, eles podem ser devolvidos para o último país de trânsito. [Sujeito do verbo "podem"]