SóProvas


ID
1700713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

As previsões para o desempenho da economia brasileira neste ano e no próximo continuam se deteriorando. As cerca de cem instituições que consultadas para o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC), projetam uma queda maior para Produto Interno Bruto (PIB) em 2015 [...]

Quanto à inflação, os analistas consultados pelo BC aguardam uma alta de 9,23% para o IPCA neste calendário, acima da taxa estimada antes, de 9,15% .

CAPRIOLI, G. Mercado vê inflação de 9,23% em 2015 e economia mais contraída. Valor Econômico, São Paulo, 27 jul. 2015. Disponível em: <http://www.valor.com.br/brasil/4150608/mercado-ve-inflacao-de-923-em-2015-e-economia-mais-contraida>. Acesso em: 10 ago. 2015. Adaptado.

Nesse contexto, representa uma medida efetiva que poderá ser adotada para conter a alta inflacionária:



Alternativas
Comentários
  • Única opção viável é letra A, devido que com o aumento da tx básica, haverá menor circulação monetária, consequentemente menor consumo, provocando compulsória redução dos preços.


    As outras opções ou são para aquecer a economia (aumentando a disponibilidade monetária em circulação como a letra B ou C) ou que provocam aumento de preços.

  • a) fala da taxa Selic meta - para controlar a inflação

  • Taxa de juros e inflação são inversamente proporcionais...Se a taxa aumenta os produtos e serviços ficaram mais caros e consequentemente uma redução no consumo...ficaram mais produtos em estoque os preços diminuem(Deflação)

  • A taxa Selic é um importante instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos. Por outro lado, quando está baixa, ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores.  É só pensar que a TAXA SELIC É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A INFLAÇÃO.                                                                                                                     

  • A resposta certa é a letra A, mas queria saber por que a letra B está errada. Quanto menos dinheiro nas mãos do governo, mais dinheiro no bolso dos trabalhadores.

  • Rodrigo Reis

    o seu comentário é a resposta da sua própria dúvida, qnt mais $$ na mão do povo maior é a demanda dele por algo, ou seja, se já há uma inflação, diminuindo impostos e consequentemente o repasse do imposto ao consumidor, o governo estará influenciando na permanência ou até mesmo no aumento dela.

  • quanto mais caro, menos gente vai comprar. 

    com menos vendas, as lojas lucram menos.

    com menos lucro, menos eh fabricado.

    com menos fabricacao, menos trabalhadores sao necessarios.

    quanto menos gente trabalhando, menos gente comprando.

    quando menos gente comprando, mais caro as coisas estarao.

  • A política de aumento da taxa básica de juros dificulta o acesso ao crédito e diminui o poder de compra dos consumidores. Como resultado desta medida, ocorre a diminuição no consumo de bens, produtos e serviços, e menor circulação de moeda, criando uma tendência de diminuição dos preços para estimular o consumo. Estes fatores contribuem para estabilização e regressão da inflação. 

  • LETRA A

    Lembre-se, se a inflação está em alta o governo irá querer ''tirar'' dinheiro de circulação, o aumento da taxa básica ajuda nessa questão.

  • toop

  • Não existe somente uma forma de combater a inflação mas, no Brasil, a principal medida sempre tomada é a redução da capacidade de consumo da população. Tal medida, em tese, diminui a demanda por bens e, consequentemente os preços tendem a cair, controlando a inflação. Pensando por este ângulo, não seriam medidas adequadas as previstas nas letras B, C, D já que todas estas são medidas que põem mais moeda em circulação e, consequentemente geram inflação. A opção E também não faz sentido pois, ela é um medida inflacionária (aumento de preços). Portanto a resposta correta é e letra A pois, o aumento da taxa básica de juros tem como efeito o encarecimento do crédito. Assim menos pessoas tomam empréstimos dos bancos e, por consequência há diminuição dos investimentos e do consumo.

    GABARITO: LETRA A



  • Para combater uma Inflação alta é necessário uma taxa de juros alta

  • Alternativa "A" é a correta, mas, na minha opinião, a "B" tbm servia para o propósito do enunciado pois reduz os custos estruturais da economia
  • Não precisa nem de comentário. Questão dada

  • Aumentar a taxa de juros básica da economia > Tira a grana de circulação > Diminui o consumo > Baixa os preços!

  • Gabarito A.

    A taxa de juros básica da nossa economia, taxa Selic, é um instrumento da política monetária. Logo, se você aumenta a taxa Selic, o consumo passa a ser menor e combate a alta inflacionária.

  • Macete - Selic alta - Inflação baixa. - Politica Restritiva

    Inflação Alta, Selic baixa. Politica expansiva

  • resuminho:

    juros na economia------taxa selic

    taxa selic alta-----inflação baixa

    taxa selic baixa----inflação alta

  • SEMPRE que a questão falar em TAXA BÁSICA DE JUROS DA ECONOMIA ela está falando em TAXA SELIC.

    DIMINUIR A INFLAÇÃO= AUMENTAR A TAXA SELIC

    AUMENTAR A INFLAÇÃO= DIMNUIR A TAXA SELIC

    TAXA SELIC ALTA= MENOS dinherio circulando, PREÇO menor

    TAXA SELIC BAIXA= MAIS dinheiro circulando, PREÇO MAIOR

  • pense muito e irá errar kkk selic x inflação, inversamente proporcionais
  • Aumentar a taxa SELC diminui a circulação de dinheiro, consequentemente diminui o consumo e os preços caem junto com a inflamção.

  • quando tu aumenta a taxa de juros, os consumidores compram menos, fazendo com que a inflação se controle

  • Pelo que eu sei, quando eu aumento a produção de bens, minha capacidade produtivo, a inflação também diminui.

    Mas realmente A está mais correta.

  • Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz. (Bill Gates)

    A vaga é nossa!

  • Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui, nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa. (Albert Einstein)

    vc consegue!

  • A medida a ser tomada quando há alta inflacionária é uma política contracionista, a fim de frear a economia, desestimular o consumo. O que definitivamente não pode ser feito com o aumento da emissão de papel moeda (letra C), nem com o aumento da produção de bens (letra D, que seria na realidade uma medida de política expansionista).

    No caso, por se tratar de política monetária contracionista, a fim de controlar a inflação, é cabível:

    • Aumentar o juros (letra A)
    • Para, por consequência, diminuir a oferta de moeda.

  • alternativa A: correta. O aumento da taxa de juros diminui o consumo, controlando a inflação.

    as alternativas B,C e D estimulam o consumo, o que agravaria a situação.

    fiquei na dúvida entre A e E, mas sabia que a A era correta. Se alguém puder explicar porque a última alternativa está errada.