SóProvas


ID
1708336
Banca
TRT 21R (RN)
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o Art. 76 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado. Na condição de auxiliares do Poder Executivo, com inegáveis prerrogativas constitucionais, acerca dos Ministros de Estado, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    a) Certo. CF.88, Art 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    VI - dispor, mediante decreto, sobre: b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;


    b) Errado. CF.88 Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.


    c) Certo. CF.88, Art. 87, II - expedir instruções para a execução das leis, decretos e regulamentos;


    d) Certo. São escolhidos pelo o Presidente da República, que os nomeia, podendo ser exonerados a qualquer tempo, ad nutum, não tendo qualquer estabilidade. CF.88, Art, 84, I


    e) Certo. CF.88, Art. 87, III - apresentar ao Presidente da República relatório anual de sua gestão no Ministério;

  • Importante citar o parágrafo único do art. 88 da Constituição, pois prescreve que o Presidente da República pode delegar a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos:

    Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    (...)

    VI – dispor, mediante decreto, sobre: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos; (Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    (...)

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

  • VI – dispor, mediante decreto, sobre:(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    a)  organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;(Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    MINISTROS DE ESTADO PODEM DISPOR MEDIANTE DECRETO, POR DELEGAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE A ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMEMTO DA ADM FEDERAL MAS DESDE QUE NÃO IMPLIQUE EM AUMENTO DE DESPESA NEM CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ORGAO

    AQUI É CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ORGAO - CUIDADO PARA NAO CONFUNDIR

    b)  extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;(Incluída pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    MINISTROS DE ESTADO PODEM DISPOR MEDIANTE DECRETO, POR DELEGAÇÃO DO PRESIDENTE SOBRE EXTINÇÃO DE FUNÇÕES E CARGOS PÚBLICOS, SE VAGOS

    AQUI É APENAS EXTINÇÃO DE FUNÇÃO E CARGO

  • A idade mínima dos ministros de estado é de 21 anos.

  • Conforme a CF, algumas atribuições privativas do presidente da República podem ser delegadas aos ministros de Estado, ao procurador-geral da República ou ao advogado-geral da União, os quais devem observar, no exercício dessas atribuições, os limites constantes nas respectivas delegações.

    - É possível o PR delegar algumas de suas atribuições para o ME, AGU e PGR, mas esta possibilidade é restrita a apenas três incisos (art. 84, parágrafo único):


    1. Dispor, mediante decreto, sobre:

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    Obs.: Perceba que o ME, AGU e PGR podem mediante decreto extinguir cargos públicos, quando vagos, mas não podem extinguir cargos públicos federais. (Ver art. 84, VI, b e inciso XXV)



    2. Conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;


    3. Prover os cargos públicos federais, na forma da lei (o ME, AGU e PGR, não podem EXTINGUIR os cargos públicos federais na forma da lei, podem apenas prover).

    Obs.: Perceba que o ME, AGU e PGR podem mediante decreto extinguir cargos públicos, quando vagos, mas não podem extinguir cargos públicos federais. (Ver art. 84, VI, b e inciso XXV).

  • Além dos limites mínimos de idade já listados, há outros previstos ao longo da Constituição (arts. 73, 87, 101, 104, 107, 115, 123, 131), ficando assim o resumo:

     

    18 - Vereador

    21 - Prefeito, Vice-Prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Juiz de Paz, Ministro de Estado, membro do Conselho Tutelar*

    30 - Governador e Vice-Governador, Membros (Desembargadores) de TRF e TRT

    35 - Presidente, Vice-Presidente, Senador, Ministro do TCU, STF, STJ, TST, STM, Procurador-Geral da República, Procurador Geral do Trabalho**, Advogado-Geral da União,


     

    *ECA, art. 133, II

    ** LC 75, art. 88

     

    Quando houver limite máximo, será sempre 65 anos (vale somente e para todos os membros de tribunais, inclusive TCU).

  • Questão que apenas mediu a decoreba dos demais colegas! :-(

  • Perfeito, colegas Thaiane e Fábio Gondim!

  • MINISTRO DE EST. É DE 21 ANOS.

  • Olá, Fábio, a criação e extinção de cargos deve ser feita por meio de lei. No entanto a extinção de cargos VAGOS pode ser feita por decreto e somente esta pode ser delegada aos ministros, PGR e AGU

  • Gabarito: B

     

    Os Ministros de Estado são auxiliares do Presidente da República e exercem cargos de livre nomeação e exoneração. São escolhidos dentre brasileiros maiores de 21 anos e no exercício dos direitos políticos (cidadãos).

  • + DE 21 ANOS.

  • Ministros de Estado: Como característica do sistema presidencialista de governo, o Presidente da República tem ampla liberdade para nomear ou exonerar os seus Ministros.

     

    Os Ministros de Estado serão escolhidos (pelo Presidente da república) entre os brasileiros ( natos ou naturalizados) maiores de 21 (vinte e um) anos e no exercício dos direitos políticos (poder votar e ser votado) e, conforme o Art. 12, 3º, da CF/88, o cargo de Ministro da Defesa é privativo de brasileiro nato os cargos.

     

    Por meio de Lei Ordinária, o Presidente da República pode criar, modificar ou extinguir as atribuições e as estruturas dos ministérios com liberdade legal.

     

    Os Ministros de Estado são auxiliares de confiança na direção superior da Administração Federal e estão hierárquica e funcionalmente subordinados ao Presidente da República, a quem cabe aprovar os atos daqueles, todos realizados sob efeito de expressa delegação de poderes do chefe do Executivo.

     

    O Presidente da República não é obrigado a acatar as decisões de seus Ministros de Estado.

     

    O Presidente da República poderá delegar a atribuição de extinção de funções ou cargos públicos, mediante decreto (art. 84, VI, "b" , da Constituição, incluída pela Emenda Constitucional n. 32 de 11.09.01), quando vagos , aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações. (CF/88, Art. 84, Parágrafo único).

  • Art. 87  da CF : " Os ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercicio dos direitos políticos"

  • Art. 87  da CF : " Os ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercicio dos direitos políticos"

    Reportar abuso

  • Uma outra pegadinha que já vi em provas:

    Uma das obrigações dos Ministros de Estado é a de apresentar ao Presidente da República relatório Semestral de sua gestão no Ministério.

    () certo (x) errado

    Fica o alerta.

    Bons estudos!