SóProvas


ID
1708729
Banca
FUNCAB
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com as disposições constitucionais sobre a saúde, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra B:

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 2º É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

  • letra D- ERRADA - Art. 16. A direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete:(LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.)

    c) de vigilância epidemiológica; e

    d) vigilância sanitária;


  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre saúde. 

    A– Incorreta - É possível a participação da iniciativa privada na saúde. Art. 199, CRFB/88: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada. § 1º - As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos. (...)".

    B– Correta - É o que dispõe o art. 199, § 2º, da CRFB/88: "É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos".

    C- Incorreta - Havendo previsão legal, é possível a participação. Art. 199, § 3º, CRFB/88: "É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei".

    D- Incorreta - Trata-se de competência do SUS. Art. 200 da CRFB/88. "Ao sistema único de saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (...) II - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; (...)".

    E- Incorreta - A alternativa informa o oposto do que dispõe a Constituição. Art. 199, CRFB/88: "A assistência à saúde é livre à iniciativa privada".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.