SóProvas


ID
1709284
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor, pioneiro dos estudos científicos sobre a abordagem de Qualidade de Vida no Trabalho, a partir de sua publicação na conceituada revista científica Sloan Management Review. Ele propõe um modelo que contempla, no conceito de Qualidade de Vida no Trabalho, os seguintes fatores: condições de trabalho, compensa- ção justa e adequada, chances de crescimento e segurança, integração social da empresa, uso e desenvolvimento das capacidades, constitucionalismo, trabalho e espaço total de vida e relevância social do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B -  Segundo Ferreira, Rocha e Moraes (2003), o grande impulso em torno da questão da Qualidade de Vida no Trabalho ocorreu nos anos 1970, com as lutas de trabalhadores e estudantes contra o sistema taylorista/fordista de produção.

    Questão de Concurso

    (Cespe/MPE-PI/Analista Ministerial/2012) Os programas de Qualidade de Vida no Trabalho, cada vez mais difundidas em organizações públicas e privadas, são um exemplo típico de ações classificadas como processos de manter pessoas.

    Gabarito: certo. Segundo Chiavenato, a QVT encontra-se no processo de manter pessoas.

    Para esses autores, o interesse das organizações acerca da QVT não deve ser visto apenas como resultado das pressões dos trabalhadores, mas também, como decorrência da constatação de que formas de gerenciamento do trabalho mais democráticas, aliadas a tarefas mais complexas, podem acarretar no aumento de produtividade.


    INclusive há o famoso modelo de Walton.

  • O livro da Andréia Ribas só tráz três referenciais teóricos: hackman e oldham; Nadler e Lawler; e Walton.
    Walton é o que tráz o modelo mais abrangente dos três e inclui o constitucionalismo como fator.
    GAB:B

  • Como é que alguém sabe isso?

  • São oito fatores do Modelo de Walton.

    condições de trabalho,

    compensação justa e adequada,

    chances de crescimento e segurança,

    integração social da empresa,

    uso e desenvolvimento das capacidades,

    constitucionalismo,

    trabalho e espaço total de vida,

    relevância social do trabalho.