SóProvas


ID
1709785
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para atender a seus clientes e fornecedores, além de seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, a administração da organização precisa responder algumas questões que estabelecem oito princípios da gestão pela qualidade. Dentre esses princípios, assinale aquele que definirá o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo que a organização pode oferecer em contrapartida.

Alternativas
Comentários
  • Focalização no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

    Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;

    Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da organização;

    Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;

    Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;

    Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;

    Abordagem factual para a tomada de decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;

    Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.


  • Ratificando a informação do guerreiro abaixo.

    Os 8 princípios da Gestão da Qualidade, segundo a ABNT (citado no pdf de Rodrigo Rennó - Estratégia 2015):

    - foco no cliente;

    - liderança;

    - envolvimento de pessoas;

    - abordagem de processo (gestão por processos);

    - abordagem sistêmica para a gestão;

    - melhoria contínua;

    - abordagem factual para a tomada de decisão;

    - benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA !

  • Liderança em tese propicia todo o ambiente favoravel ao engajamento das pessoas.

     

  • Já estudo pra concursos há algum tempo, mas essa banca é uma das piores que já vi. É cada questão maluca...Só deus na hora da prova viu!!!

  • Questão foi cópiada de um livro cujo capitulo se chama "Caracteristicas da NBR ISO Série 9000"

     

    Pg. 145

     

    "Além de atender a seus clientes e fornecedores, a organização deve atender, também, aos seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, transferindo para estes os diferenciais obtidos em seu desempenho. Para cumprir o atendimento proposto, é preciso responder às seguintes perguntas:

     

    Quais são os princípios de qualidade fundamentais para a organização?

    Porque devem ser seguidos?

    Os princípios dão uma direção às organizações naquilo que elas têm que cuidar de maneira especial?

     

    Os princípios permitem que a organização não disperse os seus recursos, gastando-os em algo que não traz resultados efetivos à organização. A partir dessas questões, estabelecem-se oito princípios da gestão da qualidade, citados por Maranhão (2006):

     

    (...) 

     

    2) Liderança: Pode ser interpretada como uma liderança no negócio ou como uma atuação por meio da liderança em qualidade. Esse mesmo princípio definirá o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo quea organização podeoferecer em contrapartida.

     

    ***Não coloquei todos aqui porque ultrapassa a quantidade de caracteres permitidos,mas basta uma busca no google e voce pode ler sobre todos esses principios.

     

  • Vaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii Banca Fulera!!!! Tiro o chapéu pra a galera que entende e acerta mais de 90% das questões dessa Banca. Tenho visto e revisto vários materiais, mas sempre tem alguma questão estilo é "ÓBVIO" , mas com enunciado "NADA A VER". 

     

  • Gestão da Qualidade, apresenta muitos principios, muitos elementos fica dificil saber a linha que cada banca segue mais. #foco

  • Ótima questão, o princípio envolvimento das pessoas está relacionado no sentido de que a gestão da qualidade deve abranger todas as pessoas da organização, ou seja, todas elas devem participar, o que não se confunde com "engajamento das pessoas". No entanto, é a partir da LIDERANÇA que vai fazer com que os funcionários fiquem motivados/engajados ou não a cumprir os objetivos organizacionais. Questão excelente!

  • GAB: E

    1º Princípio: Foco no cliente – as organizações devem preocupar-se não só em atender as necessidades de seus clientes, mas principalmente exceder suas expectativas. 

    2º Princípio: Liderança –  O líder tem a missão de estabelecer e comunicar onde a organização pretende chegar através da formulação de estratégias e políticas que traduzem a visão e as metas da organização, delegando poder e envolvendo as pessoas através da motivação e capacitação, para que as metas sejam alcançadas.

    3º Princípio: Envolvimento das pessoas – pessoas são o cerne da organização e suas habilidades contribuem para o desenvolvimento da mesma. As pessoas devem envolver-se com os problemas da organização, contribuindo para sua melhoria através do desenvolvimento de seu potencial. 

     Princípio: Abordagem de processo – o gerenciamento eficiente do processo trará benefícios para a organização, mas para isso deverão ser muito bem definidos, através do controle de suas entradas e saídas, sua interação com os outros departamentos da organização, definindo claramente os responsáveis pelos processos e levando-se em conta tanto o cliente interno como o externo, fornecedores e outras partes interessadas no processo.

    5º Princípio: Abordagem sistêmica para a gestão – A gestão da abordagem do sistema cria planos desafiadores que alinham objetivos e metas individuais aos objetivos globais da organização, permitindo uma melhor visão da eficácia dos processos, através do entendimento das causas dos problemas encontrados, o que gerará ações de melhoria, além de reduzir as barreiras funcionais e melhorar o trabalho em equipe.

    6º Princípio:  Melhoria contínua-Um dos benefícios da melhoria contínua é a criação do planejamento, tanto estratégico como dos negócios, adequando os objetivos de melhoria com os recursos para alcançá-los, através do envolvimento e motivação das pessoas, o que fará com que a organização se torne mais competitiva e gere melhores resultados.

    7º Princípio:  Abordagem factual para a tomada de decisão – baseia-se na análise de informações e dados antes de tomar qualquer decisão, tomando o cuidado de que sejam confiáveis e acessíveis, ou seja, de fácil entendimento, o que levará a tomada de decisão através da experiência e intuição.

    8º Princípio: Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores – a organização e o fornecedor precisa apresentar uma relação consistente de parceria, gerando desta forma a confiabilidade que um deverá ter no outro. Para isso, a organização precisa identificar seus fornecedores-chaves, estabelecendo com eles um comprometimento de ambas as partes, onde poderão ajudar-se mutuamente, seja através de projetos de melhorias ou de ideias inovadoras.