SóProvas


ID
1710421
Banca
EXATUS
Órgão
BANPARÁ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O tratamento do alcoolismo crônico envolve múltiplas estratégias terapêuticas que implicam, muitas vezes, em mudanças na situação de trabalho. As estratégias de tratamento do alcoolismo crônico incluem:  

Alternativas
Comentários
  • A questão versou sobre as formas de tratamento do alcoolismo relacionado ao trabalho.

    De acordo com o Manual de Procedimentos do Ministério da Saúde (2001), a definição de alcoolismo é a seguinte:

    "Alcoolismo refere-se a um modo crônico e continuado de usar bebidas alcoólicas, caracterizado pelo descontrole periódico da ingestão ou por um padrão de consumo de álcool com episódios frequentes de intoxicação e preocupação com o álcool e o seu uso, apesar das consequências adversas desse comportamento para a vida e a saúde do usuário."

    E no mesmo manual consta a forma de prevenção e de tratamento.

    As formas de tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde (2001), são as seguintes:

    • PSICOTERAPIA: o paciente geralmente tem uma relação ambivalente com a terapia e pode perder sessões e apresentar recaídas com a bebida. O terapeuta deve lidar com o abuso do álcool como uma defesa psíquica, estar preparado para ser testado várias vezes e não pode se esconder atrás da falta de motivação do paciente quando as recaídas o ameaçarem.
    • TRATAMENTO FARMACOLÓGICO: tanto os ansiolíticos como os antidepressivos estão indicados no tratamento dos sintomas de ansiedade e depressão de pacientes com transtornos relacionados com o abuso de álcool;
    • GRUPOS DE MÚTUA AJUDA: Alcoólicos Anônimos (AA)/Grupos Anônimos de Familiares de Alcoólicos (Al-Anon) – os AA são agrupamentos voluntários de ajuda mútua de centenas de milhares de pessoas com transtornos relacionados ao álcool.
    • RECURSOS DE CENTROS DE ATENÇÃO DIÁRIA: após uma internação hospitalar em virtude de dependência de álcool, o retorno ao lar e à comunidade, incluindo o trabalho, requer medidas de suporte emocional, orientação e reabilitação psicossocial progressiva que podem ser disponibilizadas por serviços de saúde mental.

    Fonte: Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001. (pag. 177)

    Das alternativas trazidas pela banca, a única que NÃO É UMA FORMA DE TRATAMENTO é o item trazido na letra "b". Afastamento da família.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B