Também acho que a questão gera dúvidas, pois vejam esquema de Chiavenato: DO > DP > T
DO: Programa de Longo Prazo, Abordagem Sistêmica, Mudança Planejada da Organização.
Desenvolvimento de Pessoas: Programas de Médio Prazo, Resultados mediato, Preparação para a Carreira.
Treinamento: Programação de Curto Prazo, Imediatismo nos Resultados, Preparação para o cargo.
"I. Capacitar o pessoal para a execução a longo prazo de várias tarefas inerentes à organização através da transmissão de informações e desenvolvimento de habilidades. (relaciona-se ao conceito de DP)
II. Propiciar oportunidades para o desenvolvimento pessoal constante, tanto em seus cargos atuais como para outras funções futuras (pode induzir ao erro, se o candidato pensar funções como preparação para assumir novo cargo).
III. Mudar a atitude das pessoas, considerando diversas finalidades, tais como: criar um clima mais satisfatório entre os empregados, aumentar a motivação* e tornar os trabalhadores mais receptivos às técnicas de supervisão e gerência. (O treinamento envolve 4 tipos de mudanças de comportamento, uma delas é a mudança de atitudes que segundo Chiavenato consiste em:
"Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente a mudança de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis, conscientização para determinados aspectos do comportamento pessoal, desenvolvimento da sensibilidade (dos gestores ou de pessoas que lidam com o público) quanto aos sentimentos e às reações das outras pessoas. Pode também envolver a aquisição de novos hábitos e atitudes, principalmente em relação a clientes ou usuários."
*OBS.: aqui penso que é preciso ter atenção à interpretação pois, em algumas questões do Cespe, por exemplo, é errada a associação treinamento para aumento de motivação.