• Entrevista de triagem: é mais rápida e superficial; serve para verificar se o candidato dispõe dos requisitos e das qualificações anunciadas pelas técnicas de recrutamento. (letra b)
• Entrevista técnica: é realizada pelo gerente de linha e aborda aspectos técnicos relacionados ao trabalho.
• Entrevista de seleção: é mais profunda e complexa, busca avaliar a qualificação, o potencial e a motivação do candidato para ocupar o cargo.
Com relação às fases de uma entrevista:
1) Preparação: A entrevista não deve ser improvisada. O seu grau de preparação pode variar, mas deve ser suficiente para determinar os objetivos específicos da entrevista, o método de atingir o objetivo e o maior número possível de informações sobre o candidato a ser entrevistado.
2) Ambiente: O ambiente para uma entrevista é de dois tipos: a) físico: o local da entrevista deve ser privado e confortável; b) psicológico: o clima da entrevista deve ser ameno e cordial, deixando os candidatos à vontade.
3) Inicio da Entrevista: Uma introdução é uma fase de apresentações na qual se fala de trivialidades. Os instantes iniciais de uma entrevista são críticos, pois é quando se formam as primeiras impressões. Qualquer que seja seu cargo cumprimente os candidatos com a mesma cortesia e respeito que você gostaria de receber se estivesse do outro lado da mesa. 4) Processamento da Entrevista: é a entrevista propriamente dita. Trata-se da etapa fundamental do processo, em que se obtém a informação desejada por ambos os componentes: o entrevistador e o candidato. Podemos distinguir dois aspectos bastante significativos durante uma entrevista:
• Conteúdo da entrevista: é o conjunto de informações que o candidato fornece a seu respeito, sobre sua formação escolar, experiência profissional, situação familiar, etc.;
• Comportamento do candidato: é a maneira pela qual reage dentro daquela situação, seu comportamento - maneira de pensar, agressividade, postura corporal, o olhar etc.
5) Encerramento: deve ser encerrada de forma educada e sem pressa – mesmo que o candidato não seja adequado. Informe quando você entrará em contato caso seja preciso uma segunda entrevista. Levante-se e acompanhe o candidato até a porta. O que concluir, depende de sua impressão do candidato: rejeitados, com possibilidades e promissores.
6) Avaliação do Candidato: a partir do momento em que o candidato sai da sala, devemos anotar os detalhes da entrevista com uma impressão formada pelos fatos que o candidato apresenta e pelo modo como ele se comporta durante a entrevista. Nunca escreva no currículo do candidato, sempre em uma folha separada.
Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/entrevista-de-selecao/44486