SóProvas


ID
1712437
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que contém a afirmação correta sobre o processo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C


    L9.784 - Art. 63  § 2º O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa
  • Gab. C

    Primeira regra da resolução de questões de concursos: desconfie de termos restritivos como sempre, nunca, em qualquer hipótese. 
  • Letra (c)


    a) e b) L9784 Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.


    c) Certo. L9784, Art. 63  § 2º O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa


    d) L9784, Art. 56,  § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

  • 2ª regra desconfie sempre de poderá e deverá.

  • Apesar da decisão ser antiga, creio ser válida:

     “É hoje entendimento assentado pela doutrina que, também a anulação de ato pela própria administração, sujeita-se ao prazo de cinco anos, sob o nome de prescrição ou preclusão administrativa. Nos casos de revisão de ato administrativo para efeito de anulação de licitação e do contrato firmado, impõe-se assegurar ao vencedor que adjudicou a obra ou serviço o direito de defesa, da forma mais ampla possível” (TJSP – 3a C. Dir. Público – Ap. 50.119-5/2 – Rel. Rui Stoco – j. 21.12.99 – Voto 1.301/99).

  • Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

    Parágrafo único. Havendo justo receio de prejuízo de difícil ou incerta reparação decorrente da execução, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poderá, de ofício ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso.

  • Vejamos as opções propostas pela Banca:

    a) Errado:

    Na verdade, como regra geral, os recursos administrativos não são dotados de efeito suspensivo, salvo disposição legal em contrário, a teor do art. 61 da Lei 9.784/99, litteris:

    "Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo."

    b) Errado:

    A partir dos comentários anteriores, vê-se ser possível a atribuição de efeito suspensivo ao recurso, embora não seja a regra geral.

    c) Certo:

    Esta alternativa tem apoio expresso na regra do art. 63, §2º, da Lei 9.784/99, in verbis:

    "Art. 63 (...)
    § 2o O não conhecimento do recurso não impede a Administração de rever de ofício o ato ilegal, desde que não ocorrida preclusão administrativa."

    d) Errado:

    Ao contrário do aduzido nesta opção, a possibilidade de reconsideração resulta clara do teor do art. 56, §1º, da Lei 9.784/99, a seguir transcrito:

    "Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1o O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior."

    Assim, equivocada esta opção.


    Gabarito do professor: C
  • Questão fácil dessa, larga de falar bobagem

  • São 7 anos de diferença, a antiga informática avançado, hoje (2021) é informática básica.

    Como daqui a alguns anos programação e redes vai ser básico para eles!