-
Hierarquia: decorrente da especialização, é sinônimo de cadeia de comando. Possui
o intuito de dirigir e controlar todas as outras funções para que sejam cumpridas harmoniosamente. Ela divide a organização em camadas ou escalas ou níveis de
autoridade, tendo os superiores autoridade sobre os inferiores. À medida que se
sobe na escala hierárquica, aumenta a autoridade do ocupante do cargo. Assim, o
poder de dirigir desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a
obrigação de obedecer (obviamente, ordens legais)
-
A letra E está errada . Pois quanto maior a amplitude de controle , maior será o achatamento do organograma.
-
O erro da letra E, Quanto MENOR a amplitude de controle, MAIOR será a quantidade de níveis hierárquicos.
http://www.potencial.inf.br/index/amplitude-de-controle-e-niveis-hierarquicos/
-
Estrutura aguda ou alongada: Apresenta pequena amplitude de controle com vários níveis hierárquicos, ou seja, pequeno número de subordinados por gestor.
Estrutura baixa ou achatada: Apresenta grande amplitude de controle com poucos níveis hierárquicos, que implica em elevado número de subordinados por gestor.
-
O erro da letra C é : num mesmo nível todos tem a mesma responsabilidade ,ou seja, o trabalho de todos estão para missao da organizacao.mas em relacao a autoridade pode ser que algum funcionário a tenha mais que outro, por exemplo : supervisor em relacao ao operadores , estando este e aquele no mesmo nivel hierarquico.(operacional)
-
Não compreendi bem o erro da letra C e a explicação que deram acima está mal escrita, não faz sentido. O certo parece exatamente o oposto do que foi explicado.
-
acho que deveria ser anulada, todas contêm erros. A alternativa A não é obrigatório cumprir a ordem, pois se ela for ílicita.
-
Gabarito A
Cadeia de Comando: linha de autoridade formal de uma organização. OK
B) Atividade-fim é a principal atividade de uma empresa. Ex indústria de moveis
Atividade fim : industrializar Ativividade meio : limpeza, vigilância, contabilidade, ...
C) No mesmo nível hierárquico não poderão ter diferentes graus de autoridade - isso é incoerente
D) Amplitude de controle quanto MAIOR amplitude de controle MENOS niveis hierárquicos
-
CADEIA DE COMANDO: ↑ ↓
AMPLITUDE DE COMANDO: ← →
A - GABARITO.
B - ERRADO - ATIVIDADE FIM É O CONJUNTO DE OPERAÇÕES QUE UMA EMPRESA LEVA A EFEITO PARA O DESEMPENHO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS.
C - ERRADO - A REPONSABILIDADE É CONSEQUÊNCIA DA ATRIBUIÇÃO DE AUTORIDADE A DETERMINADA PESSOA. LOGO, TRATANDO-SE DE UMA MESMA AUTORIDADE, NUM MESMO NÍVEL HIERÁRQUICO, A RESPONSABILIDADE SERÁ - CONSEQUENTEMENTE - A MESMA.
D - ERRADO - PARA FICAR MAIS EVIDENTE, QUANTO MAIS SUBORDINADOS UM CHEFE TEM MENOR SERÁ A QUANTIDADE DE AUTORIDADES QUE ESSA ESTRUTURA EXIGIRÁ.
-
Ao falarmos de cadeia de comando estamos nos referindo a linha de autoridade formal em uma organização, ou seja, ao poder de dirigir que desce de cada nível para o imediatamente inferior, que tem a obrigação de obedecer.
Fiquei na dúvida e não marquei a letra A....rs
-
“Cadeia de comando, também conhecida como cadeia escalar, é a linha de autoridade formal em uma organização. Em geral, ela pode ser observada no organograma da organização, o qual identifica os papéis de cada indivíduo e quem deve responder a quem dentro da estrutura organizacional. Dessa forma, a cadeia de comando é a definição formal do sentido da comunicação dentro da organização, e da responsabilidade de cada indivíduo que faz parte dela.”
-
A C também está correta! Vejamos o que ela diz: "Em uma dada organização, dependendo do cargo, teremos diferentes graus de responsabilidade e autoridade, ainda que todos eles estejam no mesmo nível hierárquico."
Isso ocorre sim. Inclusive presenciei isso quando trabalhei no IBGE. Dois amigos ocupavam o cargo de Técnico em informações geográficas e estatísticas, ou seja, mesmo nível hierárquico. Porém, um era supervisor de pesquisas e o outro não. Portanto, diferentes graus de responsabilidade e autoridade. Mas enfim, as vezes impera a posição de autores que diverge da realidade.