SóProvas


ID
171406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, assinale a opção correta com relação às penalidades disciplinares.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. O servidor público será punido com a demissão.

    B) ERRADA. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

    C) ERRADA. Será punido com suspensão de até 15 dias.

    D) ERRADA. Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    E) CORRETA. Está de acordo com o artigo 132, inciso V, da Lei.

  • a) Errado. Art. 117. Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos: XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117. b) Errado. Art. 131. As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo ecercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. Parágrafo único. O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos. c) Errado. Art. 130. § 1º Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação. d) Errado. Art. 130. § 2º Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço. e) Correto. Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos: V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;
  • Gostaria de saber o que significa incontinência pública?

     

    Vida devassa, irregular, desregrada, perniciosa... Que possa causar a perda da respeitabilidade. Manifestação reprovável, freqüência habitual e constante a ambiente de má-fama, atitudes de desordem em público, modo vulgar de se expressar.

    Está tb ligado ao aspecto sexual, diferindo nisso da conduta escandalosa.

    (fonte:forum.jus)

  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A

    Segundo art. 132, inciso XIII, c/c art. 117, inciso X, ambos da Lei 8.112/1990, participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, sem ser na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, consiste em infração disciplinar apenada com demissão.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos: 
    (...)
    XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

    Art. 117.  Ao servidor é proibido: 
    (...)
    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa B
    Segundo art. 131, parágrafo único, da Lei 8.112/1990, o cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.
    Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar. 
    Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa C
    A alternativa contraria o disposto no art. 130, § 1º, da Lei 8.112/1990. O servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, se sujeita a pena de suspensão.
    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
    § 1o  Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa D

    O art. 130, § 2º, da Lei 8.112/1990 permite conversão da penalidade de suspensão em multa.
    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.
    (...)
    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Alternativa E

    A incontinência e a conduta escandalosa, na repartição, de fato, ensejam aplicação de pena de demissão, conforme previsão do art. 132, inciso V, da Lei 8.112/1990.
    Art. 132.  A demissão será aplicada nos seguintes casos: 
    (...)
    V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;
    Portanto, a alternativa está correta.

    RESPOSTA: E
  •  

    É vedada à administração pública converter QUALQUER penalidade disciplinar em multa.

    O art. 130, § 2º, da Lei 8.112/1990 permite conversão da penalidade de suspensão em multa.

    § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    Portanto, a alternativa está incorreta.

    Entendo que a alternativa "E" esteja correta, porém, a alternativa "D" também considerei correta pelo fato de ter sido mencionado a palavra "qualquer". Por exemplo: a penalidade de demissão pode ser convertida em multa? Me corrijam se eu estiver errada.

  • A) Se determinado servidor público participar de gerência ou administração de sociedade privada, sem ser na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, a administração deverá aplicar a penalidade de advertência por escrito.

    DEMISSÃO.

    B) Caso servidor seja suspenso de suas atividades e posteriormente consiga cancelar essa penalidade, o cancelamento deverá surtir efeitos retroativos.

    O CANCELAMENTO NO REGISTRO DE ADVERTÊNCIA (3 ANOS) OU SUSPENSÃO (5 ANOS) NÃO TEM EFEITOS RETROATIVOS.

    C) Quando servidor público federal recusar-se a se submeter à inspeção médica determinada por autoridade competente, sua recusa fará com que seja demitido do serviço público.

    SUSPENSÃO ATÉ 15 DIAS.

    D) É vedada à administração pública converter qualquer penalidade disciplinar em multa.

    NO "INTERESSE DA ADM. PÚB" PODE A PENA DE SUSPENSÃO SER CONVERTIDA EM MULTA DE 50% DIANTE DO VENCIMENTO OU REMUNERAÇÃO DO SERVIDOR.