SóProvas


ID
1714228
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Essa questão deve ser respondida a partir da leitura do texto a seguir.
Entrevista com Maria Egler Mantoan
    O que é inclusão?
    É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
    Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.
    Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores?
    A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.
    A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.
    Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação.
(Extraído de www.revistaescola.abril.com.br)

“A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.
A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade”.
Nesse segmento do texto, assinale o termo sublinhado que é substituído de forma inconveniente.

Alternativas
Comentários
  • Se eu não estiver enganada, o sentido atribuído à "da diferença" é em relação ao seu outro significado:

    Diferença

    Significado de Diferenças Por Dicionário inFormal (SP) em 20-05-2014.

    Diversidades, desproporções, disparidades

    Apesar de todas as nossas diferenças estamos juntos há vários anos e está dando certo.


  • não entendi 

  • viver a experiência da diferença: A diferença social já existe e é vivenciada. O núcleo da ideia é a diferença.


    viver a experiência diferente. aqui o núcleo da ideia é a experiencia, a qual é diferente das de mais.

  • Viver a experiência da diferença = Viver a experiência da diversidade (o estudante terá contato com alunos que têm deficiência física, ou comprometimento mental, ou são superdotados)

    Viver a experiência diferente = viver outra experiência.

  • A Banca deixa em negrito e sublinhado o seu comando: no contexto apresentado, uma experiência "diferente" tem realmente uma conotação inconveniente: dizer que estar ao lado dos excluídos é viver uma experiência diferente, de certa forma, corrobora a exclusão, pois adjetiva os excluídos de "diferentes".  Essa questão  trata basicamente da diferença de sentido entre substantivo e adjetivo.

  • não entendi. a banca não queria tipo sinônimos?

  • dei mole nessa

  • Não é uma questão sobre sinônimos e sim de semântica. O enunciado pede para SUBSTITUIR e ver qual se torna inconveniente.

  • Parcial é 'parte' de algo, não necessariamente a metade. 

  • entendi gente, mas e a C, não entendi pq ela ta errada, pensei q socialmente era diferente de pela classes sociais

     

     

  • A letra B,C e são "inconvenientes".

    Laís Alexandra, não é a alternativa que está errada, errada é a FGV, como sempre.

     a) Do lado de fora = externa - Ok. Não necessita de comentários.

     b) Da diferença = diferente - Gabarito. Pelo contexto, viver com a diferença, nada tem a ver com simplesmente "diferente".

     c) Pela classe social = socialmente - Classe social não é socialmente, por favor né. "São discriminados pela deficiência, socialmente" Hã ? Socialmente é o agente causador da dismininação ?

     d)Na sociedade = social - Espaço na sociedade x Espaço social. Espaço social não quer dizer, necessariamente, que é na sociedade propriamente dita. Sociedade é um agrupamento de pessoas, social é a relação entre eles, não são sinônimos, nem ao menos sementicamente parecidos.

     e)Pela metade = parcial - Pode ser pela metade, sim. Por mais que existam outros significados, pelo contexto, não estaria incorreta a substituição.

    "não se pode isolar frase alguma do texto e tentar conferir-lhe o significado que se deseja.” 

  • Substituido pela "C" ocorre a perca de paralelismo, não?
  • Essa com certeza foi no "a menos errada"

  • na hora da prova dessa banca a sorte vale mais que o estudo! essa é a verdade.

  • mas trocar parcial por metade não achei tão inconveniente.

    pois metade é parcial .

    vejamos:

    nem todo parcial é metade, mas toda metade é parcial

    obs: só me liguei depois de errar né...kkk

    marquei a letra E.

  • O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença.

    -> o grande ganho não é viver somente uma experiência diferente, mas única

  • A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, socialmente ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade

    ->difícil engolir essa!

  • Complementando o comentário do pessoal....

    Uma dica: veja se a preposiçao esta acompanhada de artigo, caso esteja o sentido muda totalmente, pois a palavra esta sendo substantivada pelo artigo definido ou indefinido, no caso da questao: experiência da [DE + A] diferença.

    GABARITO: LETRA B

  • Da diferença e diferente são duas coisas totalmente DIFERENTES kkkkkkk! Foi mal... mais isso veio na minha cabeça na hora q tava lendo