SóProvas


ID
171445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que concerne à administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta : Letra A)

    Conforme art 37 & 6

    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado

    prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus

    agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito

    de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.

  • correta a questão..

    nesta hipótese não interessa o tipo de regime juridico da pessoa .

     

    mas cuidado.

    se a PJ DE DIR. PRIVADO exercer atividade economica ao invés de prestar serviço público a resposta seria INCORRETA

  • Não sei se foi, mas esta questão deveria ser anulada.

    Como já foi dito, as sociedades de economia mista com pers. jurídica de dir. privado com atividade de exploração econômica não seguem essa regra do direito civil.

  • Caro Lucas a questão fala em pessoa jurídica de direito privado que presta serviço público, ou seja, nesse caso não há que se falar em atividade economica, portanto respondem as soc de economia mistas e empresas públicas que prestam serviços públicos respondem pelos danos causados por seus agentes.

  • Comentando a letra "C":  Incorreta.

    Art. 37, XVI, c da CF:
    Art. 37........... 
    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observando em qualquer caso o disposto no inciso XI:

    ......
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde. com profissões regulamentadas.

    Médico e enfermeiro - profissionais da área da saúde. Ambas as profissões são regulamentadas:
    A de médico pela Lei 3.268/57
    A de enfermeiro pela Lei 7.498/86


  • Comentando a letra "d":    Incorreta

    As vedações e exceções do art. 37 e  inc. XVI e XVII da CF, aplicam-se até entre regimes jurídicos diferentes.

    A Defensoria Pública da União faz parte do Poder Executivo e está subordinada ao Ministério da Justiça, não possuindo autonomia administrativa e nem orçamentária.
    Tramita na Câmara do Deputados a PEC 358/2005 (já aprovada pelo Senado), sem data (não tenho certeza) para votação em plenário. Ela preve autonomia administrativa, financeira e orçamentária para a DPU.

    O Banco do Brasil é uma Sociedade de Economia Mista.


     

  • Questão sem maiores meandros, mas vejam o item C, que embora possível, na prática não faria o menor sentido. Qual o médico que vai acumular seu cargo a um de enfermeiro (com todo respeito aos enfermeiros)? É o mesmo que esperar que um Juiz acumule seu cargo com um de Analista Judiciário, FAIL.
  • Segue análise de cada alternativa.

    Alternativa A
    A redação da alternativa corresponde à regra contida no art. 37, § 6º, da CF/88.
    Art. 37 (...)
    § 6º As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.
    Portanto, está correta a alternativa.

    Alternativa B
    A CF/88 admite o acesso de estrangeiros a funções públicas na forma da lei (art. 37, inciso I, da CF/88).
    Art. 37. (...)
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei.
    Alternativa C
    Como exceção à regra que veda acúmulo de cargos públicos, a Constituição permite o exercício de dois cargos ou empregos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas (art. 37, inciso XVI, alínea c).
    Art. 37 (...)
    XVI - é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI:
    a) a de dois cargos de professor;
    b) a de um cargo de professor com outro técnico ou científico;
    c) a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;
    Segundo informações extraídas do site do Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão de médico é regulamentada pela Lei 3.268/1957 (Dispõe sobre os Conselhos de Medicina, e dá outras providências), Decreto 44.045/1958 (Aprova o regulamento do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina a que se refere a Lei 3.268/1957) e Lei 6.932/1981 (Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências). O exercício da enfermagem, por sua vez, está regulamentado na Lei 5.905/1973 (Dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem e dá outras providências), na Lei 7.498/1986 (Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências) e no Decreto 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498/86 (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamenta....). 
    Portanto, a alternativa está incorreta. É possível cumular cargos de médico e enfermeiro, pois são provativos de profissionais da saúde com profissões regulamentadas. 

    Alternativa D
    Segundo a regra do art. 37, XVII, da CF/88 "a proibição de acumular estende-se a empregos e funções e abrange autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público". Desse modo, um ocupante do cargo de analista da DPU (órgão público) não pode acumular o emprego público de técnico bancário do Banco do Brasil (Sociedade de Economia Mista). Portanto, está incorreta a alternativa.
    Alternativa E
    A DPU não tem autonomia para fixar no regulamento interno a regra descrita na alternativa. Segundo o art. 37, V, da CF/88 as funções de confiança devem ser exercidas por servidores ocupantes de cargo efetivo e se destinam às atribuições de chefia, direção e assessoramento, o que certamente não abrange funções de atendente ao público.
    Art 37 (...)
    V - as funções de confiança, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comissão, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei, destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento;
    Portanto, a alternativa está incorreta.

    RESPOSTA: A

  • B) estrangeiro não pode fazer concurso público; E) A DPU não tem essa autonomia.

  • No que concerne à administração pública, é correto afirmar que: As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado que prestam serviços públicos respondem pelos danos de seus agentes que, nessa condição, causarem prejuízos a terceiros.

  • Essa questão deveria estar na parte que trata sobre a RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO e não aqui.