-
Não seria a estrutura organizacional de uma organização?
-
De acordo com o Guia PMBOK, temos, basicamente, três tipos de estruturas organizacionais dentro de uma empresa: a funcional, a matricial (dividida em fraca, balanceada e forte) e por projetos.
Estrutura funcional: divisão de áreas dentro de uma empresa por especialização, ou seja, funcionários que cuidam de pessoas estarão alocadas no setor de RH, outras que lidam com o faturamento e finanças estarão alocadas na área do Financeiro e assim por diante. Cada um dos funcionários destas áreas são subordinadas diretamente aos chefes destas respectivas áreas.
Na estrutura projetizada temos equipes que são reunidas por projeto. Não temos aqui mais a ideia de gerentes funcionais ou pessoas alocadas por especialização e sim pessoas alocadas por projeto e subordinadas ao gerente responsável para um determinado projeto.
Na estrutura matricial, temos um meio-termo entre a organização do tipo funcional e projetizada. Podemos dizer que o objetivo de estruturas deste tipo é reunir o melhor dos dois mundos. O grau de autoridade dos gerentes e os recursos alocados nos projetos vai aumentando conforme o tipo de estrutura matricial, sendo elas fraca, balanceada e forte.
-
Segundo o PMBOK, 5ª Ed., A estrutura organizacional é um fator ambiental da empresa que pode afetar a disponibilidade dos recursos e influenciar a forma como os projetos são conduzidos. As estruturas organizacionais variam de funcionais a projetizadas, com uma variedade de estruturas matriciais entre elas.
-
Características exclusivas de cada tipo de estrutura organizacional (PMBOK)
Funcional: autoridade do gerente de projetos é pouca/nenhuma. Quem gerencia é o gerente funcional.
Matriz fraca: autoridade do gerente de projetos é baixa. Quem gerencia é o gerente funcional.
Matriz média ou matriz por matricial: autoridade do gerente de projetos é baixa/moderada. Responsabilidade mista (ger. funcional/ger. de projeto)
Matriz forte: autoridade do gerente de projetos é moderada/alta. Quem gerencia é o gerente de projeto.
Projetizada: autoridade do gerente de projetos é alta a quase total. Quem gerencia é o gerente de projeto.
Da fraca para baixo a dedicação do gerente de projetos e da equipe é parcial.
Na média a dedicação do gerente de projetos é integral, da equipe parcial.
Da forte para cima a dedicação do gerente de projetos e da equipe é integral.
Fonte: PMBOK 5ª ed, Tabela 2-1. Influência das estruturas organizacionais nos projetos, pág. 21
-
Tempo de dedicação integral do gerente de projeto na matricial forte não anularia a questão?