SóProvas


ID
1715527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere à constituição do crédito tributário e à sua impugnação administrativa, assinale a opção correta de acordo com o CTRMS/2006.

Alternativas
Comentários
  • e) CORRETA:

    CTRMS/2006 

    DA FORMALIZAÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO

    Art. 283. A exigência de crédito tributário será formalizada em declaração tributária, Notificação de Lançamento, notificação fiscal de lançamento ou em auto de infração, de acordo com a legislação de cada tributo.

    Art. 283-A. Os créditos tributários informados pelo sujeito passivo por meio de declaração, não pagos ou pagos a menor, apurados pela Administração Tributária, serão enviados para inscrição em dívida ativa do Município com os acréscimos legais devidos, na forma do Regulamento.


  • Quanto ao item C: Lei 6.830, Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de mandado de segurança, ação de repetição do indébito ou ação anulatória do ato declarativo da dívida, esta precedida do depósito preparatório do valor do débito, monetariamente corrigido e acrescido dos juros e multa de mora e demais encargos.

            Parágrafo Único - A propositura, pelo contribuinte, da ação prevista neste artigo importa em renúncia ao poder de recorrer na esfera administrativa e desistência do recurso acaso interposto.

  • letra a? se alguem puder explicar 

  • Thaysa Bm, acho que não faz sentido ser estipulado prazo para pedido de reconsideração em razão de denegação por perda de prazo, sobretudo por ser mencionado um "amplo juízo de reconsideração ". Ao menos esse foi o meu raciocínio.

  • O procedimento de lançamento pode ser dividido em 2 fases: 1)a oficiosa que se encerra com a NOTIFICAÇÃO; 2)a contenciosa que se encerra com a impugnação por parte do sujeito passivo.( Ricardo Alexandre)

    O lançamento pode ser provisório( quando foi feita a notificação,mas o sujeito passivo ainda não impugnou o lançamento),ou lançamento poderá ser definitivo( após a impugnação feita pelo sujeito passivo não ter sido admitida pela autoridade julgadora),caso a impugnação tenha sido procedente haverá a anulação/alteração do lançamento.