SóProvas


ID
1715710
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

   O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo.Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.

OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a


Alternativas
Comentários
  •   A questão requer do aluno interpretação do texto e um conhecimento básico sobre o socialismo. No trecho em destaque, o autor afirma que o mercado é o principal articulador do atual modelo econômico chinês. Entretanto, ele não pode ser visto como algo neutro, conforme o governo chinês tende a defender. O mercado é um instrumento do capitalismo e, por isso, afeta o socialismo defendido pela China. Uma das características fundamentais do socialismo que está sendo modificada é  a extinção gradual das classes sociais. Ao contrário, conforme mencionado pelo autor, o uso do mercado pela China está causando uma maior polarização da sociedade, ou seja, reforçando a diferença entre ricos e pobres.

         Diante do exposto, a resposta correta é a letra E.

  • O texto mostra que o socialismo de mercado na China está levando a uma polarização da sociedade, ou seja, divisão em classes sociais, o que é característico do capitalismo. Assim, o modelo socialista chinês não se importa com a extinção gradual das classes sociais, como se poderia esperar de um socialismo. Pelo texto, o socialismo chinês é um instrumento do capitalismo, com suas classes sociais. 

  • Conforme mencionado pelo autor, o uso do mercado pela China está causando uma maior polarização da sociedade, ou seja, reforçando a diferença entre ricos e pobres.

     

    FONTE: PROFESSOR DO CURSO.

  • GABARITO ( E )

     

    A palavra chave para resolver a questão esta na ultima linha do texto.

     

    Polarização = concentração em extremos opostos (de grupos, interesses, atividades etc...)

    Eis ai a caracteristica do socialismo a qual o modelo chines se contrapôe.

     

     

  • O socilialismo, em teoria, tem o objetivo de acabar gradativamente com as classes sociais, no entando, devido as atividades econônimcas na China, está ocorrendo uma divisão de classes entre ricos e pobres.

  • O socialismo prega a extição das classes sociais, em prática todos têm igualdade de pobreza e o chefe de Estado detém o monopólio do poder. A China tendo sua economia mundial de livre mercado se opõe ao socialismo no sentido de que o capitalismo não distribui renda, apenas é produto de uma livre troca de mercadoria. 

  • Extinção de Classes Sociais é uma utopia

  • eu conto ou cês contam?

  • Triste, mas sabe quando numa questão que você marca que extinção de classes deu certo? Quando você erra.

  • "Não há doutrinação" ok!

  • Letra E

    Embora proponha uma ditadura do proletariado, a revolução socialista transformaria a sociedade de forma a extinguir gradualmente as classes sociais. No entanto, a manutenção de práticas capitalistas no país mantém uma sociedade marcada pela existência dessas mesmas classes.

  • quem tá falando em doutrinação não entendeu o que a questão realmente pede

  • China: capitalismo para mim, socialismo para você.