SóProvas


ID
1715743
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

Alternativas
Comentários
  •   Uma das principais demandas da Revolução de 1930 era a moralização do sistema eleitoral, marcado pelas fraudes sistemáticas na República Velha. Nesse sentido, um dos primeiros atos do governo provisório foi a criação de uma comissão de reforma da legislação eleitoral, cujo trabalho resultou no primeiro Código Eleitoral do Brasil.

       O Código de 1932 trazia a criação de um órgão regulador eleitoral: a Justiça Eleitoral. Esta passou a ser responsável por todos os processos eleitorais como alistamento, apuração dos votos, reconhecimento e proclamação dos eleitos. Além disso, os pleitos de todo o país foram regulados no âmbito federal, estadual e municipal. Dessa forma, a Justiça Eleitoral foi uma importante instituição para combater os resquícios do período oligárquico.

     A resposta correta é a letra B.

  • Se a justiça encontra-se imune à influência dos mandatários, como o trecho cita, logo, o regime democrático conseguiu combater as fraudes. 

    Letra "b".

  • Descordo do gabarito. Até hj existem fraudes, quase ia na B mas lembrei das fraudes que existem. É cada uma viu.

  • E marcaria a B, só errei pois até hj a justça eleitoral não combateu nenhuma fraude,essa questão foi uma boa pegadinha kkkk

  • a era vargas inicia com a revolução de 30

    o periodo que atencede a revolucão é a republica velha, caracterizada por fraudes eleitorais constantes, voto de cabresto e ministerio de verificação dos poderes que diplomava candidatos nas eleições alegando presença ou ausencia de fraude nos processoas eleitorais

    por tanto podemos concluir que com o fim da republica velha por diversos fatores que levaram a reolução de 30, um desses seria a mudança do cenario eleitoral no pais, naquela epoca marcado por eleiçoes em sua maioria fraudulentas

     

  • "Combater" não significa solucionar e na política pode ser entendido como "tentar barrar, impedir"

  • algumas pessoas hesitaram de marcar a B pois hoje ainda observamos que há fraudes nas eleições. entretanto, sempre que aparecer uma questão envolvendo um contexto histórico (no caso o da revolução de 30, contexto do início do governo de Vargas) deve-se analisar SOB AQUELE CONTEXTO, e só fazer uma análise com o atual CASO a questão pedir. o comando é "Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:" ou seja, qual foi o papel da instituição em questão [Justiça Eleitoral] NAQUELE CONTEXTO? e justamente: sabendo que um fato antecessor foi o da república oligárquica, com fraudes e etc, o objetivo dessa instituição foi justamente combater tais fraudes

  • Letra B

    1932 - governo de Getúlio Vargas

    um dos objetivos da JUSTIÇA eleitoral era justamente combater as fraudes eleitorais. Algo que acontecia muito nas eleições antes de 1930 com o voto de cabresto, voto aberto - Getúlio Vargas acabou com isso.

  • imagina o aluno apoiador do atual governo tendo que responder essas questões.... kk