SóProvas


ID
1715749
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Bandeira do Brasil, és hoje a única. Hasteada a esta hora em todo o território nacional, única e só, não há lugar no coração do Brasil para outras flâmulas, outras bandeiras, outros símbolos. Os brasileiros se reuniram em torno do Brasil e decretaram desta vez com determinação de não consentir que a discórdia volte novamente a dividi-lo!

Discurso do Ministro da Justiça Francisco Campos na cerimônia da festa da bandeira, em novembro de 1937. Apud OLIVEN, G. R. A parte e o todo: a diversidade cultural do Brasil Nação. Petrópolis: Vozes, 1992.

O discurso proferido em uma celebração em que as bandeiras estaduais eram queimadas diante da bandeira nacional revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à

Alternativas
Comentários
  •  Logo após a implantação do Estado Novo, foi realizada uma cerimônia de queima das bandeiras estaduais. O intuito era celebrar a Festa da Bandeira, assim como homenagear as vítimas da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia é considerada um ato simbólico do enfraquecimento do poder regional e estadual, dando lugar à centralização do poder por meio de práticas políticas autoritárias.

    A resposta correta é a letra C.

  • Refere-se ao período ditatorial estadonovista de Getúlio Vargas no qual rompia-se com o federalismo da constituição de 1934 evidenciando-se o caráter centralizador do governo em questão.

  • Lembrando que o Estado Novo:

    é o momento de perseguição aos eventuais opositores do regime (exemplo: Luiz Carlos Prestes),

    de censura e falta de liberdade de expressão (exemplos: prisões de Monteiro Lobato e Graciliano Ramos),

    autoritarismo justificado por uma constante propaganda do governo (exemplos, A Hora do Brasil, cinejornais, fotos de Vargas estampadas em todas as repartições públicas)

    discurso sedutor de que o Presidente da República (Vargas) era o Pai Protetor e único capaz de liderar a nação ao caminho do progresso (líder infalível, uma versão brasileira do Fuhrer alemão ou do Duce italiano)

    propaganda veiculada nas cartilhas escolares elogiando o Presidente e criando na mente das crianças a necessidade de admirar e louvar o Presidente. 

  • Aos q marcaram a letra E, prestem atenção ao enunciado... "revela o pacto nacional proposto pelo Estado Novo, que se associa à".

    O pacto nacional proposto pelo Estado Novo era autoritário e se encaixa na letra C

  • comentário da professora:

     

    Logo após a implantação do Estado Novo, foi realizada uma cerimônia de queima das bandeiras estaduais. O intuito era celebrar a Festa da Bandeira, assim como homenagear as vítimas da Intentona Comunista de 1935. A cerimônia é considerada um ato simbólico do enfraquecimento do poder regional e estadual, dando lugar à centralização do poder por meio de práticas políticas autoritárias.
    A resposta correta é a letra C.

  • A letra "e" está errada pq os movimentos separatistas são aqueles que desejam a independência de um território.

    Os movimentos separatistas ocorreram durante a época colonial, portanto, antes de 1822. Exemplos: a inconfidência mineira, a conjuração baiana, a Revolução Pernambucana

  • Muitos ,em primeiro momento ,ficaram em duvida entre C e E ,porem o que mata essa duvida estar na associaçao automatica de que o Estado Novo foi um ditadura varguista e ,por conseguinte,evidenciaram no decorrer da Ditadura o autoritarismo

  • Letra C

    Getúlio Vargas simpatizava com o fascismo - ele gostava daquela ideia.

    Ao mandar queimar as bandeiras Estaduais para mostrar que apenas a bandeira nacional devia prevalecer, todo o povo brasileiro seria um so, o Brasil seria único e um so povo. Isso mostrou uma ideia nacionalista, comum entre governos autoritários.

    Por isso ele adotou praticas de politicas autoritárias.

  • "comunistas do ENEM"? hahahaha

    o cérebro do cara tá na Guerra Fria ainda