SóProvas


ID
1715761
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.

MAZRUI, A. “Procurai primeiramente o reino do político...". In: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a “forma de hegemonia" e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:


Alternativas
Comentários
  • Assim como todos os outros países que apoiaram os Aliados, a luta dos povos africanos na 2ª Guerra Mundial era contra a possível vitória do fascismo. Isso porque a hegemonia dessa ideologia os afetaria intimamente, uma vez que o fascismo adotava o racismo e o determinismo biológico como suas bandeiras.

     A resposta correta é a letra C. 


  • C

    Hitler era contra os negros (fator biologico)... A guerra tinha um sentido diferente para a Africa

  • Letra "C" 

    Pois ao se referir a "hegemonia mais perigosa" o autor não se refere ao colonialismo e sim aos regimes fascistas que apresentavam como elemento de dominação racial. O arianismo e a perseguição a negros pelas políticas nazistas são exemplos disso.

  • comentário da professora:

     

    Assim como todos os outros países que apoiaram os Aliados, a luta dos povos africanos na 2ª Guerra Mundial era contra a possível vitória do fascismo. Isso porque a hegemonia dessa ideologia os afetaria intimamente, uma vez que o fascismo adotava o racismo e o determinismo biológico como suas bandeiras.
    A resposta correta é a letra C. 

  • Coloquei à letra C,mas fiquei meio desconfiado já que o regime facista que tinha para si a ideia de determinismo biológico era o da Alemanha,mas o da Itália nao.

     

  • A ideia é: embora a África tivesse que bater de frente com os europeus devido ao imperialismo exercido por esses, o momento era de aliar forças para destruir um inimigo que trazia ainda mais perigo, no caso países com ideologias fascistas, que tinham como base da discriminação as teorias absurdas do determinismo biológico.

    Letra C

    Falo ideologias fascistas pois o nazismo é um tipo de fascismo.

  • O colonialismo/missão civilizadora podia ser relacionado com a 1 guerra, na segunda guerra os africanos tinham um grande problema com os nazistas, pois estes acreditavam na superioridade da raça ariana. Nesse sentido, os africanos eram caçados pelos nazistas. Em relação às alternativas seria mais adequado colocar nazismo ao invés de fascismo.

  • Letra C

    ...mas uma luta contra uma força de hegemonia ainda mais perigosa.

    Uma força mais poderosa que o imperialismo, ou seja, o fascismo pois era a Itália de Mussolini que queria dominar a África, e a Itália era fascista e tinha um enorme determinismo biológico.

    RESUMINDO : A África tinha que se preocupar com o fascismo e seu determinismo biológico.

  • Acertei a questão, mas este comando da questão está péssimo. O candidato no meio de diversas questões pode se enganar!

  • Lembrando que a Itália fascista de Mussolini depreendeu diversas batalhas na África.

  • Letra C

    Durante a Segunda Guerra Mundial, os africanos tiveram que escolher entre dois "demônios": um deles era representado pelos seus exploradores imperialistas europeus e o outro pelo movimento nazi-facista, que prezava pelo determinismo biológico e tinha tendências pela sua dizimação. A escolha em apoiar o primeiro teve como característica a opção pelo "menos pior".

  • DETERMINISMO BIOLÓGICO = crença de que uma raça é superior a outra, conceito largamente utilizado pelos fascistas para justificar a série de extermínios e crimes cometidos no âmbito da segunda guerra.

    Segundo o texto, os africanos tiveram de escolher um dentre os "vários demônios", representados pelo fascismo e pela luta ao lado de seus colonos.Logo, os africanos escolheram a segunda opção não porque eram simpatizantes ao imperialismo, mas sim pois sabiam que a hegemonia imposta pelos fascistas representava maior risco (supremacia branca - ariana)