SóProvas


ID
1715809
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.

WEBER, M. A ciência como vocação. In: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)

Alternativas
Comentários
  •     Max Weber defendia que o mundo pré-moderno era envolto por uma espécie de manto sagrado, com tradições e dogmas religiosos moldando as condutas individuais e sociais. Seria o que no trecho em destaque ele chamou de “forças misteriosas incalculáveis”. Poderia ser entendido, então, como um mundo encantado.

        Com o desenvolvimento tecnológico e científico e com o exacerbamento da lógica capitalista, a racionalização passou a dominar as ações humanas, e o mundo moderno, acabou se tornando “desencantado”, por ter se afastado daquelas crenças tradicionais.

            Diante do exposto, a resposta correta é a letra D.

  • Max Weber defendia que o mundo pré-moderno era envolto por uma espécie de manto sagrado, com tradições e dogmas religiosos moldando as condutas individuais e sociais. Seria o que no trecho em destaque ele chamou de “forças misteriosas incalculáveis”. Poderia ser entendido, então, como um mundo encantado.

        Com o desenvolvimento tecnológico e científico e com o exacerbamento da lógica capitalista, a racionalização passou a dominar as ações humanas, e o mundo moderno, acabou se tornando “desencantado”, por ter se afastado daquelas crenças tradicionais.

  • Para os muitos que marcaram a letra C, releiam o primeiro período do texto: "A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. ". Ou seja, não tem uma relação de emancipação com a racionalização.

    Letra B nem se comenta, é fato que o pensamento mítico não foi e nem será extinto (pelo menos não tão cedo).

  • GABARITO LETRA D

  • Questão difícil, mas muito bem elaborada. Precisa conhecer um pouco de Weber pra responder com facilidade.

  • Letra D

    Max Weber:

    A concepção de Sociedade construída por Weber implica numa separação de esferas - como a econômica, a religiosa, a politica, a jurídica, a social, a cultural - cada uma delas com logicas particulares de funcionamento.

    O conceito de pode é amorfo já que significa a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa Probabilidade.