-
Denomina-se timbre a característica sonora que permite distinguir se sons de mesma frequência foram produzidos por fontes sonoras, sendo possível diferenciá-las. Quando ouve-se uma nota tocada por uma flauta e a mesma nota (uma nota com a mesma altura ) produzida por um piano,
pode-se imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma
frequência, mas com características sonoras distintas. Assim, o que nos
permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental.
-
https://www.youtube.com/watch?v=7eu6mkxQ6jE
-
''A qualidade fisiológica que diferencia sons de mesma altura (frequência) e mesma intensidade é o TIMBRE. O que diferencia é a forma da onda emitida, e essa característica depende exclusivamente da fonte geradora.''
http://viladorenan.blogspot.com.br/2015/10/renan-comenta-enem-2015-fisica.html
gabarito:
d) timbre do som, que faz com que os formatos das ondas de cada instrumento sejam diferentes.
-
Gabarito: letra D
Comentário:
Definição de TIMBRE:
• Qualidade que permite diferenciar duas ondas sonoras de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.
• O timbre está relacionado à forma da onda emitida pelo instrumento.
-
assim como podemos diferenciar duas pessoas que fala a mesma palavra de acordo com o TIMBRE
-
Letra D
Como os dois instrumentos estão emitindo a mesma nota, podemos afirmar que o som tem a mesma frequência. Assim, a característica que diferencia o som de uma flauta e de um piano é formato da onda, tecnicamente chamado de timbre do som.
-
Timbre é a qualidade da onda que permite a diferenciação de duas ou mais ondas de alturas e intensidade iguais através do formato de cada uma dessas ondas. É pelo timbre que é possível diferenciar a flauta e um piano emitindo a mesma nota musical.