SóProvas


ID
1716025
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

  Na exposição “A Artista Está Presente", no MoMA, em Nova Iorque, a performer Marina Abramovic fez uma retrospectiva de sua carreira. No meio desta, protagonizou uma performance marcante. Em 2010, de 14 de março a 31 de maio, seis dias por semana, num total de 736 horas, ela repetia a mesma postura. Sentada numa sala, recebia os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras. Ao redor, o público assistia a essas cenas recorrentes.

ZANIN, L. Marina Abramovic, ou a força do olhar. Disponível em: http://blogs.estadao.com.br. Acesso em: 4 nov. 2013.

O texto apresenta uma obra da artista Marina Abramovic, cuja performance se alinha a tendências contemporâneas e se caracteriza pela


Alternativas
Comentários
  • Letra D- negociação colaborativa de sentidos entre a artista e a pessoa com quem interage.

    "recebia os visitantes, um a um, e trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras..."


  • Sobre a letra E (aproximação entre artista e público, o que rompe com a elitização dessa forma de arte):

     

    Não pode ser a opção E porque a performance acontece no meio do povo mesmo, não há a dita elitização.

  • Caro "BOA VIDA RJ", apesar da alternativa E estar de fato errada, a sua justificativa para tal encontra-se incorreta.

    A alternativa em questão afirma que a "aproximação entre artista e público" é uma das características dessas performances que seguem "tendências contemporâneas", o que, na minha concepção, é verdadeiro. Exemplificando, no Body Art, além da interação "emocional" entre artista, obra de arte e público, há interações físicas.

    Entretanto, essa mesma alternativa, afirma que essas performances ou tendências "rompem com a elitização dessa forma de arte", o que já não é verdade. Prova disso é o espaço de divulgação da obra: MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque).

    Você pode não concordar, e eu até posso estar falando besteira, mas a arte, bem..., algumas formas de arte, ainda são "elitistas". Acho que justamente porque atinge um número muito limitado de pessoas, e sempre da mesma esfera social e econômica.

  • Ainda bem que a prova de linguagens vale no máximo 700 pontos, aí você pode errar essas bizarrices sem se prejudicar e compensar acertando mais em Natureza e Matemática, que são provas lindas, exatas e que permitem apenas um tipo de interpretação.

  • Quase sempre no enem em questões que envolve a arte contemporaneas a resposta vai esta ligada ao grande acervo da posibilidade do fazer artistisco e a interação lúdica entre o observador com a obra.

  • Pense assim, para a performance acontecer a artista deve estar presente, mas o público também é necessário para acontecer a interação (trocava com cada um deles um longo olhar sem palavras)

    negociação colaborativa de sentidos entre a artista e a pessoa com quem interage. Ocorre uma colaboração, de fato, com a artista e a pessoa com quem interage Letra D