SóProvas


ID
1716040
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Exm° Sr. Governador:
Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928.
[...]
ADMINISTRAÇÃO

    Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama.
Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929. GRACILIANO RAMOS

RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962.

O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor 

Alternativas
Comentários
  • Questão idiota para uma prova idiota... Tudo normal!

  • Que ódio dessa questão kkk

  • Gente mas q prova ordinária!!!!!

    Gabaribo: E

  • não vi forte carga emocional no trecho ...mas se o enem viu então tá ok 

  • Porra INEP, quer me fuder me beija. 

  • Gente, eé só ir por eliminação...

    A) o genero relatorio emprega sinais de pontuação em excesso? não

    B) há termos em desuso? não

    C) está em primeira pessoa? não

    D) há termos tecnicos? não exatamente

    E) a subjetividade está no trecho " todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha - um telegrama; porque se deitou pedra na rua - um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama."

  • Já até me acostumei que o inep não quer testar os conhecimentos, mas saber se você ta preparado pra não cair em pegadinha.

  • Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame

    Não tem nada aí que caiu em desuso no português? Tipo matutos? Isso que me deixou na dúvida

    Além de que não vi nada muito emotivo na fala do prefeito

  • Clássica questão do ENEM, onde é difícil interpretar oq a alternativa correta diz, mas é preciso ter em mente que textos oficiais geralmente não carregam opinião pessoal (às vezes, podem apresentar opinião de um grupo ou de um partido, por exemplo). Lendo o texto, dá pra perceber q o autor acha desnecessário o controle excessivo (já expressa subjetividade/emoção de quem escreve por ser um posicionamento), já que tudo é noticiado por telegramas e pra isso ele vai usando exemplos de modo informal (convenhamos que não é tão apropriado escrever esses exemplos num texto oficial, ainda mas o "porque o deputado F. esticou a canela - um telegrama."