SóProvas


ID
1716565
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara Municipal de Itatiba - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analisando determinados comportamentos de um indivíduo que lidera um grupo de pessoas, percebe-se que ele tem uma grande capacidade de motivar seus subordinados a superar seus próprios desempenhos, de forma natural.

Pode-se afirmar que está-se diante de uma liderança

Alternativas
Comentários
  • Maximiano (2008) um líder é carismático quando oferece recompensas de
    conteúdo moral e tem seguidores fiéis. O líder carismático faz seus seguidores
    superarem seus próprios interesses para realizar a missão.
    Max Weber, ao teorizar sobre as formas de dominação, ressalta que a
    dominação carismática é instável, pois só tem efeitos enquanto os seguidores
    acreditam nas qualidades extraordinárias do líder.

    Ponto dos Concursos, 2016. Professor Marcelo Camacho. 

  • A liderança carismática é aquela que inspira em seus liderados a confiança, aceitação incondicional, obediência espontânea e envolvimento emocional. O líder é carismático quando oferece recompensas de conteúdo moral e tem seguidores fiéis.

    A liderança adaptativa é a liderança situacional ou contingencial, que se ajusta à situação, variando os requisitos de liderança de acordo com o contexto.

    A liderança burocrática se funda nas regras, recorrendo às normas como forma de coerção para o cumprimento das diretrizes.

    A liderança autocrática centraliza a autoridade e as decisões e espera obediência cega dos subordinados. Os subordinados apresentam mais sinais de tensão, frustração e agressividade.

    Gab: B

  • Liderança simbólica: Esse tipo de liderança está ligado à consolidação dos valores que definem a identidade de uma empresa, envolvendo suas crenças, seus símbolos, comportamentos dos seus colaboradores, entre outros aspectos pertinentes a cultura organizacional, que deverá ser fortalecida e consolidada, apresentando características como: inovação, assunção de riscos, atenção aos detalhes, agressividade, estabilidade e orientação para os resultados, pessoas e equipe, tornando a liderança simbólica o principal fator para estabelecimento dessa cultura, o que diferencia uma organização da outra.

    Liderança orientada para tarefa: A liderança orientada para a tarefa está ligada ao modelo autocrático de uso da autoridade. Nesse caso, o líder se preocupa muito mais com as tarefas do que com as pessoas que a executam. Seu foco está no trabalho e, a ênfase, na otimização de recursos, no cumprimento dos prazos, no atingimento das metas, e na designação de tarefas para pessoas específicas. “Outros comportamentos do líder orientado para a tarefa podem ser classificados como: autocrático, diretivo e socialmente distante”.

    Liderança orientada para as pessoas: A liderança orientada para as pessoas está ligada ao modelo democrático de uso da autoridade. O líder tem uma maior preocupação com o clima organizacional, que é a medida do sentimento das pessoas em relação à empresa e a seus administradores, podendo apresentar três características: satisfação, insatisfação e indiferença. Essa liderança acredita na importância das pessoas sentirem-se confortáveis e o líder incentiva à prática do trabalho em equipe, enfatizando as relações humanas, ouvindo e se mostrando interessado pelo liderado, apoiando-os de maneira amigável.

    Liderança carismática: Carisma é um atributo do líder que inspira, transforma e revoluciona. Geralmente, quando um líder tem carisma, seus liderados confiam em suas crenças a ponto de as adotarem, obedecem aos direcionamentos do líder sem questionamentos e se inspiram pela sua história de sucesso. Essa influência contribui para o envolvimento emocional com a missão da organização.

    Liderança transformacional/empreendedora: Esse conceito ainda é novo, mas o foco aqui é a capacidade de inovação e visão de futuro que alguns líderes possuem para modelar as organizações, gerindo de forma estratégica e desenvolvendo os recursos humanos a fim de garantir consistência nos momentos de mudança e desenvolvimento. Esse tipo de liderança se assemelha a liderança carismática na perspectiva de assumir uma maior atenção no futuro, uma vez que esses líderes transformam a cultura organizacional