SóProvas


ID
1719217
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente características dos princípios de contabilidade sob a perspectiva do setor público, de acordo com Lino Martins (2011).

Alternativas
Comentários
  • gabarito: c

    O erro da alternativa b está em " períodos que ocorrer o recebimento", pois este princípio estabelece que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

    Na alternativa d, o Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    A alternativa e, afirma que uma vez integrado ao patrimônio, os componentes não podem sofrer qualquer tipo de variação, e este princípio diz que: "Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: Custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.

  • O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

    Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

  • Vou comentar item por item, fundamentado na Resolução CFC nº. 750/93, com a nova redação da Resolução CFC Nº 1.111/2007.

    a) ERRADO. O art. 5º da Resolução diz assim:
    § 1º A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor de vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.
    Perspectivas do Setor Público
    No âmbito da entidade pública, a continuidade está vinculada ao estrito cumprimento da destinação social do seu patrimônio, ou seja, a continuidade da entidade se dá enquanto perdurar sua finalidade. 
    b) ERRADO. Justamente o contrário, conforme o art. 9º:
    “Art. 9º As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.

    Perspectivas do Setor Público
    O Princípio da Competência é aquele que reconhece as transações e os eventos na ocorrência dos respectivos fatos geradores, independentemente do seu pagamento ou recebimento, aplicando-se integralmente ao Setor Público.
    c) CERTO. A primeira parte é a literalidade do que está na resolução CFC, quanto às perspectivas do setor público. A segunda parte está de acordo com o que leciona o Professor Lino Martins, citado no comando da questão.

    d) ERRADO. De acordo com o art. 10 da resolução CFC:
    "O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
    e) ERRADO. Óbvio que não. As reavaliações e a depreciação são exemplos de situações que fazer o valor patrimonial variar. Segundo o art. 7º da resolução CFC:
    "Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da Entidade."
    Gabarito: Item C.
  • A) O Princípio da Continuidade não tem relação direta com o valor econômico dos ativos, embora tenha implicações com a continuidade da entidade estatal e com a avaliação das mutações patrimoniais quantitativas e qualitativas.

    B)O Princípio da Competência determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos em que ocorrer o recebimento ou o pagamento.

    C)O Princípio da Entidade se afirma, para o ente público, pela autonomia e responsabilização do patrimônio a ele pertencente. Na entidade pública, a caracterização da entidade está apoiada no poder constituinte originário, que estabelece a forma de organização do Estado.

    D)O Princípio da Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do Balanço Patrimonial, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

    E)O Princípio do Registro pelo valor original determina que, uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais não podem sofrer qualquer tipo de variação.