SóProvas


ID
1719388
Banca
CONESUL
Órgão
TRE-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta, quanto à classificação dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • " Para esses autores, serviços públicos próprios são aqueles que, atendendo a necessidades coletivas, o Estado assume como seus e os executa diretamente (por meio de seus agentes) ou indiretamente (por meio de concessionário e permissionários) . E serviços públicos impróprios são os que, embora atendendo também a necessidades coletivas, como os anteriores, não são assumidos nem executados pelo Estado, seja direta ou indiretamente, mas apenas por ele autorizados, regulamentados e fiscalizados; eles correspondem a atividades priva­ das e recebem impropriamente o nome de serviços públicos, porque atendem a necessidades de interesse geral; vale dizer que, por serem atividades privadas, são exercidas por particulares, mas, por atenderem a necessidades coletivas, dependem de autorização do Poder Público, sendo por ele regulamentadas e fiscalizadas; ou seja, estão sujeitas a maior ingerência do poder d o polícia do Estado." (Direito Administrativo - Maria Sylvia Zanella Di Pietro)

  • a)CORRETA:Serviços públicos impróprios são os que não são assumidos nem executados pelo Estado, (seja direta ou indiretamente??), mas apenas por ele autorizados, regulamentados e fiscalizados.CONSIDERO ERRADA

    b)CORRETA:Quanto à maneira como concorrem para satisfazer ao interesse geral, os serviços podem ser uti singuli e uti universi.

    c)CORRETA:Quanto ao objeto, os serviços públicos podem ser administrativos, comerciais ou industriais e sociais.

    d)ERRADA:Serviços públicos próprios são os que a Administração Pública executa para atender às suas necessidades internas.

    Serviços próprios do Estado - são aqueles que se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público (Ex.: segurança, polícia, higiene e saúde públicas etc.) e para a execução dos quais a Administração usa da sua supremacia sobre os administrados. Não podem ser delegados a particulares.

    Serviços impróprios do Estado - são os que não afetam substancialmente as necessidades da comunidade, mas satisfazem interesses comuns de seus membros, e, por isso, a Administração os presta remuneradamente, por seus órgãos ou entidades descentralizadas (Ex.: autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações governamentais), ou delega sua prestação.

     

  • Acredito que a questão tem mais de um gabarito, pois, quando ele pede a incorreta e na alternativa "E", diz que todas estão incorretas, sendo que a, "A", "B" e "C", estão corretas, torna a alternativa errada.

  • Numa outra classificação de serviços públicos:

    Próprios e Impróprios do Estado => quanto à ADEQUAÇÃO ou chamado, quanto à NATUREZA

    Públicos e de utilidade pública. -> quanto à ESSENCIALIDADE

    Administrativos e industriais  -> quanto à FINALIDADE

    Uti universi e uti singuli -> quanto aos DESTINATÁRIOS

  • Essa da letra "E" ta errada tb... a banca "se escorregou" em casca de banana...rssssssssss, ou seja, 02 questões plausiveis no gabarito!!! Só por Deus e nem foi cancelada a questão??????????? Concorda??? Abçs Netto.