-
Gabarito E) robbins
Recompensa contingente:
negocia a troca de recompensas por
esforço, promete recompensas pelo
bom desempenho, reconhece as
conquistas.
-
Vejamos, por meio de questões anteriores, algumas abordagens emergentes da liderança:
- LIDERANÇA CARISMÁTICA: (Cespe/Abin/2010) A liderança carismática é exercida mediante apresentação de meta idealizada, compromisso com essa meta, assertividade e autoconfiança na relação com subordinados.
- LIDERANÇA TRANSACIONAL: (FCC/TRT 4ª Região/ 2013) A liderança transacional refere-se às trocas diárias que ocorrem entre líderes e subordinados, ao desempenharem rotineiramente suas funções.
- LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL: (Consulplan/TSE/2012) A liderança transformacional é compreendida como um processo de influenciar mudanças relevantes nas atitudes e no comportamento dos colaboradores, criando um compromisso com a missão e os objetivos da organização.
GABARITO: E
Fonte: Ribas e Salim - Gestão de Pessoas para concursos
-
Letra A)Errada. Lideranças centradas nas TAREFFAS definem claramente os padrões de trabalho de cada colaborador.
Letra B)Errada. Lideranças Visionárias fundamentam-se em uma visão positiva de futuro do líder, que envolve-se no projeto, conduz, motiva e capitaneia seus liderados a essa situaçao desejada.
Letra C)Errada. Lideranças centradas nas tarefas geram, de acordo com a doutrina majoritária, maiores produtividade e comprometimento com o trabalho. Mas, no longo prazo, a ausência de manutenção e evolução das relações pessoais tende a minorar o desempenho. Por essa razão, lideranças autocráticas são mais eficazes no médio e curto prazos.
Letra D)Errada. É Liderança Liberal é que produz os efeitos narrados nessa assertiva.
Letra E)Gabarito.
Fonte: facebook.com/admfederal
-
Liderança
Transacional
Neste tipo de liderança, o gestor se
comporta como chefe e não como líder. Suas táticas são pautadas principalmente
pela obediência às regras e cumprimento das metas estabelecidas, além de seguir
a ideia de recompensa proporcional ao desempenho. Esse é um gestor que não se
preocupa em compreender as motivações de sua equipe ou em antecipar-se aos
problemas, ele apenas segue o fluxo e cumpre demandas.
Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/a-diferenca-entre-lideranca-transacional-e-transformacional/
-
liderança
transacional (que envolve líderes extremamente eficientes
em dar às pessoas algo em troca de seu apoio
ou trabalho, fazendo com que seus seguidores sejam
valorizados, apreciados e recompensados)
-
Mas a autoritaria nao seria a autocrática?
-
"baseadas na autoridade" me enganou
Eu diria "baseada nas trocas".
-
Transacional baseada na autoridade? Se alguém tiver a bibliografia eu gostaria muito de saber onde esta Isso!
-
GAB E
Sobre a liderança baseada na autoridade:
Autocracia, liderança diretiva e liderança orientada para a tarefa são os nomes mais comuns para indicar os estilos em que o poder de tomar decisões está concentrado no líder.
Democracia, liderança participativa e liderança orientada para as pessoas são nomes que indicam algum grau de participação dos funcionários no poder do chefe ou em suas decisões.
-
Priscila Vale, também fiquei com essa dúvida. Em uma pesquisa rápida encontrei:
"Segundo Wright (2000, p. 305) “com a liderança transacional, os administradores utilizam a autoridade de seu cargo[...]"
Fonte:http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2015-11/lideranca-transacional-x-lideranca-transformacional.pdf
-
Esses examinadores com certeza investigam as bibliografias mais populares sobre o assunto e vão atras de outra que fala algo totalmente diferente só para induzir ao erro. Agora temos que ler todas as bibliografias existentes, inclusives artigos esporádicos postados na internet citando algum zé ninguém que nem os melhores autores citaram em suas obras. Pior que o examinador ainda deve se gabar de muitos terem errado a questão...
-
Sim, transacional é baseado na autoridade. Não vamos nos deixar levar pela "relação de troca".
Autoridade não tem relação direta com levar o cara à base do porrete, autoridade é o poder de ordenar, comandar algo, é estar em uma posição superior, e esse é o papel do líder independentemente dele ser autoritário, democrático, etc.
Autoridade é o papel assumido por ele em toda relação com o subordinado, até mesmo quando ele delega algo, afinal, delegar coisas é papel de quem comanda, não?
Liderança transacional: O líder define as metas que devem ser alcançadas, as tarefas, etc. E promete os prêmios de recompensa.
-
Acabei de perceber que vou fazer mil questões dessas e não vou gravar nada...
-
Pessoal, só para acrescentar...
Quando a questão fala em "baseado na autoridade" ela está querendo dizer que, enquanto a liderança inspiradora é baseada na influência e capacidade de inspirar do líder, a liderança transacional é baseada na transação e quem tem o poder para realizar essa transação nada mais é do que o líder. Este poder emana justamente da autoridade que esse possui. Portanto, ele não precisa ser inspirador para influenciar os subordinados, já que ele já possui a autoridade para isso.
É o melhor caminho para um líder? Provavelmente não. Mas é o que comumente vemos nas empresas.
-
A) Centradas nas pessoas (tarefas), definem claramente os padrões de trabalho de cada colaborador.
B) Visionárias (Liberal – laissez faire) dão total liberdade e participam minimamente na motivação e na tomada de decisão dos colaboradores.
C) Centradas nas tarefas tendem a produzir melhores resultados em termos de eficiência e produtividade, principalmente no médio e longo (curto) prazo.
D) Democráticas (Liberal) tendem a gerar desorganização e insatisfação no grupo, levando a menor produtividade e resultados de menor qualidade.
E) Transacionais são baseadas na autoridade, recompensando esforços e desempenho dos colaboradores.
Liderança transacional - O líder transacional ou negociador motiva seus seguidores com recompensas para que trabalhem em busca de metas (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em geral apela às necessidades primárias dos liderados (MAXIMIANO, 2004, p. 304). Em uma relação transacional o trabalho é visto como um sistema de trocas: o líder estabelece metas e oferece recompensas, que podem ser aumentos salariais, promoções, flexibilização no uso do tempo, incentivo monetário para treinamentos, prêmios ou participação nos lucros (MAXIMIANO, 2004, p. 304-305). Diferentemente da liderança carismática, a troca na relação transacional é, em geral, racional, sem afetar as emoções do liderado (MAXIMIANO, 2004, p. 305).
Autoridade - Autoridade é o direito legal que os chefes ou gerentes têm de influenciar o comportamento de seus subordinados bem como de utilizar ou comprometer os recursos organizacionais.
-
Letra E - Gabarito
Transacional é baseada na autoridade.
-
TRANSACIONAL = Autoridade com negociação.