Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns, até a chegada de atendimento médico especializado.
NÃO dê nada à vítima para comer, beber ou cheirar, na intenção de reanimá-la. Nem água.
Em alguns casos lave o local com água, mas não coloque medicamentos ou soluções caseiras no local, para evitar alergia ou infecção. Deixe isso para a equipe especializada. Não faça torniquete. Não retire o capacete e não movimente a vítima.
As questões de concursos sempre apresentam alternativas erradas como movimentar a vítima, passar manteiga, gelo, pomada, pasta de dentes, vaselina, sulfa em pó, medicamento de ação cicatrizante, solução degermante, sabão antisséptico, gel ou creme de ação hemostática, pomada cicatrizante, solução antibiótica, açúcar, pó de café, álcool, clara de ovo, loção hidratante, protetor solar para evitar manchas, etc.
Técnica X, A, B, C, D, E:
X - Exsanguinação: contenção de hemorragia externa grave;
A - Abrir vias aéreas: com proteção da coluna cervical;
B - Respiração: ver, ouvir, sentir;
C - Circulação: verificar pulso carotídeo por dez segundos e controlar hemorragias externas;
D - Avaliar estado neurológico: nível de consciência;
E - Exposição da vítima: retirar vestimentas, sempre que possível cortar na costura; controlar o ambiente, evitando a hipotermia e utilizar manta aluminizada.