SóProvas


ID
1723732
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

“Nenhuma ética tradicional nos instrui sobre as normas do 'bem' e do 'mal', às quais se devem submeter as modalidades inteiramente novas do poder e de suas criações possíveis. O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém."

(Hans Jonas, O princípio responsabilidade. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006)

Esse texto procura evidenciar que

Alternativas
Comentários
  • O trecho afirma que com o advento das novas tecnologias surgiu um desafio para a ética tradicional. Os novos dilemas trazidos pelo “novo continente da práxis coletiva" exigem uma rápida e urgente adaptação da teoria ética, que, todavia, não sabe lidar com essas novas modalidades.


     A resposta correta é a letra C. 
  • Gabarito: Letra C.


    "a moldura da ética tradicional não responde inteiramente aos dilemas trazidos pelo desenvolvimento da alta tecnologia".

  • alternativa A, esta correta, te ilude no contexto das nossas vidas, porém, encaixando ela no texto, fica totalmente perdida e sem nexo algum
  • O novo continente da práxis coletiva que adentramos com a alta tecnologia ainda constitui, para a teoria ética, uma terra de ninguém.

    Para a teoria ética que temos agora, ou seja, a tradicional, o adentramento em questões transhumanistas que envolvem alta tecnologia se torna um caminho no escuro, pois se trata de uma terra de ninguém.

    Logo, a etica que portamos não é capaz, pelo menos AINDA, de explicar e chegar a uma conclusão a respeito desses conceitos.

    Gab. C

  • Alternativa correta: c

    Hans Jonas aponta para o fato de que os modos pelos quais os homens se relacionam entre si e com o mundo são abalados com o surgimento da alta tecnologia. Com isto, a reflexão acerca dos valores da ação humana, a ética, também é fortemente atingida, pois tem que lidar com problemas sobre os quais não cabem mais antigas referências, tornando a ética tradicional incapaz de dar respostas satisfatórias às novas questões