- ID
- 162490
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- Caixa
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Filosofia
- Assuntos
Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
A respeito das classificações da ética como campo de estudo, assinale a opção correta.
A ética profissional e, consequentemente, das organizações é considerada um fator importantíssimo para a sobrevivência tanto das pequenas quanto das grandes empresas. As organizações estão percebendo a importância da ética como instrumento para melhorar sua imagem, o que permitirá o crescimento da relação entre empregados e clientes. A respeito das éticas profissional e empresarial, assinale a opção correta.
Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
Na atualidade, não basta a uma empresa ser economicamente forte. A sociedade exige novos valores. A existência de códigos formais de ética empresarial e profissional, se estes forem bem implantados e divulgados, revela-se essencial ao estabelecimento de condutas expectáveis, mitigadoras da ocorrência de fraudes de diversas naturezas. A respeito da ética empresarial e profissional, assinale a opção correta.
Considerando concepções teóricas do empirismo e do racionalismo, julgue os itens que se seguem.
Segundo o racionalismo, todo e qualquer conhecimento é embasado na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.
Segundo John Stuart Mill, o conhecimento matemático é fundamentado na experiência e a indução é o único método científico.
A respeito da filosofia antiga, julgue o próximo item.
De acordo com os sofistas, o direito natural não se fundava na natureza racional do homem, mas, sim, na sua natureza passional, instintiva e animal.
No que se refere a ética, moral e justiça segundo Platão e
Aristóteles, julgue os seguintes itens.
Em resposta ao clamor para que fosse resgatado o sentido de ética, de moral e de justiça que se havia perdido durante o período de crescimento e enriquecimento de Atenas, Platão propôs que se resgatassem os mitos pré-socráticos.
No que se refere a ética, moral e justiça segundo Platão e
Aristóteles, julgue os seguintes itens.
Para Platão, a lei devia moldar o real; para Aristóteles, o real é que devia moldar a lei.
No que tange aos conceitos de ética e de sociedade, julgue os
itens a seguir.
A palavra sociedade vem da palavra latina societas, que significa uma associação conflituosa entre indivíduos. Por sua vez, a palavra societas é derivada de socius, que significa competidor. Desse modo, o significado de sociedade está intimamente relacionado à ideia de competição e de conflito social.
No que tange aos conceitos de ética e de sociedade, julgue os
itens a seguir.
É por meio da ética que são estabelecidos os códigos públicos ou privados de conduta, ou seja, é por intermédio dela que são determinados quais comportamentos concretos e objetivos são considerados morais. É a reflexão de cunho ético que suscita perguntas como: que ações produzem mais felicidade que sofrimento e merecem ser realizadas por nós? Que ações criam condições efetivas de bem-estar social, e não de injustiças?
Com referência à moral e à ética, julgue os próximos itens.
Moral e ética são palavras empregadas como sinônimos no sentido de conjunto de princípios ou padrões de conduta. Ambas as palavras são empregadas também para fazer referência ao pensamento reflexivo sobre as ações humanas involuntárias ou, ainda, sobre o efeito dessas ações nas condutas adotadas pelos profissionais no exercício de suas profissões.
Na democracia da pólis, cujo exemplo maior é o da Atenas no século IV a.C., muito poucos de fato poderiam ser considerados cidadãos, estando excluídos da participação política
A chamada “querela dos universais” foi, nos últimos séculos da Idade Média, uma das principais e mais determinantes discussões filosóficas para o advento do pensamento moderno. Segundo a posição nominalista de Guilherme de Ockam, no século XIV, os universais são
A investigação filosófica acerca do “belo” sofre radical mudança na modernidade, na medida em que passa a privilegiar a busca de seu objeto não na própria coisa (no caso, a obra de arte), como seu atributo, mas sim na subjetividade do sujeito, tematizando, sobretudo, o juízo de gosto. Tal deslocamento foi acompanhado de uma mudança terminológica que consiste no(a)
A obra de arte tem sido um objeto privilegiado da investigação filosófica, que receberá o nome de Estética ou Poética, em função do aspecto que visa a apreender da obra, o da recepção ou o da fabricação.
Considerando a distinção apontada, exercem a recepção de obra de arte e a produção de obra de arte, respectivamente, o
A elaboração de um discurso acerca da origem das coisas e sua explicação através dos processos de união e de separação são características
O projeto sartriano de substituir a noção de natureza humana pela de condição humana funda-se na
Na segunda de suas “Meditações Metafísicas”, René Descartes apresenta-nos o chamado “argumento da cera”, a partir do qual o filósofo chega à terceira verdade de sua meditação. Tal verdade consiste no fato de que
A metafísica moderna tem, como um de seus temas capitais, a questão do método. A intensa busca propriamente moderna pelo estabelecimento dos princípios do método encontra suas raízes na(o)
Para Aristóteles, as virtudes éticas são hábitos que apresentam
Embora “Metafísica” seja o título de uma obra aristotélica, não há qualquer ocorrência desse termo em Aristóteles e tampouco tal título foi dado por ele mesmo à sua obra assim tradicionalmente conhecida. O responsável por tal título foi, em verdade, Andrônico de Rodes, ao agrupar e classificar os escritos aristotélicos por volta do ano 50 a.C. Observe as formulações abaixo.
I - O ente enquanto ente.
II - O primeiro motor imóvel.
III - Os primeiros princípios e causas do real, como o princípio de não contradição.
Constitui(constituem), segundo Aristóteles, o(s) objeto(s) próprio(s) da ciência mais elevada que, posteriormente, veio a ser denominada Metafísica:
Para Platão, o que caracteriza o conhecimento (episteme) em seu contraste com a opinião (doxa) é estar
É muito comum distinguir Ética de Moral, tomando apenas a primeira como uma investigação filosófica, porque
Para Tomás de Aquino, a Filosofia está separada da Teologia, porque, enquanto a primeira fundamenta seus argumentos em princípios da razão humana, a segunda
Nietzsche aponta, quando se refere à morte de Deus, em seu diagnóstico da Modernidade, à(ao)
Quais os procedimentos mais típicos da maiêutica socrática?
Kant autodenomina seu projeto filosófico como uma revolução copernicana. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - O projeto de Kant aponta para o desenvolvimento de uma Teoria do Conhecimento de cunho idealista, onde o referencial não são as coisas em si mesmas, mas o modo de acesso a elas.
II - Kant propõe uma crítica da Metafísica tradicional, de modo que essa possa dar conta dos desenvolvimentos da Física Moderna, tal como é a praticada por Copérnico.
III - Kant propõe uma crítica do conhecimento empírico, em prol daquele que se desenvolve de forma analítica.
Está correto o que se afirma em
São admitidas como teses de Thomas Hobbes e John Locke:
O florescimento da filosofia ocorre a partir das realizações dos chamados filósofos pré-socráticos, como Tales de Mileto, Anaxágoras, Anaxímenes, entre outros. Essa nova maneira de pensar conflitava em muitos aspectos com a maneira de pensar expressa nos mitos ou nas narrativas mitológicas desenvolvidas na Grécia Arcaica por aedos como Hesíodo e Homero.
Uma diferença entre a forma de pensamento da filosofia pré- socrática e a fundamentada nos mitos é
Adam Smith observou que o trabalho incorporado em uma mercadoria ou o custo de sua produção correspondente aos salários pagos ao trabalhador era inferior ao trabalho comandado, ou seja, à quantidade de trabalho que uma mercadoria, uma vez vendida, poderia comandar ou comprar. Smith considerava que o lucro decorria das relações entre oferta e procura, sendo criado pelo próprio mercado. Para David Ricardo, o salário gravitava sempre em torno dos seus níveis naturais — isto é, de um mínimo de subsistência fisiológica. Caso, em decorrência da escassez de mão de obra, o salário aumentasse além do nível natural, os operários se reproduziriam de tal forma que a oferta excessiva de força de trabalho deprimiria de novo os salários ao nível natural. Para esse autor, o lucro acabava sendo simplesmente um resíduo — aquilo que sobrava como renda do empresário depois de pagos os salários de subsistência e as rendas da terra. A partir das idéias de seus predecessores, Karl Marx propôs novas ideias a respeito das relações entre trabalho e salário, especialmente, ao analisar a questão do lucro.
Considerando o texto acima, é correto afirmar que Karl Marx
Sartre chamou de consciência posicional o que difere um ser-em-si de um ser-para-si. Essa consciência posicional estaria na origem de uma relação na qual uma existência organizaria existências exteriores a ela segundo critérios por ela estabelecidos com base em seus projetos, ou seja, a partir da maneira como essa existência ou ser-para-si projeta-se na temporalidade futura. A consciência que garante a condição de ser-para-si é o fundamento da identificação metafórica que Sartre estabelece entre o binômio ser humano e natureza e a situação em que um verme fura uma maçã. Sem uma consciência posicional, o indivíduo seria tomado pela náusea — tema e também o título de um livro de Sartre — que levaria o ser-em-si a se identificar com o ser-para-si.
Assinale a opção que apresenta a imagem que melhor caracteriza as noções descritas no texto acima.
Certos pensadores foram capazes de sintetizar grande parte do pensamento de um período em uma única frase. A época de Galileu Galilei foi marcada por inúmeras diatribes com a Igreja Católica e pelo surgimento de uma nova maneira de pensar. A frase “o livro da natureza está escrito em linguagem matemática” sintetiza
A defesa da imortalidade da alma em algumas das obras de Platão decorre
Kant desenvolve sua filosofia moral em torno do chamado imperativo categórico, segundo o qual uma ação deve ser considerada moralmente boa se for possível estendê-la a todas as pessoas sem que, com isso, a ação torne-se inconcebível ou impraticável. Considerando esse princípio, é correto identificar a moral kantiana a uma perspectiva
Um argumento lógico
Examine as assertivas abaixo.
I. Assim como a palavra “moral” vem do latim (mos, moris), a palavra “ética” vem do grego (ethos) e ambas se referem a costumes, indicando as regras do comportamento, as diretrizes de conduta a serem seguidas.
II. A moral social trata dos valores e das normas de conduta que são exigidas do indivíduo para realizar sua personalidade.
III. As normas éticas são aquelas que prescrevem como o homem deve agir.
IV. A norma ética possui, como uma de suas características, a impossibilidade de ser violada.
Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas.
A sala estava ladrilhada, polida, desinfetada,
perfeitamente vedada. Mais do que uma cela, tratava-se de um
laboratório. Um homem, jovem, estava sentado, preso em uma
cadeira. Uma grande abertura envidraçada permitia ver tudo. Ao
meio-dia e doze, pequenas bolas de cianeto de potássio (KCN)
caíram em um recipiente sob o assento, onde havia uma mistura
de ácido sulfúrico e água. Imediatamente, o gás envenenado
(HCN) começou a espalhar-se pelo ambiente. O homem começou
a tossir, a sufocar. Em poucos minutos, sua cabeça pendeu.
Tossiu, novamente, mais forte, ergueu a cabeça pela última vez
e desabou. Ao meio-dia e trinta, os médicos que supervisionavam
os instrumentos de controle declararam que o condenado Walter
LaGrands estava clinicamente morto. Ele tinha trinta e sete anos.
Nascera em Augsbourg, na Alemanha, como seu irmão Karl. A
mãe deles casara-se com um soldado americano, destacado para
servir na Alemanha, e depois partiu para os EUA com seus dois
filhos. Em 1982, em uma tentativa de roubo a mão armada a um
banco no Arizona, os irmãos LaGrands mataram um funcionário
e feriram outro. Eles tinham, à época, vinte e dezoito anos.
Ambos foram condenados à pena capital. Passaram dezesseis
anos no corredor da morte. Depois de ter o último recurso
negado, Karl solicitou ser executado com uma injeção letal.
Walter recusou. Era sua última cartada: já que a justiça americana
decidira que ele deveria morrer, que ela, então, matasse esse
cidadão alemão na câmara de gás. Talvez Walter pensasse que a
governadora do Arizona, Jane Hall, ante a dimensão simbólica
desse ato, pudesse recuar. Enganou-se. No dia 3 de março, Walter
foi levado à câmara de gás.
Robert Badinter. Contre la peine de mort. Écrits 1970-2006.
Paris: Fayard, 2006, p. 249-50 (tradução com adaptações).
A partir do texto, considerando os diferentes aspectos que ele
suscita e sabendo que as massas atômicas do hidrogênio, enxofre
e oxigênio são iguais, respectivamente, a 1, 32,1 e 16, julgue os
itens
Os países que adotam a pena de morte como solução para o problema da violência se baseiam não em uma ética de princípios que considere a vida humana como valor supremo, mas, sim, em uma ética de cunho utilitarista, fundamentada na noção de maior bem comum possível. Na perspectiva utilitarista, mas não, na da ética de princípios, a solução adotada por tais países está sujeita a críticas quanto à sua efetividade.
No período arcaico (séculos VIII a VI a.C.), na Grécia antiga, alguns fatos contribuíram para o processo de ruptura com o pensamento mítico e a emergência do pensamento filosófico.
Com base nessa informação, a alternativa que contém alguns desses fatos é a
“O número é a essência de todo o existente. Toda a harmonia do cosmo é justificada pelos números”.
Essa frase está relacionada a
A primeira escola filosófica grega é a de Mileto e seus principais representantes são Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Esses filósofos são considerados monistas, pois propõem
Sobre a filosofia antiga grega, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O mundo das ideias perfeitas é criação filosófica dos sofistas.
( ) Sócrates, porque procurava a essência verdadeira das coisas, antecipa a teoria das ideias de Platão.
( ) A ética aristotélica implica uma reflexão sobre a conduta humana.
( ) O método socrático baseia-se em dois aspectos, a ironia e a maiêutica.
( ) Aristóteles foi discípulo de Platão e aceitou plenamente a Teoria das Ideias.
Após análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Sobre o Realismo, é correto afirmar:
Sobre a crise da razão, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A crise da razão é também uma crise da subjetividade.
( ) A Filosofia dos frankfurtianos não se insere no contexto da crise da razão.
( ) A descrença na razão iluminista é um dos pilares da crise da razão ocidental.
( ) A Fenomenologia é uma filosofia gestada no contexto da crise da razão ocidental.
( ) O pensamento de Foucault não se insere no contexto da crise da razão ocidental.
Após análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Vida moral e exercício da cidadania estão profundamente imbricados e são também uma exigência para o bem viver na contemporaneidade.
Com base nessa informação, é correto afirmar:
Com relação à ética aplicada, é correto afirmar:
Nos estados teocráticos, o poder legítimo vem por meio da vontade.
Em relação à democracia, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A transparência deve fazer parte dos espaços democráticos.
( ) O poder autocrático é característica essencial dos regimes democráticos.
( ) A transparência nas ações políticas não é uma prerrogativa da democracia.
( ) O conflito e a abertura são componentes fundamentais dos processos democráticos.
( ) A produção cultural comumente é fomentada e faz parte das agendas dos governos democráticos.
Após análise dessas afirmativas, a alternativa que indica sequência correta, de cima para baixo, é a
São considerados filósofos contratualistas
A Filosofia Marxista é também conhecida como filosofia
Sobre Filosofia e Ciência, é correto afirmar:
Sobre estética, é correto afirmar que ela é
A alternativa que corresponde à periodização do tempo histórico da Filosofia antiga grega é a
A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso.
Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
A prática filosófica exige do sujeito disposição para o questionamento e a indagação. Desconfiar do óbvio é uma das exigências da reflexão filosófica.
Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos filosóficos, é correto afirmar que a prática filosófica
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Para o racionalismo, a razão é a verdadeira fonte do conhecimento.
De acordo com essa afirmativa, os filósofos que podem ser considerados racionalistas são
Sobre Conhecimento em Filosofia, analise estas afirmativas e marque com V as verdadeiras e, com as F, falsas.
( ) A dúvida metódica é construção do materialismo.
( ) O empirismo enfatiza o papel da razão na busca da verdade.
( ) Para evitar o erro, a questão do método tornou-se fundamental na filosofia moderna.
( ) A confiança no poder da razão levada às últimas consequências é característica da pós-modernidade.
( ) Descartes estabelece como regras, na busca da verdade, a evidência, a análise, a ordem e a enumeração.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
Sobre a crise da razão, é incorreto afirmar:
“O sujeito ético procede a um descentramento, tornando-se capaz de superar o narcisismo infantil, e move-se na direção do outro, reconhecendo sua igual humanidade.” (ARANHA; MARTINS, 2009, p. 23).
Com base nessa afirmativa, que expressa uma atitude de um sujeito ético, é correto afirmar:
“A atividade dos homens em sociedade tem sempre um caráter político, na medida em que a organização da vida material de uma maneira peculiar determina, ao mesmo tempo, uma maneira peculiar de organização das ideias e das relações de poder. Não há vida social que não seja política.” (RIOS, 1995, p. 41).
Após análise dessa afirmativa, é correto afirmar:
O filósofo que se relaciona ao pensamento político moderno é
“Na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais.” (MARX, 2009, p. 23).
A partir da análise desse fragmento de texto, é correto afirmar:
Sobre o positivismo, é correto afirmar que é uma doutrina
A atividade científica, enquanto uma prática social, tem nuances diferenciadas em cada período histórico.
Em relação à filosofia e à ciência, é correto afirmar:
Em relação às funções da Arte, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A arte nunca é utilizada para fins não artísticos.
( ) O naturalismo foi muito importante na Grécia clássica.
( ) A arte barroca foi utilizada como forma de manutenção dos fiéis à Igreja Católica.
( ) As três principais funções da arte são: pragmática ou utilitária, naturalista e formalista.
( ) As obras de arte, desde a antiguidade até os dias atuais, sempre exerceram as mesmas funções.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A alternativa que não é uma expressão artística brasileira é a indicada em
Como a obra de arte exige sempre um contato mínimo com um dos sentidos (por exemplo, a música com o ouvido, a pintura com a visão), o ramo da filosofia dedicado a essa experiência deveria invariavelmente chamar-se Estética, na esteira do termo grego aesthésis, que designa a sensação. Em completa oposição à lógica, conhecida como a ciência das regras do pensamento, a Estética, ao contrário, deveria ser aquela linha de pensamento dentro da filosofia cujo objetivo fosse determinar as regras, não do pensamento, mas da sensação, a partir das quais se poderia definir uma experiência estética.
(Ulisses Razzante Vaccari. “Por uma reflexão sobre o nascimento da filosofia da arte”. Revista Filosofia. In: http://filosofia.uol.com.br/ filosofia/ideologia-sabedoria/17/artigo134537-1.asp. Acesso em 07.06.2012)
Considerando as colocações do texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
Na cidade sois todos irmãos, (...) mas o deus que vos formou misturou ouro na composição daqueles de entre vós que são capazes de comandar: por isso são os mais preciosos. Misturou prata na composição dos auxiliares; ferro e bronze na dos lavradores e na dos outros artesãos. Em geral procriareis filhos semelhantes a vós; mas, visto que sois todos parentes, pode suceder que do ouro nasça um rebento de prata, da prata um rebento de ouro e que as mesmas transmutações se produzam entre os outros metais. Por isso, acima de tudo e principalmente, o deus ordena aos magistrados que zelem atentamente pelas crianças, que atentem no metal que se encontra misturado à sua alma e, se nos seus próprios filhos houver mistura de bronze ou ferro, que sejam impiedosos para com eles e lhes reservem o tipo de honra devida à sua natureza, relegando-os para a classe dos artesãos e lavradores; mas, se destes últimos nascer uma criança cuja alma contenha ouro ou prata, o deus quer que seja honrada, elevando-a à categoria de guarda ou à de auxiliar.
(Platão. República. Tradução Enrico Corvisieri. São Paulo, Nova Cultural, 1996, p. 111)
Nesta passagem da República, Platão apresenta uma metáfora que descreve
Tramita no Senado um projeto que reserva 50% das vagas em universidades federais para egressos de escolas públicas. A proposta pode até ser justa, mas, se efetivada, representaria um golpe na excelência dessas instituições. (...) Democratizar-se e manter a qualidade são objetivos até certo ponto contraditórios. Não que seja impossível conciliá-los, mas existe um número ótimo de alunos menos preparados que uma instituição pode incorporar antes de comprometer a qualidade. Um corte linear de 50% em todas as universidades federais dificilmente é a melhor resposta.
(Hélio Schwartsman. “Cotas e ilusões”. Folha de São Paulo, 09.06.2012)
O texto sugere que
A noção de bioética tem sofrido várias mutações nos últimos anos, mas nos parece que a mais interessante e frutífera continua sendo a proposta por Van Rensselaer Potter. Ele primeiramente sugeriu uma bioética ponte, com a intenção de unir ciência e filosofia para promover a sobrevivência. Mais tarde, esta evolui para a bioética global, visto a necessidade de fusão da ética biomédica com a ecologia, numa escala mais ampla, com a mesma finalidade, trazendo à discussão questões de saúde pública de relevância mundial. Sua missão continua sendo o desenvolvimento da ética para a sobrevivência humana sustentável em longo prazo. Posteriormente, sugere a bioética profunda devido à necessidade de ampliar mais a discussão da bioética, pois a ciência é demasiadamente importante para estar nas mãos somente dos cientistas.
(Cássia R. R. N. Nunes e Amauri Porto Nunes. “Bioética”. In: Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), 2004, set/out. Adaptado)
A partir das colocações do texto, assinale a alternativa correta.
A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem.
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M.V. M. A cidadania ativa.SâoPaulo:Ática, 1996.
Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política?
O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levem ao assassínio e ao roubo.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2009.
No século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe, reflexão sobre a Monarquia e a função do governante. A manutenção da ordem social, segundo esse autor, baseava-se na
Kant, na introdução de sua obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes afirma: “Neste mundo e até também fora dele, nada é possível pensar que possa ser considerado como bom sem limitação a não ser uma só coisa: uma boa vontade.”
Tendo em vista a ética Kantiana e o texto acima, pode-se acertadamente dizer que
O Colégio Rio Branco, uma das mais tradicionais escolas particulares de São Paulo, instalou câmeras de vigilância nas salas de aula. Até onde devemos avançar na utilização de tecnologias de monitoramento? Para o filósofo prus siano, Immanuel Kant, um homem pode fazer a coisa certa ou por temer a sanção ou por reconhecer a racionalidade por trás da norma. Só na segunda hipótese ele age de forma moral e livre. Avançando um pouco mais no raciocínio, as câmeras, ao jogar o interesse para o mesmo lado da obrigação, na verdade nos privam da liberdade de fazer o que é certo, isto é, impedem nosso crescimento como agentes morais.
Este comentário pode ser interpretado pelo leitor de múltiplos pontos de vista. Ele baseia-se, no entanto, num pressuposto es- sencial, segundo o qual.
Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue os itens que se seguem.
Os filósofos gregos acreditavam que a arte e a ciência podiam ser transmitidas pelo ensino enquanto que a ética — tal qual a habilidade técnica — era adquirida pelo hábito.
Acerca do estudo da ética como parte da filosofia, julgue o item a seguir.
Os filósofos gregos acreditavam que a arte e a ciência podiam ser transmitidas pelo ensino enquanto que a ética — tal qual a habilidade técnica — era adquirida pelo hábito.
Juízo de fato e juízo de valor são atitudes que contrastam uma a outra. Em relação ao assunto e correto afirmar que:
O cristianismo introduziu novos valores e princípios éticos na vida dos povos. Uma das ideias fundamentais da ética cristã é a de que:
O século XVlll é conhecido como o Século das Luzes. É o tempo do Iluminismo. Segundo a ética iluminista:
Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:
Um dos grandes temas de estudo da Filosofia moral é o da relação entre ética e liberdade. Sobre esse assunto é correto afirmar que:
O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que:
Complete a Lacuna a seguir: A ética profissional consiste na aplicação da ética ______________.
Determinadas ações humanas são objeto de valoração - são consideradas justas ou injustas, certas ou erradas, boas ou más. O ato de valorar é sempre praticado pelo sujeito moral. Em relação ao universo dos valores, é correto afirmar que:
O racionalismo ético é uma das principais concepções filosóficas da moral. Atribui à razão humana lugar central na vida ética. É correto afirmar que essa concepção:
Embora a ética, mesmo quando empregada no sentido original da palavra (do grego,ethos ), não seja entendida consensualmente como sinônimo demoral (do latim, moris), uma e outra, grosso modo, dizem respeito a valores, hábitos e costumes de uma sociedade ou cultura.Assim, é correto afirmar que:
A ética aplicada é um ramo contemporâneo da Filosofia que discute os efeitos negativos da ciência e das tecnologias sobre a vida das pessoas. NÃO é, filosoficamente, visto como problema ético:
A respeito da ética e pesquisa em saúde, julgue o item a seguir.
A prática analítica e normativa da bioética tem se embasado em quatro princípios: a autonomia, que é a escolha livre e intencional de agentes cognitiva e moralmente competentes; a não-maleficência, que é a valorização de atos que proporcione algum bem a terceiros; a beneficência para evitar danos injustificados a terceiros; e a justiça para proporcionar benefícios, riscos e custos equitativos entre os envolvidos.
A respeito da ética e pesquisa em saúde, julgue o item a seguir.
É eticamente legítimo o fato de o homem tentar controlar e direcionar os processos e as funções de sua biologia, pois isso faz parte do sentido do possível inscrito na dialética da autonomia humana, que inclui justamente a adaptabilidade de sua primeira natureza a seus projetos tipicamente humanos, isto é, consecutivos de sua natureza técnico-cultural.
A respeito da ética e pesquisa em saúde, julgue o item a seguir.
É possível apontar duas grandes correntes teóricas de tomada de decisão ética: a corrente teleológica, denominada ética das intenções, que é um ato avaliado eticamente por seus resultados, pelo alcance dos objetivos da ação empreendida, e a corrente da ética das consequências, isto é, se o homem é um ser racional, suas decisões devem ser racionais, portanto, são universais.
Leia o seguinte texto e responda a questão em seguida:
Ética Profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.
São exemplos de atitudes éticas em um ambiente de trabalho, EXCETO:
A ética é um elemento vital na criação de regras que regem as relações humanas, facilitando a vida em sociedade. Um ser humano que possui atitudes que NÃO condizem com a ética da instituição em que está inserido é denominado de:
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
A partir da leitura, pode-se AFIRMAR que ética é:
A ética profissional é o conjunto de práticas que determinam a adequação no exercício de qualquer profissão. É através dela que se dão as relações interpessoais no trabalho, visando, especialmente, o respeito e o bem-estar no ambiente profissional. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica de um profissional ético.
O ramo da filosofia que trata dos costumes ou dos deveres do homem para com seus semelhantes e para consigo, sobre como se deve viver e, portanto, sobre a natureza de certo e errado, bem e mal, dever e obrigação, faz parte dos conceitos da:
O epicurismo e o estoicismo foram as duas filosofias éticas predominantes no período helenístico. O estoicismo, em contraposição à ética epicurista, relaciona o bem:
A ética é um ramo da filosofia, que reflete sobre
Spinoza, na sua Ética, investigou “a potência do intelecto ou a liberdade humana", o que constitui a quinta parte de seu livro. Logo no primeiro axioma desta parte, ele define sua posição sobre o problema da contradição entre duas ações em um mesmo sujeito. Segundo tal axioma, se, em um mesmo sujeito, são suscitadas duas ações contrárias, é correto afirmar que: