SóProvas


ID
1723798
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Número de armas

    Em boa hora uma pesquisa realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pelo instituto Sou da Paz vem solapar ao menos dois argumentos tão incorretos quanto frequentes nas discussões relativas à área da segurança pública.

    Primeiro, a maior parte das armas com as quais se praticam crimes em território paulista não tem sua origem no exterior, mas na própria indústria brasileira.

    De acordo com o levantamento, consideradas 10 666 armas de fogo apreendidas em 2011 e 2012, nada menos que 78% delas tinham fabricação nacional – proporção que sobe para 82% quando se levam em conta somente artefatos confiscados vinculados a roubos e 87% no caso de homicídios.

    O segundo argumento atingido pelo relatório costuma ser usado por quem apregoa a facilitação do comércio de armas sustentando que as restrições afetam só o “cidadão de bem”,deixando-o indefeso diante de bandidos armados.

   Ocorre que, se os artefatos utilizados nos crimes são nacionais, isso significa que um dia eles foram vendidos legalmente no país.

    Ou seja, se há muitos criminosos armados, isso se deve,em larga medida, ao comércio legal de armas, que abastece o mercado ilegal; obstruir esse duto resulta num benefício à população, e não o contrário.

    Daí a importância de campanhas como a “DNA das Armas”, promovida pelo Ministério Público e  pelo Sou da Paz a fim de implantar, no Brasil, um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo.

(Folha de S.Paulo, 05.06.2015. Adaptado)

Nas passagens “... vem solapar ao menos dois argumentos..."(primeiro parágrafo) e “... um sistema de marcação indelével dos artefatos de fogo." (último parágrafo), os termos em destaque significam, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • SOLAPAR

    verbo transitivo direto

    Aniquilar as bases de algo: suas críticas solapavam o artista.

    [Figurado] Deixar oculto; ocultar dos demais; esconder: solapou a verdade.

    INDELÉVEL

    adjetivo

    Que não pode ser apagado: tinta indelével.

    Que não se pode extinguir ou destruir; indestrutível.

    Lute até o fim!

    @Viniivila

  • Alternativa correta: b

    Teste que envolve compreensão e também o próprio vocabulário do candidato, por selecionar passagens do texto que empregam português mais rebuscado do que o usual.

  • https://www.sinonimos.com.br/solapar/