SóProvas


ID
1724650
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre alguns fatos importantes ocorridos em território europeu, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(   ) Durante os séculos XV e XVI intensificou‐se, no continente, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.

(   ) A Guerra das Malvinas foi um conflito militar entre Espanha e Reino Unido. Em 2 de abril de 1982, as forças armadas da Espanha invadiram as Ilhas Malvinas (Ilhas Falklands para os britânicos), situadas a 464 km da costa espanhola.

(   ) O Apartheid se refere a uma política racial implantada em alguns países europeus no século XIX. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico em seus países, enquanto à imensa maioria negra (imigrantes) restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

A sequência está correta em  

Alternativas
Comentários
  • O apartheid [apartáid][1] (pronúncia em africâner: [ɐˈpɐrtɦəit], significando "separação") foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

    A segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos")[2] , segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantustões. Nessa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.[3]

    O apartheid trouxe violência e um significativo movimento de resistência interna, bem como um longo embargo comercial contra a África do Sul.[4] Uma série de revoltas populares e protestos causaram o banimento da oposição e a detenção de líderes antiapartheid. Conforme a desordem se espalhava e se tornava mais violenta, as organizações estatais respondiam com o aumento da repressão e da violência.

    Reformas no regime durante a década de 1980 não conseguiram conter a crescente oposição, e em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou negociações para acabar com o apartheid[5] , o que culminou com a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994, que foram vencidas pelo Congresso Nacional Africano, sob a liderança de Nelson Mandela.


    Ex nunc.

  • http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_malvinas.htm


    http://www.suapesquisa.com/renascimento/

  • Guerra das Malvinas: Argentina x Reino Unido.