SóProvas


ID
1726429
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao se considerar um olhar abrangente sobre as questões sociais observadas em regiões de fronteira como subsídio para ações construtoras de cidadania, ressalta-se a leitura destes espaços fronteiriços a partir da idéia de

Alternativas
Comentários
  • A questão cobrou basicamente conhecimento acerca da definição do termo FRONTEIRA. De acordo com Ratzel, Kjéllen, Sieger, Vallaux e Prescott, a definição de fronteira é:

    os limites entre as nacionalidades se caracterizam por uma faixa de transição onde os valores de cada parte, particularmente a língua, raça, religião, ideologia, costumes e comércio, se interpenetram. Realmente, as faixas fronteiriças, quando habitadas, são regiões de endosmose cultural, daí a caracterização sociológica do chamado homem fronteiriço. Esta interpenetração se faz natural e pacificamente quando se trata de Estados amigos e é limitada e mesmo proibida quando se trata de Estados rivais. Mas, se a caracterização jurídica da fronteira é a linha, a sua realidade cultural ou administrativa (instalação de postos de controle, alfândegas, elementos de vigilância ou defesa) é a faixa. Por isso, Ratzel justifica sua tese sobre a realidade da faixa e a subjetividade da linha de fronteira”