SóProvas


ID
172660
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No PostgreSQL, quando o programa postmaster está em execução, o identificador de processo dele fica armazenado no diretório de dados no arquivo

Alternativas
Comentários
  • O postmaster é o servidor de banco de dados multiusuário do PostgreSQL. Para um aplicativo cliente acessar um banco de dados deve se conectar (através de uma rede ou localmente) a um postmaster. O postmaster então inicia um processo servidor separado ("postgres") para manter a conexão. O postmaster também gerencia a comunicação entre os processos servidores.

    Por padrão, o postmaster inicia em primeiro plano (foreground) e envia as mensagens de log para a saída padrão. Na prática o postmaster deve ser iniciado como um processo em segundo plano (background), provavelmente durante a inicialização do sistema operacional.

    Um postmaster gerencia sempre os dados de exatamente um agrupamento de bancos de dados. Um agrupamento de bancos de dados é uma coleção de bancos de dados que é armazenada em um local comum no sistema de arquivos. Quando o postmaster inicia necessita saber a localização dos arquivos do agrupamento de bancos de dados ("área de dados"), o que é feito através da opção de chamada -D, ou através da variável de ambiente PGDATA; não existe nenhum valor padrão. Mais de um processo postmaster pode estar executando no sistema operacional no mesmo instante, desde que utilizem áreas de dados diferentes e portas de comunicação diferentes (veja abaixo). A área de dados é criada pelo initdb.

  • Enquanto o postmaster está executando, seu identificador de processo (PID) fica armazenado no arquivo postmaster.pid no diretório de dados. Este arquivo é utilizado para impedir que mais de um processo postmaster execute usando o mesmo diretório de dados. Também pode ser utilizado para parar o processo postmaster.

    http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/postmaster-start.html
  • Quase todos softwares que rodam como daemons em sistemas Unix-like criam arquivos .pid tendo como conteúdo o identificador do Processo rodando.

  • Quem não tem acesso:  - -> E