O postmaster é o servidor de banco de dados multiusuário do PostgreSQL. Para um aplicativo cliente acessar um banco de dados deve se conectar (através de uma rede ou localmente) a um postmaster. O postmaster então inicia um processo servidor separado ("postgres") para manter a conexão. O postmaster também gerencia a comunicação entre os processos servidores.
Por padrão, o postmaster inicia em primeiro plano (foreground) e envia as mensagens de log para a saída padrão. Na prática o postmaster deve ser iniciado como um processo em segundo plano (background), provavelmente durante a inicialização do sistema operacional.
Um postmaster gerencia sempre os dados de exatamente um agrupamento de bancos de dados. Um agrupamento de bancos de dados é uma coleção de bancos de dados que é armazenada em um local comum no sistema de arquivos. Quando o postmaster inicia necessita saber a localização dos arquivos do agrupamento de bancos de dados ("área de dados"), o que é feito através da opção de chamada -D, ou através da variável de ambiente PGDATA; não existe nenhum valor padrão. Mais de um processo postmaster pode estar executando no sistema operacional no mesmo instante, desde que utilizem áreas de dados diferentes e portas de comunicação diferentes (veja abaixo). A área de dados é criada pelo initdb.