SóProvas


ID
1727077
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

A recente criação da "Comissão da Verdade" tem no seu fundamento o direito à memória e à verdade sobre os casos de violações de direitos humanos que ocorreram entre 1946 e 1988. Diante da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o artigo que apresenta essa premissa encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  •   Promulgada em 18 de novembro de 2011 pela Lei 12.528, a Comissão Nacional da Verdade, busca a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e a promoção da reconciliação nacional (art. 1º). Dentre os seus principais objetivos estão: o esclarecimento de fatos e circunstâncias das graves violações de direitos humanos do período de 1946 a 1988 e  a promoção do esclarecimento sobre os crimes de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, assim como a sua autoria (art. 3º). Nesse contexto, verifica-se que ela está condizente com o art. 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma que ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
      Portanto, a alternativa correta é a letra A.

  •  Promulgada em 18 de novembro de 2011 pela Lei 12.528, a Comissão Nacional da Verdade, busca a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e a promoção da reconciliação nacional (art. 1º). Dentre os seus principais objetivos estão: o esclarecimento de fatos e circunstâncias das graves violações de direitos humanos do período de 1946 a 1988 e  a promoção do esclarecimento sobre os crimes de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, assim como a sua autoria (art. 3º). Nesse contexto, verifica-se que ela está condizente com o art. 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma que ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.
     

    Portanto, a alternativa correta é a letra A.
     

    Autor: Sávia Cordeiro , Mestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

  • Difícil essa af
  • Tinha que ser Quadrix :)

  • mal formulada

  • Senhores (as):

     O período histórico que compreende os anos de 1946 a 1988 foram períodos marcados por repressão e violação de direitos humanos.

    1946: fim do primeiro governo Vargas. Vargas foi um ditador que se manteve no poder por mais de 15 anos. Tempo marcado por censura, perseguição política e violação de direitos humanos.

    1988: foi promulgada a CF/88, importantíssima no tocante a consolidação de direitos humanos. Os militares a após o golpe de 64 se mantiveram no poder até 1985. O Ato Institucional 5 (AI5) foi o mais repressivo. Períodos marcado por tortura, censura a liberdade de expressão, perseguição política etc.

    A comissão da verdade é criada exatamente com o fim de esclarecer os fatos ocorridos nesse períodos, em que houve uma série de violações de direitos humanos (tortura, tratamento desumanos, degradante, perseguição política etc.).

    CF/88, Art. 5º, III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

    Não se trata de uma questão mal formulada. Se trata de uma questão que exige maior atenção e raciocínio. Vamos nos preparar para resolver de vários níveis. Lembrando que errar faz parte do processo!

  • (1946-1988): durante esse período acontecia a ditadura militar por exemplo.

    Art 5° DUDH - Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

    GAB- A

  •  Promulgada em 18 de novembro de 2011 pela Lei 12.528, a Comissão Nacional da Verdade, busca a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e a promoção da reconciliação nacional (art. 1º). Dentre os seus principais objetivos estão: o esclarecimento de fatos e circunstâncias das graves violações de direitos humanos do período de 1946 a 1988 e a promoção do esclarecimento sobre os crimes de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, assim como a sua autoria (art. 3º). Nesse contexto, verifica-se que ela está condizente com o art. 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos que afirma que ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

      Portanto, a alternativa correta é a letra A.