SóProvas


ID
1727236
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os conceitos e abordagens sobre liderança vêm se desenvolvendo ao longo do tempo, sofrendo alterações na forma de conceber a figura do líder. As principais fontes doutrinárias dividem os conceitos sobre liderança em três abordagens: traços de personalidade, estilos de liderança e situacional. Nesse sentido,

I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos.

II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático.

III. A Teoria do Recurso Cognitivo, desenvolvida por Fiedler e Joe Garcia, pode ser citada como exemplo de Teoria Situacional e enfatiza a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão.

Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • letra d)


    A respeito da afirmativa II também existe o líder Liberal (laissez-faire) cuja participação é mínima, havendo ampla liberdade do grupo nas decisões. Foco nos liderados.

  • A classificação de Likert identifica 4 estilos de líderança:

    1. Autoritário-Coercitivo 

    2. Autoritário-Benevolente 

    3. Consultivo 

    4. Participativo 

    Logo, item II falso.

    Gabarito A

  • III.Certo.

    Teoria do Recurso Cognitivo:

    Mais recentemente Fiedler e Joe Garcia reconceitualizaram a teoria original, concentrando-se no papel do estresse como forma de desvantagem situacional e em como a inteligência e a experiência de um líder influenciam sua reação ao estresse. Essência desta teoria: o estresse é inimigo da racionalidade. A importância da inteligência e da experiência do líder difere nas situações de alta e baixa tensão.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAALvcAK/teorias-sobre-lideranca

  • Estilos de Liderança

    Para cada tipo de organização, existe um conjunto de características ideais esperadas do grupo de funcionários, de acordo com os objetivos propostos.

    Liderança Autocrática

    Ênfase apenas no líder, onde ele toma todas as decisões. O foco está voltado totalmente para o trabalho, cumprimento de metas e responsabilidades individuais, de acordo com a distribuição de tarefas.

    Liderança Democrática

    Ênfase nos subordinados e no líder, em que o grupo participa ativamente das decisões. O foco, neste caso, está voltado para os relacionamentos entre os indivíduos da organização, para suas opiniões.

    Liderança Liberal ou Laissez-faire

    Ênfase nos subordinados, pois as decisões são transferidas para o grupo.

    Estudos recentes apontam para a possibilidade de se compatibilizar tarefas e pessoas, onde, de acordo com as pesquisas de Blake e Mounton, existem 5 tipos de líder, como:

    Líder-Tarefa

    Esse tipo de líder age com o intuito de controlar e centralizar as suas preocupações somente com a produção, não dando importância às pessoas. Ele utiliza a autoridade para alcançar resultados satisfatórios.

    Líder-Pessoas

    Preocupação do líder direcionada às pessoas, buscando sempre harmonia entre os relacionamentos, por vezes, sacrificando a eficiência e a eficácia do trabalho realizado.

    Líder Negligente

    Esse tipo de líder não se preocupa nem com as pessoas, nem com o trabalho. Ele revela uma postura passiva, provavelmente não garantindo sua permanência na organização.

    Líder Meio-Termo

    O líder meio-termo tem preocupação média, tanto com as pessoas, tanto com a produção. Ele busca um equilíbrio entre a disposição dos funcionários e os resultados obtidos.

    Líder- Equipe

    O líder-equipe tem máxima preocupação tanto com a produção, quanto com as pessoas. Ele enxerga o trabalho em equipe como a única maneira de se alcançar os objetivos. A participação e a interação entre os subordinados, com objetivos comuns, são estimuladas.

    Baseado nos teóricos, esse estilo (Líder-Equipe) de compatibilidade seria o mais ideal para que os objetivos das organizações fossem cumpridos. Porém, na prática, o que se revela é que não são em todos os casos que esse estilo de liderança é indicado para que os resultados sejam atingidos de maneira eficiente e eficaz.

    Um conceito bastante associado à liderança, e que você poderá conferir no site, é sobre a Motivação.

     

    Fonte: http://www.okconcursos.com.br/apostilas/apostila-gratis/111-administracao-geral/160-lideranca#.V_9it-ArLIU

  • I - Traços físicos??? Não seriam traços psicológicos??


  • I. A primeira abordagem sobre liderança descreve o líder como aquele que possui características que os diferencia dos não lideres, entre as quais traços físicos. 
    Sim, traços físicos estão incluídos na abordagem carismática, embora, não tão relevantes quanto aos traços psicológicos. Alguém carismático pode atrair seguidores pelos seus traços físicos e psicológicos. Por exemplo: algum profissional de saúde que vence a obesidade, pode atrair seguidores pelo seu sucesso no alcance da boa forma, somados aos atributos psicológicos. Hoje em dia, está muito em voga esse tipo de fenômeno. Essa foi pegadinha da FCC, fiquem atentos aos detalhes: a assertiva diz: DENTRE OS QUAIS, QUER DIZER QUE, ALÉM DOS ATRIBUTOS FÍSICOS EXISTEM OUTROS QUE ESTÃO PRESENTES NA LIDERANÇA CARISMÁTICA.

  • "No fim da década de 1980, Fiedler e Joe Garcia reconceitualizaram a teoria original, e deram um novo nome: teoria do recurso cognitivo. A essência dessa nova teoria é que o estresse é inimigo da racionalidade. Se o líder estiver sob forte tensão, fica difícil para ele conseguir pensar lógica e analiticamente. Assim, o estresse afeta desfavoravelmente a situação. Além disso, enfatizou a importância da inteligência e da experiência do líder na situação de pressão. Consequentemente, a inteligência e a experiência interferem uma na outra.

    " Gestão de Pessoas para Concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim"

  • III - Robbins, comportamento organizacional, páginas 265-266.

  • Outra questão que ajuda a entender LIKERT:

     

    Q532276    Ano: 2015    Banca: FCC    Órgão: TRT - 15ª Região    Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

    Sobre os modelos de liderança comumente citados pela doutrina, considere:

     

     I. A teoria do grid (grade) gerencial, é um modelo de análise comportamental dos líderes, segundo a qual o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais: ênfase na produção e ênfase nas pessoas. (CERTO)

     

    II. Os quatro estilos de Likert, baseados no estilo de autoridade do líder, são: autoritário-coercitivo; autoritário-benevolente; consultivo e participativo. (CERTO)

     

    III. A teoria situacional, conhecida como caminho-meta, afirma que os líderes são flexíveis e devem adequar o tipo de liderança à situação, envolvendo fatores contingenciais ambientais e fatores contingenciais do subordinado. (CERTO)

     

  • Teoria do Recurso Cognitivo

    – A experiência de vida do líder é mais importante para o bom desempenho em situações de alta tensão.

    – Em situações de baixa tensão, a inteligência do líder é mais importante para o bom desempenho que a experiência.

  • Teoria dos Traços de Personalidade (Grande Homem), Carlyle, 1910: é uma teoria mais antiga de liderança. Ela diz que existem traços, características natas do indivíduo, que o habilitam a exercer a liderança. Hoje, sabe-se que esta teoria é infundada, pois não existe um único estilo de liderança que seja, por natureza, superior aos demais.

    A teoria dos traços de liderança tem a ideia de que poderíamos analisar o potencial de uma pessoa como líder apenas analisando suas características pessoais, sem vê-la em ação.

    Seriam analisadas características pessoais, intelectuais, emocionais e físicas de líderes conhecidos.

     

     

    Estilos de Liderança de Likert.

    O modelo desenvolvido por Rensis Likert no seu best seller New Patterns of Management, e ainda hoje amplamente divulgado e utilizado, divide os estilos de liderança em quatro tipos diferentes consoante o grau de uso de autoridade pelo líder, nomeadamente: Autoritário Coercivo ou Autoritário-Forte, Autoritário-Benevolente, Consultivo e Sistema, Participativo.

    Liderança Orientada para Tarefas: Autoritário Coercivo ou Autoritário-Forte, Autoritário-Benevolente

    Autoritário Coercivo ou Autoritário-Forte: O gestor administra com mão-de-ferro e as decisões são tomadas na cúpula da hierarquia, não se fazendo uso de qualquer tipo de feedback.

    Autoritário-Benevolente: O gerente apresenta-se mais sensível às necessidades dos subordinados. Nesse sistema o líder toma as decisões, mas permite que os subordinados tenham alguma liberdade e flexibilidade para execução de suas tarefas. O processo de decisão ainda é centralizado, mas existe já alguma delegação de autoridade.

    Liderança Orientada para as Pessoas: Consultivo e Sistema, Participativo.

    Consultivo: A cúpula ainda mantém o controle, mas pratica a consulta aos níveis inferiores da hierarquia. Neste sistema, o líder consulta os subordinados para estabelecer os objetivos, metas e diretrizes da área, além de tomar as decisões baseadas nessa consulta.

    Participativo: É considerado o sistema ideal por incrementar no grupo um sentido de responsabilidade e motivação, tornando a equipe mais produtiva. Os subordinados têm participação total no processo de definição de metas e objetivos e na tomada de decisão. No entanto, para implementar esse tipo de liderança é necessário que a equipe apresente muita maturidade.

     

     

  • LiKert - Kuatro
  • II. Entre as teorias de estilo de liderança, também chamadas teorias comportamentais, pode-se citar a preconizada por Likert, que identifica apenas dois estilos: autocrático e democrático. ERRADO

     

    Kurt Lewin e demais autores na Universidade de Iowa estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes: autocrático, democrático e liberal. CORRETO

  • GAB.A.

    I e III.

    Teoria do recurso cognitivo = Teoria situacional = Situações de pressão.

    Likert identifica quatro estilos de liderança.

  • I 1) Teoria dos Traços de Personalidade:

     

    II Liderança Autocrática/ Liderança Democrática / Liderança Liberal (Laissez-faire)

    III Teoria do recurso cognitivo - FIEDLER

    Teoria sobre liderança que propõe que o estresse afeta desfavoravelmente a situação e que a inteligência e a experiência do líder influenciam a sua reação ao estresse.

    Embasamento de pesquisas:

    A inteligência do líder tem uma relação positiva com o desempenho sob baixa tensão e negativa com o desempenho sob alta tensão.

    A experiência do líder tem uma relação negativa com o desempenho sob baixa tensão e positiva com o desempenho sob alta tensão.

    CORRETAS I E III

  • O erro da II está no final: "autocrático e democrático".

    Deveria ser: "foco técnico e foco nas pessoas".

    Fonte: ESCORSIN, Ana Paula. Liderança e desenvolvimento de equipes 2017.