SóProvas


ID
1727239
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução, bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores. Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar

Alternativas
Comentários
  • O Balanced Scorecard (BSC) é um dos vários Sistemas de Medição do Desempenho. Ele procura traduzir a visão e
    a estratégia da organização em objetivos, medidas (ou indicadores), metas e iniciativas sob a óptica de quatro perspectivas distintas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. A prática do BSC pelas organizações e a
    necessidade do desdobramento da estratégia na definição de objetivos, indicadores, metas e iniciativas mostrou que essa etapa tornou-se um valioso instrumento para assegurar a aprendizagem estratégica por todos na organização.

  • Balanced Scorecard – BSC, sugere uma formatação que ajuda no alinhamento estratégico da empresa. O alinhamento em questão é fundamental para a obtenção da produtividade em termos de resultados pois cria uma vinculação entre as premissas e diretrizes estratégicas e os indicadores que irão dar consistência ao modelamento. Tal situação ocorre também no processo de gestão da ISO 9001 quando alinhamentos a POLÍTICA DA QUALIDADE com os OBJETIVOS DA QUALIDADE por meio dos indicadores.

    Ao iniciar o processo do Planejamento Estratégico na Empresa não se esqueça do BSC como ferramenta de concepção, controle e acompanhamento de diretrizes e projetos. Bom plano, bom trabalho e ótimos resultados.

  • Letra (a)


    Segundo Kaplan e Norton (2004), o sistema de gestão de desempenho Balanced Scorecard (BSC) proporciona uma visão abrangente do desempenho da empresa, pois contempla tanto indicadores financeiros quanto não financeiros. Isso facilita o acompanhamento dos resultados, objetivando alcançar as metas traçadas.


    O BSC é composto por quatro perspectivas (KAPLAN; NORTON, 1996):


    i) perspectiva financeira: observar como a empresa é vista pelos acionistas;

    ii) perspectiva do cliente: considerar a satisfação do cliente;

    iii) perspectiva dos processos internos: focar os processos de negócios, que atendem acionistas e clientes;

    iv) perspectiva de aprendizagem e crescimento: inovar através de pessoas.


  • Mas o BSC não é utilizado para Planejamento Estratégico e sim para implementação da estratégia. Mais uma questão mal formulada dessa banca terrível, a Cespe mesmo com todas as dificuldades é infinitamente melhor.

  • Sinto discordar, nobre Luiz, mas o BSC tem a ver, sim, com planejamento estratégico, por meio do:

    Mapa Estratégico: a estratégia da organização é descrita pelos objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem/Conhecimento); e do
    - Objetivo Estratégico: o que deve ser alcançado e o que é crítico para que a organização logre sucesso.

    Gabarito LETRA "A".

  • Caro, Luiz Mafra, eu também descartei o BSC na primeira leitura pela mesma conclusão que você: O BSC não é uma ferramenta de planejamento estratégico. No entanto, em uma segunda leitura mais atenta do enunciado percebi que a banca fala em "implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico" e "Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar".

     

    Daí pensei em dar uma interpretação mais "abrangente" ao enunciado e aplicar ao enunciado o seguinte raciocínio "Esta Instituição já tem seus objetivos estratégicos definido e quer usar uma metodologia (ferramenta) que se alinhe ao seu planejamento estratégico para viabilizar os resultados, ou seja, para gerenciar a execução do planejamento", vi que nesta linha de raciocínio o BSC era a ferramenta adequada, já que nenhuma das outras alternativas atendia integralmente os 3 objetivos que se pretendia concatenar na mesma ferramenta.

     

    Reconheço que a redação da questão é horrível, mas parece que foi feita intencionalmente para atrapalhar. Assim, meu amigo, o negócio é ligar o desconfiômetro com a FCC e partir para a luta!

  • O BSC é usado para implementação (e não para formulação) da estratégia.

     

    "Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico visando [...]"

     

    Bons estudos!!!

  • Gabarito A

     

     

    (SIM - é um conjunto equilibrado de indicadores financeiros e Não financeiros)

    São 4 os indicadores do BSC (nessa ordem)

    1- Perspectiva Financeira

    2- Perspectiva do Cliente

    3- Processos Internos

    4- Aprendizagem e Crescimento (ou inovação)

  • Letra A.

     

    Traduzindo o enunciado da FCC:

    Imagine que uma determinada entidade integrante da Administração Pública pretenda implementar uma metodologia de Planejamento Estratégico (BSB) visando à melhoria dos serviços disponibilizados ao cidadão (CLIENTES) e o alinhamento com as políticas públicas determinadas para sua execução (FINANCEIRO/RECURSOS), bem como a avaliação de desempenho dos seus colaboradores (PROCESSOS INTERNOS/APRENDIZADO). Entre as ferramentas disponíveis e consagradas para o atingimento dos objetivos almejados, poderá utilizar:

  • peguei no qc:

     

     

    Falou em BSC Processe a FCC pq essa banca coloca como SWOT.

    Processos Internos, Financeira, Clientes, Crescimento e Aprendizagem.

    BSC é método de diagnostico estratégico e é um dos indicadores de desempenho.

     

    Esclarece o objetivo estratégico e identifica um pequeno número de FATORES CRÍTICOS. Essa ferramenta de LONGO PRAZO estabelece que a organização é avaliada sob a ótica de 4 perspectivas básicas: Processos Internos, Financeira, Clientes, Crescimento e Aprendizagem.

     

     

    Paludo cita os princípios do BSC:

    Traduzir a estratégia em guias operacionais.

    Alinhar a organização à estratégia.

    Transformar a estratégia em tarefa de todos.

    Converter a estratégia em processo contínuo.

    Mobilizar a mudança por meio da liderança executiva

  • Comentário das outras questões erradas

     

    b) Não é a gestão por competências que faz o alinhamento da missão, visão e estratégias de atuação da organização. Vimos que isso é um mecanismo do Balanced Scorecard ( BSC ) . A gestão por competências é um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que são capazes de agregar valor à pessoa e à organização. O modelo da gestão por competências é baseado nas competências que têm como diretriz o direcionamento pelo autodesenvolvimento, possibilitando um diagnóstico capaz de demonstrar as reais necessidades do trabalho. O foco é a pessoas, o capital humano. Errado

     

    c) O BMP − Business Process Management é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas. O BPM tem como intuito trazer à tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo. A vantagem do BMP é a melhoria contínua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes. Assim, o BMP não indica resultados que poderão ser alcançados em diferentes cenários projetos. O planejamento por cenários é uma ferramenta que usamos no processo de planejamento. Errado

     

    d) O ciclo PDCA não possui foco no enxugamento organizacional ( downsizing) . São duas tecnologias gerenciais distintas. O ciclo PDCA é uma ferramenta que busca fazer certo da primeira vez. Esse método é utilizado para controlar e melhorar as atividades de um processo. Visa maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços. Já o downsizing é uma ferramenta que promove a redução de níveis hierárquicos e enxugamento organizacional e transfere atividades operacionais não essenciais para terceiros ( terceirização ). Errado

     

    e) O Método do Caminho Critico (CPM - Critical Path Method) é um dos vários métodos de análise de planeamento de projetos. O CPM está diretamente ligado no planejamento do tempo, com o objetivo de minimizar o tempo da duração total do projeto. Logo não está associado a identificar desafios e oportunidades da organização. Errado

     

    Gabarito: LETRA A

     

    Professor Melzac

  • GABARITO: LETRA A

    O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão de desempenho, que pode ser utilizada pelos gestores para medir o desempenho dos colaboradores, acompanhar e controlar a execução das metas pela equipe e verificar se estão caminhando no sentido correto para alcançar o objetivo central da organização. O objetivo do BSC é identificar as ações que devem ser tomadas para alcançar melhores resultados para organização e monitorar as consequências decorrentes dessas ações.

    Para MARTINS et al. (2010):

    De acordo com Kaplan e Norton (1997), o BSC é um instrumento que mede o desempenho organizacional em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento), permitindo que a organização acompanhe o desempenho financeiro, monitore e ajuste a estratégia. [...] (p. 23)

  • Quando se trata de Administração Publica não há que se falar em dinheiro (financeiro), portanto, é não financeiro. Na administração privada sim se visa o financeiro.