SóProvas


ID
1728154
Banca
ESAF
Órgão
ESAF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia com atenção o texto abaixo.

      Este livro pretende demarcar uma área de pesquisa e reflexão dentro da antropologia contemporânea. Esta tem hoje tantas possibilidades, tornando-se um campo de conhecimento de tal forma rico e complexo, que não é mais possível a figura do generalista capaz de dominá-la em seus vários ramos e tendências. A própria antropologia social, aparentemente uma subárea, já abriu tantos espaços e produziu uma bibliografia tão vasta que é incomum encontrar profissionais que, por exemplo, se movam com familiaridade do estudo de sociedades indígenas sul-americanas para a problemática do meio urbano com toda a sua diversidade ou mesmo para as discussões sobre campesinato, trabalhadores rurais etc. No entanto, permanece, como ponto aglutinador e condensador, uma problemática teórica, às vezes deixada de lado ou marginalizada. Os nomes podem variar, assim como as ênfases, mas a questão da unidade e continuidade dos sistemas sociais permanece sendo referência central da disciplina. Quer se privilegie o consenso ou o conflito, quer se parta do indivíduo ou da sociedade e/ou cultura, estamos sempre lidando com o dilema da estabilidade e da descontinuidade. Como se estabelecem pactos? Como se efetiva a dominação? De que forma são socializados e incorporados os indivíduos? Como é possível exercer o poder e que padrões de reciprocidade sustentam redes de relações sociais? 

                                                          (Adaptado de Gilberto Velho, Individualismo e cultura: notas para

                                                               uma Antropologia da Sociedade Contemporânea, 2004, p. 7). 

 A partir das ideias do texto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as inferências a seguir.

( ) A antropologia social é um ramo recente da antropologia.

( ) A antropologia social ainda não definiu com clareza seu objeto.

( ) São poucos os pesquisadores familiarizados com todos os temas da antropologia social.

( ) A relação entre estabilidade e descontinuidade dos sistemas sociais é um problema teórico central da antropologia social.

( ) A antropologia social estuda, sobretudo, as relações de poder.

A sequência correta é:



Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    F F V V F


    Comentário ref. as incorretas:


    A)  O autor não expõe ser um ramo recente, mas apenas relata sobre alguns dilemas e problemáticas desta área da antropologia.

    B) Há uma extrapolação. Veja que no texto o autor relata apenas o seguinte:

    "já abriu tantos espaços e produziu uma bibliografia tão vasta que é incomum encontrar profissionais que, por exemplo, se movam com familiaridade do estudo de sociedades indígenas sul-americanas para a problemática do meio urbano com toda a sua diversidade ou mesmo para as discussões sobre campesinato, trabalhadores rurais etc"

    E)  Aqui novamente há uma extrapolação. O examinador induz o candidato a marcar como verdadeira, pois ao final do texto faz alguns questionamentos acerca de "poder", mas em momento algum o autor do texto retrata ser o poder o foco principal de estudo da antropologia social.


    BONS ESTUDOS!!

  • Comentário das corretas:

    São poucos os pesquisadores familiarizados com todos os temas da antropologia social. 

    "A própria antropologia social, aparentemente uma subárea, já abriu tantos espaços e produziu uma bibliografia tão vasta que é incomum encontrar profissionais que, por exemplo, se movam com familiaridade do estudo de sociedades indígenas sul-americanas para a problemática do meio urbano com toda a sua diversidade ou mesmo para as discussões sobre campesinato, trabalhadores rurais etc."


    A relação entre estabilidade e descontinuidade dos sistemas sociais é um problema teórico central da antropologia social.

    "No entanto, permanece, como ponto aglutinador e condensador, uma problemática teórica, às vezes deixada de lado ou marginalizada. Os nomes podem variar, assim como as ênfases, mas a questão da unidade e continuidade dos sistemas sociais permanece sendo referência central da disciplina. Quer se privilegie o consenso ou o conflito, quer se parta do indivíduo ou da sociedade e/ou cultura, estamos sempre lidando com o dilema da estabilidade e da descontinuidade"

  • Somente com as duas primeiras proposições, já dava para responder a questão... 

  • Comentário sobre a inferência: "A antropologia social é um ramo recente da antropologia" - FALSO

    Justificativa: O texto afirma que há uma vasta bibliografia sobre o tema, portanto, não pode ser uma ramo novo de estudos: "A própria antropologia social, aparentemente uma subárea, já abriu tantos espaços e produziu uma bibliografia tão vasta que é ..."

  • sobre a alternativa E tem-se que prestar atenção no conceito do advérbio "sobretudo", o qual quer dizer "principalmente". As relações de poder são estudadas assim como aquelas todas indagações feitas no final do texto. Então não são o estudo principal.

  • Não entendi porque a primeira opção é falsa se e o texto classifica a antropologia social como um ramo da antropologia contemporânea.

    Contemporâneo = mesmo tempo ou  atual

    logo, um tema da dentro da antropologia contemporânea é recente em relação a antropologia (geral, não contemporânea).

    Alguém mais com essa dúvida? Ou podem me explicar de forma mais clara?