SóProvas


ID
1728691
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palavra alucinação significa, em linguagem médica, percepção sem objeto, isto é, a pessoa em processo de alucinação percebe coisas sem que elas existam. As alucinações podem aparecer espontaneamente no ser humano em casos de psicoses ou pelo uso de determinadas substâncias ou drogas alucinógenas. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Alguns dos alucinógenos agem em doses muito pequenas e praticamente só atingem o cérebro e, portanto, quase não alteram nenhuma outra função do corpo: são os alucinógenos primários. Mas existem outras drogas que também são capazes de atuar no cérebro, produzindo efeitos mentais, mas somente em doses que afetam de maneira importante várias outras funções: são os alucinógenos secundários. No Brasil, a planta popularmente conhecida como trombeta (Datura suaveolens) sintetiza uma substância categorizada como alucinógeno secundário, denominada:

Alternativas
Comentários
  • Brilhante comentário abaixo!
  • Gabarito: Alternativa C


    BRUGMANSIA SUAVEOLENS: conhecida, entre muitos outros, pelos nomes comuns de trombeta e canudo, é um arbusto do género Brugmansia da família Solanaceae, utilizada como planta ornamental devido às suas grandes flores fragrantes. As suas folhas e flores são usadas em medicina tradicional como fitoterápicos para combater distúrbios intestinais e doenças de pele e como enteógeno e alucinógeno, em geral por infusão.


    TAXONOMIA: A espécie foi inicialmente herborizada no Brasil e descrita por Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland, mas formalmente descrita e publicada por Carl Ludwig Willdenow em 1809 sob o binome DATURA SUAVEOLENS em Hortus suburbanus Londinensis 41. 1818.


    Todas as partes das plantas de Brugmansia suaveolens são tóxicas para as pessoas e para a maioria dos vertebrados, com as sementes e as folhas a serem particularmente perigosas para os humanos. Tal como acontece com outras espécies do género Brugmansia, B. suaveolens é rica em escopolamina (hioscina), hiosciamina, atropina e diversos outros alcalóides tropânicos.


    EFEITOS DA INGESTÃO: podem incluir paralisia da musculatura lisa, confusão, taquicardia, boca seca, diarreia, alucinações visuais e auditivas, midríase, aparecimento rápido de cicloplegia e morte.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brugmansia_suaveolens#Propriedades_fitoterap.C3.AAuticas_e_alucinog.C3.A9nicas

  •  a) THC é o principal componente da canabis sativa. 

     b) psilocibina está presente nos cogumelos alucinógenos 

     c)

     d) DMT presente no cipó caapi, muito usado pra ayahuaska

     e) mescalina está presente no peyote(lophophora williamsii)

  • GAB C

    Escopolamina ou Hioscina, é um dos principais agentes anticolinérgicos e antiespasmódicos, dos derivados dos alcalóides da Beladona. A Escopolamina é um alcalóide encontrado em plantas da família das Solanaceae, a exemplo da atropina, que age como bloqueador colinérgico, nos receptores muscarínicos da acetilcolina, apresentando efeitos antidismenorréico, antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso.

  • A - THC. = Cannabis Sativa

    B - psilocibina. = cogumelos com propriedades alucinógenas, sendo que a maioria pertence aos gêneros PcilocybePanaeolus e Pluteus.

    C - escopolamina. = Trombeta (brugmansua suaveolens), sintetiza também Hiosciamina.

    D - DMT. = Mimosa tenuiflora (Jurema), Psychotria Viridis (chacrona), Banisteriopsis caapi (cipó)

    E - mescalina. = Lophophora Milliamsii (peiote) cacto