SóProvas



Questões de Drogas


ID
169612
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O MDMA (metilenedioxi-metanfetamina) mais conhecido como ecstasy é uma droga popular. Um de seus efeitos é bloquear a reabsorção da serotonina, um neurotransmissor, causando sensação de euforia e bem-estar. Neurotransmissores como a serotonina

Alternativas
Comentários
  • Os neurotransmissores peptídeos são compostos por grandes moléculas guardadas e liberadas em grânulos secretores. A serotonina é uma substância chamada de neurotransmissor e existe naturalmente em nosso cérebro e, como tal, serve para conduzir a transmissão de uma célula nervosa (neurônio) para outra. A produção desse tipo de neurotransmissor se dá no reticulo endoplasmático rugoso do corpo celular do neurônio. E seguida à sua síntese, são clivados no aparelho de Golgi, passando a serem neurotransmissores ativos, sendo estes, secretados pelos grânulos secretores e encaminhados ao terminal neuronal para, futuramente, serem liberados na fenda sináptica.


    Alternativa correta: B



ID
688597
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A força dos fluidos do globo ocular contra a superfície interna do olho resulta em pressão intraocular normal entre 30 a 45 mmHg. Em indivíduos com glaucoma, essa pressão pode aumentar até 70 mmHg por causa da drenagem deficiente do humor aquoso produzido continuamente pelo olho. Considerando-se a ação das drogas sobre a pressão de fluidos no organismo, é CORRETO afirmar:

Alternativas

ID
1077505
Banca
VUNESP
Órgão
Faculdade Cultura Inglesa
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Faz um mês que Lucas deixou de usar sedativos. Ao nascer, o franzino bebê, agora com quatro meses, era agitado, chorava muito, sofria tremores e taquicardia, sintomas da abstinência. Lucas é filho de uma usuária de crack e “consumiu” a droga durante os sete meses de vida uterina. Nasceu prematuro, com apenas 1,8 kg. A operação policial iniciada em 3 de janeiro jogou luz sobre as dezenas de grávidas dependentes que perambulam pelo cen- tro paulistano atrás da droga.

Sobre o consumo de crack durante a gravidez, é correto afirmar que;

Alternativas
Comentários
  • a) bebês gerados por usuárias de crack tornam-se dependentes  de sedativos por toda a vida

    Nao existe esta relação-causa

    b) bebês gerados por usuárias de crack apresentam sintomas  da abstinência do crack até os primeiros sete meses de vida

    Mulheres que fizeram uso até final da gravidez podem fazer o bebê sofrer de abstinência. É um quadro típico da falta de droga. É possível encontrar uma criança mais irritada. Têm relatos de bebês nascendo com esse tipo de comportamento.”
    A neonatologista Saskia Fekete comenta que a síndrome da abstinência do crack não é um fator muito importante diante dos demais problemas, até porque o crack não é um narcótico e sim estimulante. “O bebê pode sofrer um pouco de abstinência e tremores, mas não é um problema comum.”

    c)   mulheres que usam crack nesse período certamente geram  crianças que serão, no futuro, adultos usuários de crack

    Filhos de usuários de drogas têm propensão maior de desenvolver a dependência. É claro que tem fator genético. Não é só isso que determina. Há casos de filhos de usuários que nunca usaram drogas e nem vão usar. Mas há mais usuários entre os filhos deles em comparação com os filhos de pessoas que não têm dependência.

    d) o consumo de crack nesse período não causa efeitos a longo  prazo nos bebês

    As complicações dependem do tipo de usuário. Há mulheres que fazem uso constante da droga e outras, com algum espaço de tempo. Há ainda outros fatores que podem interferir na gestação e que estão em estudos. O certo é que o crack não tem uma síndrome típica, como o álcool. Os comprometimentos vão desde baixo peso até o risco de infarto e deficiência mental. Sem contar que muitos fetos ficam viciados durante a gestação e após o nascimento sofrem com a abstinência da droga.

    Gabarito: E

    fonte: ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)
    http://www.antidrogas.com.br/mostraartigo.php?c=2444&msg=%B4Filho%20do%20crack%B4%20pode%20infartar%20ainda%20beb%EA

  • Durante a gestação, mãe e bebê possuem uma ligação íntima através da placenta. Por ela, o bebê recebe da mãe oxigênio e nutrientes e passa para ela as excretas nitrogenadas e o gás carbônico. Essas trocas acontecem por difusão, pois os vasos sanguíneos de ambos estão muito próximos. Assim, outras substâncias, como medicamentos e drogas consumidas pela mãe podem chegar até o bebê, que indiretamente também consome a substância ilícita. É importante que a mulher grávida faça o pré-natal e evite álcool e outras drogas, além de não usar medicamentos sem prescrição médica.


    Letra E correta.



ID
1119841
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à entomologia forense, julgue o item que se segue.

Dependendo da identificação dos insetos, pode-se inferir a origem da maconha apreendida.

Alternativas
Comentários
  • Com base na identificação de pedaços de insetos coletados no meio da erva, pode-se indentificar a origem de maconha apreendida.

    http://www.unbciencia.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=216:insetos-revelam-origem-da-maconha-apreendida-no-df&catid=55:biologia-animal


ID
1354324
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Cannabis sativa é a droga ilícita mais consumida no mundo. Estas plantas são dioicas e seus frutos apresentam uma semente. Dessa forma, é possível prever que se trata de uma:

Alternativas
Comentários
  • As angiospermas produzem raiz, caule, folha, flor, semente e fruto. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas "novidades": as flores e os frutos.

    Espécie dioica (do grego oikos, que significa casa) àquela em que os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes. Quando as flores apresentam tanto gineceu quanto androceu, são chamadas de flores monóclinas. Quando apresentam apenas o gineceu, recebem o nome de flores carpeladas e quando apresentam somente o androceu são chamadas de flores estaminadas. Por fim, as plantas que apresentam indivíduos masculinos, apenas com flores estaminadas, e indivíduos femininos, apenas com flores carpeladas, são chamadas de plantas dióicas.


ID
1540504
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A professora de Ciências, preocupada com a grande ingestão de bebidas alcoólicas por adolescentes, propôs um trabalho em grupo para que pesquisassem os riscos do etanol para o organismo. Seus alunos aprenderam que o etanol é formado por pequenas moléculas que são rapidamente absorvidas após a ingestão. Dentre os órgãos que podem ser dani?cados, é possível citar:

Alternativas
Comentários
  • A única opção que tinha fígado kkkkkkkkk.


ID
1728691
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A palavra alucinação significa, em linguagem médica, percepção sem objeto, isto é, a pessoa em processo de alucinação percebe coisas sem que elas existam. As alucinações podem aparecer espontaneamente no ser humano em casos de psicoses ou pelo uso de determinadas substâncias ou drogas alucinógenas. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Alguns dos alucinógenos agem em doses muito pequenas e praticamente só atingem o cérebro e, portanto, quase não alteram nenhuma outra função do corpo: são os alucinógenos primários. Mas existem outras drogas que também são capazes de atuar no cérebro, produzindo efeitos mentais, mas somente em doses que afetam de maneira importante várias outras funções: são os alucinógenos secundários. No Brasil, a planta popularmente conhecida como trombeta (Datura suaveolens) sintetiza uma substância categorizada como alucinógeno secundário, denominada:

Alternativas
Comentários
  • Brilhante comentário abaixo!
  • Gabarito: Alternativa C


    BRUGMANSIA SUAVEOLENS: conhecida, entre muitos outros, pelos nomes comuns de trombeta e canudo, é um arbusto do género Brugmansia da família Solanaceae, utilizada como planta ornamental devido às suas grandes flores fragrantes. As suas folhas e flores são usadas em medicina tradicional como fitoterápicos para combater distúrbios intestinais e doenças de pele e como enteógeno e alucinógeno, em geral por infusão.


    TAXONOMIA: A espécie foi inicialmente herborizada no Brasil e descrita por Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland, mas formalmente descrita e publicada por Carl Ludwig Willdenow em 1809 sob o binome DATURA SUAVEOLENS em Hortus suburbanus Londinensis 41. 1818.


    Todas as partes das plantas de Brugmansia suaveolens são tóxicas para as pessoas e para a maioria dos vertebrados, com as sementes e as folhas a serem particularmente perigosas para os humanos. Tal como acontece com outras espécies do género Brugmansia, B. suaveolens é rica em escopolamina (hioscina), hiosciamina, atropina e diversos outros alcalóides tropânicos.


    EFEITOS DA INGESTÃO: podem incluir paralisia da musculatura lisa, confusão, taquicardia, boca seca, diarreia, alucinações visuais e auditivas, midríase, aparecimento rápido de cicloplegia e morte.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Brugmansia_suaveolens#Propriedades_fitoterap.C3.AAuticas_e_alucinog.C3.A9nicas

  •  a) THC é o principal componente da canabis sativa. 

     b) psilocibina está presente nos cogumelos alucinógenos 

     c)

     d) DMT presente no cipó caapi, muito usado pra ayahuaska

     e) mescalina está presente no peyote(lophophora williamsii)

  • GAB C

    Escopolamina ou Hioscina, é um dos principais agentes anticolinérgicos e antiespasmódicos, dos derivados dos alcalóides da Beladona. A Escopolamina é um alcalóide encontrado em plantas da família das Solanaceae, a exemplo da atropina, que age como bloqueador colinérgico, nos receptores muscarínicos da acetilcolina, apresentando efeitos antidismenorréico, antiarrítmico, antiemético e antivertiginoso.

  • A - THC. = Cannabis Sativa

    B - psilocibina. = cogumelos com propriedades alucinógenas, sendo que a maioria pertence aos gêneros PcilocybePanaeolus e Pluteus.

    C - escopolamina. = Trombeta (brugmansua suaveolens), sintetiza também Hiosciamina.

    D - DMT. = Mimosa tenuiflora (Jurema), Psychotria Viridis (chacrona), Banisteriopsis caapi (cipó)

    E - mescalina. = Lophophora Milliamsii (peiote) cacto


ID
3157165
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de droga lícita.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    O que são tranqüilizantes ou ansiolíticos?

    São medicamentos que têm a propriedade de atuar sobre a ansiedade e tensão. Estas drogas foram chamadas de tranqüilizantes, por acalmarem a pessoa estressada, tensa e ansiosa. Atualmente, prefere-se designar esses tipos de medicamentos pelo nome de ansiolíticos, ou seja, que "destroem" (lise) a ansiedade. Também são utilizadas no tratamento de insônia e nesse caso também recebem o nome de drogas hipnóticas, isto é, que induzem sono. Os ansiolíticos mais comuns são substâncias chamadas benzodiazepínicos, que aparecem em medicamentos como Valium®, Librium® , Lexotam® , Dormonid® etc

    Fonte: https://www2.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/ansioliticos.htm

  • Facil demais!


ID
3233257
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ação fisiológica de drogas como o crack e a cocaína, resumidamente, é explicada pelo bloqueio de canais de recaptura de neurotransmissores, como a dopamina, por exemplo. A presença de dopamina na sinapse neural por um tempo prolongado confere as alterações nas sensações e no comportamento do usuário.

Tendo em vista a propagação do impulso nervoso nos neurônios cerebrais humanos, é correto afirmar que a ação do crack e da cocaína ocorre

Alternativas

ID
3307819
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na última década, a discussão em torno da legalização de certas drogas, principalmente a maconha, levou a grandes discussões sociais, com argumentos favoráveis em cada um dos lados. Sobre este assunto, leia as afirmações abaixo:

I. Essas políticas de liberalização entraram em vigor depois de tentativas frustradas mundiais de combate às drogas, levando muitas pessoas à morte nestes conflitos.

II. O recolhimento de impostos por parte do governo pode não ser um incentivo para a liberalização de certas drogas, a preocupação primordial é o bem estar da população.

III. O tabaco e o álcool são liberados pois não colocam pessoas e nem a sociedade em perigo, como afirmam estudos.

V. A maioria dos países optou por liberar o uso de drogas recreativas consideradas mais leves e com efeito terapêutico, como o gênero Cannabis.

Assinale a alternativa que contenham as afirmações corretas:

Alternativas

ID
3542497
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Como se sabe, as drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras. Das substâncias abaixo, assinale aquela que apresenta um efeito depressor:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Drogas estimulantes do sistema nervoso central:

    Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.

    Algumas delas são:

    nicotina

    cafeína

    anfetamina

    cocaína

    crack

    merla

    Drogas depressoras do sistema nervoso central:

    Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos.

    Algumas delas são:

    álcool

    inalantes/solventes

    soníferos

    ansiolíticos

    antidepressivos

    morfina

    Drogas perturbadoras do sistema nervoso central:

    São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Grande parte destas substâncias é proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino.

    Algumas delas são:

    maconha

    haxixe

    ecstasy

    cogumelo

    LSD

    medicamentos anticolinérgicos.

    fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/drogas/classificacao-das-drogas.htm

    Bons estudos!!


ID
3758242
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Substâncias psicotrópicas como a maconha e o ecstasy são classificadas como perturbadoras do sistema nervoso central porque ambas agem alterando a atividade das células nervosas, fazendo com que o usuário perceba a realidade de uma maneira distorcida.
Analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.

I. Substâncias psicotrópicas como a maconha e o ecstasy são classificadas como perturbadoras do sistema nervoso central;
II. Substâncias perturbadoras do sistema nervoso central agem alterando a atividade das células nervosas, fazendo com que o usuário perceba a realidade de uma maneira distorcida.

Alternativas

ID
3798613
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014, são realizados testes anti-doping nos atletas, em busca de substâncias estimulantes, como as anfetaminas, utilizadas para melhorar o desempenho de forma artificial. Essas substâncias são, em geral, ingeridas por via oral ou então injetadas diretamente na corrente sanguínea do indivíduo. O modo mais comum de detectá-las é por meio do exame da urina ou do sangue dos atletas.

Considerando as duas formas de utilização dessas substâncias dopantes, o exame de urina pode ser um método eficiente na detecção

Alternativas

ID
3862456
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

São exemplos de drogas lícitas:

Alternativas
Comentários
  • Os benzodiazepínicos (diazepam, alprazolam, midazolam, etc) são medicamentos hipnóticos e ansiolíticos bastante utilizados na prática clínica.


ID
3995422
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia a notícia abaixo.

“O governo uruguaio publicou, nesta quarta-feira (4), a regulamentação para o mercado de maconha para uso medicinal e para pesquisa científica, uma nova fase na implementação da lei que legalizou a droga e que se completará com a venda de maconha para uso recreativo em farmácias”.

Fonte:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/02/uruguairegulamenta-lei-para-maconha-de-uso-medicinal.html

Considerando o uso medicinal da maconha, podemos afirmar que:

Alternativas

ID
4003012
Banca
Cepros
Órgão
CESMAC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo informações no site da polícia federal brasileira, 79,2 toneladas de cocaína foram apreendidas, em 2018, e 39,3 toneladas, em 2019. O consumo desse entorpecente, entre outros efeitos, provoca em seus usuários:

Alternativas
Comentários
  • CocaínaÉ uma droga semissintética. Ela inicia sua ação causando aumento da autoestima, em seguida causa perda de apetite, insônia e cansaço. Pode causar alterações neuropsicológicas, com prejuízo das funções cerebrais.

    Mas tbm Estimulantes. Causam uma espécie de aceleração do funcionamento do corpo

    No meu entender questão mal elaborada.


ID
4018390
Banca
INEP
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A venezuelana Jacqueline Saburido tinha apenas 20 anos quando uma batida de trânsito mudou sua história. O carro em que voltava para casa foi atingido de frente por um motorista bêbado e pegou fogo. O acidente foi registrado nos Estados Unidos. Sentada no banco do passageiro, ela nunca mais reconheceria o próprio rosto. Ela sofreu queimaduras de terceiro grau em mais de 60% do corpo. Jacqui, como era conhecida, morreu na semana passada aos 40 anos, em decorrência de um câncer. Sua voz e suas marcas viraram símbolos da luta contra a mistura de álcool e direção em vários países.

Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/quem-era-jacqui-saburido-simbolo-da-luta-contra-alcool-e-direcao-apos-perder-o-rosto-emacidente,6d0a7dd89f68c3ff286ccedebcbf7d7fu24aynxw.html. Acesso em: 25 abr. 2019.

Com relação aos efeitos do álcool no organismo, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
4120525
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Segundo dados do III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira de 2017, um milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos relatou que, nos últimos 30 dias, consumiram bebidas alcoólicas em binge, que representa a ingestão de 5 doses de álcool para os homens e 4 doses para as mulheres em um espaço de duas horas.

(https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34614- pag.83 - adaptado)


Os efeitos desse tipo de consumo de álcool são

Alternativas

ID
5015659
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No tocante às drogas, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Drogas são substâncias exclusivamente naturais que modificam as funções normais de um organismo.

II – As drogas são comumente chamadas de narcóticos ou entorpecentes.

III – Anfetaminas e maconhas são exemplos de drogas naturais.

Alternativas

ID
5015662
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ainda no que tange às drogas, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma droga sintética:

Alternativas
Comentários
  • Psilocibina é o princípio ativo dos cogumelos, portanto natural.

  • Vamos às drogas sintéticas!

    Chamadas tb de NSP - Novas Substâncias Psicoativas.

    Fenciclidina (PCP) que é um anestésico que no Brasil é de uso restrito veterinário. Chamado de PCP ou Pó de Anjo tem efeitos depressores, estimulantes e também analgésicos e alucinógenos. É um antagonista do tipo NMDA, porém também altera o sistema dopaminérgico que é responsável pela sensação de prazer.

    Ketamina veio com a intenção de substituir a Fenciclidina (PCP), pois tem menos perigo de depressão respiratória. Muito encontrado em comprimidos de Ecstasy como adulterante. Em geral é injetável, porém evaporam o líquido para usar o pó. Causam amnésia e é muito utilizado em casos de estupro. Tem efeito mais fraco e mais curto em comparação com a Fenciclidina (PCP). Geralmente usado por aspiração ou ingerida e causa sedação, distorção visual, auditiva e sensações eróticas. Inibe a recaptação de dopamina, serotonina e norepinefrina. Causa sensação de dissociação do próprio corpo.

    GHB (Ác Gama Hidroxibutírico): Tanto o GHB quanto seus produtos de biotransformação são ativos e causam depressão do DNC. Conhecido como Ecstasy líquido ou Líquido X. Age liberando dopamina e está também ligado a casos de estupro. Geralmente é em pó, mas muito visto dissolvido em líquidos e tem um gosto levemente salgado. Efeito sinérgico com o alcool. O corpo produz GHB, então deve-se ter cautela na quantificação. A margem de segurança é pequena e por isso é comum casos de inconsciência e coma. Grande potencial de dependência.

    Derivados da Piperazina BZP (1-benzilpiperazina) e mCPP (meta-clorofenilpiperazina) são os principais. Encontrados misturados até mesmo 4 diferentes derivados da piperazina. Criado para ser antidepressivo, porém viram que o efeito é análogo às anfetaminas. Liberam serotonina e também inibem a recaptação. Liberação "pouca" de dopamina ok. Tem efeitos alucinógenos análogos ao LSD, ecstasy e mescalina.

    Canabinóides sintéticos por serem análogos ao THC apresentarão sintomatologia parecida. Conhecido como maconha líquida. Geralmente usado "puro" ou pulverizado em outras drogas, papéis, roupas... Exemplo é o K4 que tem efeito em torno de 100x a mais que a maconha. Agem no mesmo receptores da maconha CB1 e CB2.


ID
5348314
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um problema crescente no Brasil, inclusive em cidades interioranas, é a dependência química do crack. O crack é um subproduto do processamento da cocaína que afeta o sistema nervoso central.

Sobre o crack, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
5421433
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na Química medicinal ou nas Ciências Farmacêuticas, toda substância bioativa, natural ou sintética, é classificada como droga, independente se os efeitos são benéficos ou não. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco é considerado uma epidemia, responsável pela morte evitável de mais de 8 milhões de pessoas no mundo a cada ano, dos quais cerca de 1,2 milhões de pessoas são fumantes passivos.

De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, marque a alternativa está INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, a família dos hidrocarbonetos e aromáticos são cancerígenos. Gabarito C.

  • Olá!

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Essa questão traz a informação da epidemia causada pelo tabaco, responsável por 8 milhões de mortes por ano que poderiam ser evitadas, e dentre dessas mortes, 1,2 milhões de pessoas são apenas como fumantes passivos. Pergunta-se qual alternativa está incorreta sobre o tabaco e seus componentes. A epidemia de tabaco causa mortes e doenças, sendo umas das maiores ameaças para a saúde pública e causando mais de 8 milhões de mortes por ano. O desenvolvimento econômico é diminuído pela morte prematura de usuários de tabaco, que limitam suas rendas familiares. Alguns países geram empregos para crianças no intuito de aumentar a renda familiar, porém elas podem adquirir a doença da folha verde do tabaco, consequência da absorção da nicotina pela pele no manuseio do tabaco. No fumo do tabaco, são encontrados mais de 7 mil produtos químicos, 250 destes são prejudiciais e no mínimo 69 causam câncer. O princípio ativo do tabaco é a nicotina, e os componentes também incluem derivados da nicotina, monóxido de carbono, alcatrão (substâncias irritantes: formaldeido, cetonas, ácido cianídrico, fenóis; e cancerígenas: benzopireno (HPA), formaldeido, níquel, nitrosaminas, acetaldeido e elementos radioativos) e aditivos, como nitratos, pertilizantes, inseticidas (DDT), entre outros. A nicotina pode levar ao derrame cerebral e infarto, pelo acúmulo de gordura e contração nas paredes das artérias que diminui a passagem do sangue. (Tabaco. Organização Pan-Americana da Saúde. Acesso em novembro de 2021; Drogas - Tabaco – Componentes. Acesso em novembro de 2021)


    Fonte da imagem: site pneumologia.med.br



    De acordo com os seus conhecimentos sobre esse assunto, marque a alternativa está INCORRETA.


    A) O tabaco possui substâncias que causam dependência química. Os componentes químicos presentes no tabaco são substâncias que causam dependência química. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    B) Nicotina (C10H14N2) é um composto ativo presente no tabaco. A nicotina é o princípio ativo do tabaco, e apresenta fórmula C10H14N2. Informação verdadeira. Opção incorreta.

    C) A única substância que está presente no tabaco e que não causa nenhum efeito maléfico, são os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), que são apenas substâncias flavorizantes. Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos são os principais causadores de câncer, então são substâncias que causam efeitos maléficos. Informação falsa. Opção CORRETA.

    D) O tabaco tem substância que causa ação estimulante nos seres humanos e que em altas concentrações tem efeito tranquilizante. O tabaco estimula o sistema nervoso causando efeito tranquilizante. Ele pode causar sensação de bem estar pela liberação de endorfina. Informação verdadeira. Opção incorreta.



    Gabarito do Professor: C