SóProvas


ID
172870
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise as afirmações a seguir, relativas à elaboração, acompanhamento e fiscalização do orçamento público no Brasil.

I. O projeto de lei orçamentária anual deverá ser encaminhado pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo até 31 de agosto do exercício financeiro corrente.

II. Os parlamentares poderão apresentar emendas ao projeto de lei orçamentária anual, desde que sejam compatíveis com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias.

III. O Presidente da República deverá sancionar o projeto de lei orçamentária aprovado pelo Congresso Nacional, estando impedido de vetá-lo, no todo ou em parte.

IV. O controle externo das contas públicas da União está a cargo do Congresso Nacional e será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  •  I – Correto. Segundoo  ADCT art. 35, §2º, III. Porém, ao invés de 4 meses antes do encerramento do exercício, o item indica a data respectiva do prazo.

    ADCT art. 35, §2º, III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

    II – Correto. Segundo o  art. 166, § 3º, I, da CF/88, "as emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias."

    III – Errado. O Presidente da República não está impedido de vetar o projeto de lei orçamentária. De acordo com o § 8º do art. 166 da CF/88, "os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa." Ou seja, o Presidente pode vetá-lo.

    IV – Correto. De acordo com o art. 71 da CF/88, o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. 

    *Ponto dos Concursos

  • A LOA será enviada pelo Presidente da República ao legislativo até 31/08 ou até 4 meses antes do término do exercício financeiro e será devolvida ao Presidente até 22/12 do respectivo ano para sanção ou veto.A LOA será proposta todos os anos , terá vigência por um ano e entrará em vigor no dia 1 de janeiro até 31/12 do ano posterior a sua proposta.

    O Presidente da República enviará o projeto da LOA com as suas respectivas receitas e despesas ao Congresso Nacional , que a enviará para a Comissão Mista de Orçamento.Essa terá a função de receber e deliberar as emendas parlamentares , ou seja as alterações do texto original.As emendas deverão ser ligadas a LDO e a PPA e com indicação da fonte do seu custeio , que podem ser 2 : 1-anulação de despesas , salvo despesas com pessoal , serviços da dívida e transferências tributárias para Estados , DF e Municípios ( tais exceções são denominadas de cláusulas de reserva ).2-Erro ou omissão de receita , que poderá se técnica ou legal . A partir desse poderá haver as emendas de apropriação , que modificam as receitas e despesas iniciais propostas pelo projeto da LOA.Caso haja as emendas será dado um parecer sobre o substituto , que é o texto original modificado pelas emendas , e enviado ao Congresso Nacional para votá-lo com quórum de exigência de Maioria Simples.Após isso o Congresso enviará o projeto até 22/12 para o Presidente vetar ou sancionar.

    O Presidente da República pode emendar a LOA por meio de mensagem presidencial até a votação na Comissão Mista de Orçamento , sendo que a fonte de custeio poderá ser por anulação de despesas e sem ressalva com as cláusulas de reserva

  • A II está incompleta, pois são três condições para os parlamentares apresentarem emendas à LOA, a saber:
    I - sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;
    II - indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:
    a) dotações para pessoal e seus encargos;
    b) serviço da dívida;
    c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; 
    III - sejam relacionadas:
    a) com a correção de erros ou omissões; ou
    b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.
  • Acertei por eliminação