-
Não entendi pq não poderia ser a d), vejam o que diz Ribas e Salim:
"Quando o mercado de RH está em oferta, observa-se grande quantidade de candidatos disponíveis para participar de processos seletivos, existindo excessiva competição pela vaga de emprego. Em decorrência da disputa por vaga e da dificuldade em conseguir emprego, observa-se uma tendência pelo rebaixamento das pretensões salariais. Devido ao medo do desemprego, também, os funcionários tendem a se fixar nos cargos (resultando em baixa rotatividade e redução no absenteísmo). Nessa situação, a orientação é pela sobrevivência, que faz com que o candidato aceite qualquer oferta de emprego"
-
Leonardo, na verdade a questão quer o MT em oferta, ou seja, quando há mais vagas disponíveis e menos candidatos no mercado. Desse modo, como há poucos candidatos procurando empregos e maior quantidade de vagas, eles voltam às atenções ao recrutamento interno e para políticas que fixem o pessoal no quadro de trabalho da organização.
-
Eu vejo assim para resolver as questões.
Quando o MT está em oferta, o mercado de RH está em procura.
Quando o MT está em procura, o mercado de RH está em oferta.
-
De acordo com Chiavenato(Gestão de Pessoas):
O que ocorre quando o Mercado de Trabalho está em oferta:
- Investimentos em recrutamento para atrair candidatos;
- Critérios de seleção mais flexíveis e menos rigorosos;
- Investimento em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos;
- Ofertas salariais estimulantes para atrair candidatos;
- Investimento em benefícios sociais para atrair candidatos e reter funcionários;
- Ênfase no recrutamento interno, como meio de fixar os funcionários atuais e dinamizar os planos de carreiras.
-
Questao podre. Se ha mais oferta de candidados no mercado por que entao recrutar internamente. Totalmente ilogico. Entao, se for o contrario, menos candidato externo, ai sim a empresa vai ao mercado contratar pra pagar mais caro por ele?
-
Atenção ao que se pede na questão...
[Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta]
Ou seja, ele fala do MRH em oferta, mas pergunta sobre o MT em oferta. Acredito que isso ocasionou a confusão para alguns.
-
Questão-pegadinha: enuncia sobre MRH, mas pergunta sobre MT
-
Quando o Mercado de Trabalho (MT) esta em oferta, significa que há mais oportunidades de emprego do que candidato para vaga, então o MRH está em procura, havendo escassez de candidato, então deve-se haver uma política de fixação do pessoal e ênfase no recrutamento interno.
-
a) competição entre empresas para obter candidatos e redução dos investimentos em recrutamento (MT em Oferta; MT em Procura)
b) redução das exigências aos candidatos e redução dos investimentos em treinamento (MT em Oferta; MT em Procura)
c) políticas de fixação do pessoal e ênfase no recrutamento interno; (MT em Oferta; MT em Oferta)
d) redução dos investimentos em benefícios sociais e redução do recrutamento externo (MT em Procura; MT em Oferta)
e) orientação para o trabalho e políticas de substituição de pessoal (MT em Procura; MT em Procura)
-
MT em oferta: vagas em oferta maior q quantidade de candidatos -> empresas brigam por candidatos
Nessa briga, deve-se levar em conta os aspectos internos e externos:
Internos: é mais barato fazer recrutamento interno. É mais barato ainda não ter q fazer recrutamento, melhorando as condições de trabalho daqueles q já estão empregados. Isso pode ser feito por meio de benefícios, políticas de desenvolvimento, etc
Externos: quando as medidas internas não resolvem por si só e faz-se necessários fazer o recrutamento externo - pq é o jeito. Isso geralmente é feito como sendo a última medida a ser tomada já q é bem mais oneroso - é recomendável q se invista na ampla divulgação da vaga - outdoor, jornais, etc -, diminuição de requisitos para o cargo etc, isso tudo pq em meio a essa grande competição das empresas para "pegarem" candidatos, todas brigam a tapas já q o número de vagas é maior q o número de candidatos. Logo, o poder de barganha não é das empresas
-
No mercado de trabalho, temos de um lado as empresas que ofertam oportunidades de trabalho e do outro lado temos os indivíduos que procuram oportunidades de trabalho. O mercado de trabalho é dinâmico e passa por mudanças e transformações constantemente.
Vamos analisar as alternativas.
Alternativa A. No mercado de trabalho em oferta, ocorre fortes investimentos em recrutamento para atrair candidatos.
Alternativa B. Errado. Realmente existe a redução das exigências aos candidatos, mas os investimentos em treinamento são maiores para compensar essa inadequação dos candidatos.
Alternativa C. Certo. No mercado de trabalho em oferta, os investimentos em benefícios sociais e o recrutamento interno são maiores pois existe a necessidade de reter funcionários.
Alternativa D. Errado. Os investimentos em benefícios sociais não são reduzidos no mercado de trabalho em oferta.
Alternativa E. Errado. No mercado de trabalho em oferta não se fala em políticas para substituir pessoal e sim investimentos para retê-los.
GABARITO: C
-
Mercado de Trabalho (MT) - Constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época:
- Mercado de trabalho em OFERTA - há muitas vagas de trabalho disponíveis no mercado, portanto deve se proteger com políticas de fixação do pessoal e dar ênfase ao recrutamento interno, pois as organizações terão que competir pelos funcionários.
- Mercado de trabalho em PROCURA - há poucas vagas de trabalho disponíveis, portanto os funcionários que irão "brigar" pelas vagas, a organização pode ficar mais exigente em relação à qualificação e o recrutamento externo torna-se mais barato.
Mercado de Recursos Humanos (MRH) - Constituído pelo conjunto de indivíduos aptos ao trabalho em determinado lugar e em determinada época:
- Mercado de recursos humanos em OFERTA - há muitos candidatos buscando vaga de trabalho, então os comportamento são similares ao MT em procura.
- Mercado de recursos humanos em PROCURA - há poucos candidatos buscando vagas de trabalho, então os comportamentos são similares ao MT em oferta.