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ID
1730635
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Recém-chegado a Roma em 1505, Michelangelo Buonarroti foi contratado para fazer aquela que vislumbrava como a obra de sua vida. O jovem que acabara de se consagrar como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro túmulo do papa Júlio II. O projeto consistia no maior conjunto de esculturas desde a antiguidade. Mas Júlio II mudou de ideia: antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral de São Pedro. Com o adiamento, Michelangelo recebeu um prêmio de consolação: pintar o teto de uma capela de uso reservado que se encontrava em estado deplorável.


     Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança. O artista, que se considerava um escultor, cortava de forma peremptória quando lhe pediam uma pintura: “não é minha profissão”. Hoje, é curioso imaginar que o criador do teto da Capela Sistina possa ter resistido a seu destino.


     Michelangelo fez fortuna servindo a sete papas e a outros tantos notáveis, como o clã florentino dos Medici. Nem sempre, porém, entregava o que prometia. Para sobreviver, enfim, Michelangelo teve de enfrentar questões que afligem os seres humanos em qualquer tempo. Como no caso de sua resistência a trocar a escultura pela pintura, quem nunca tremeu nas bases ao ser forçado a sair de sua zona de conforto? Em matéria de pressão competitiva, a arte renascentista não diferia tanto do ambiente de busca pelo alto desempenho das corporações modernas. O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio numa Florença dominada por estrelas veteranas como Leonardo da Vinci.


      O corpo humano foi o campo de batalha artística de Michelangelo. Como definiu o pintor futurista Umberto Boccioni (1882-1916), essa era sua “matéria arquitetônica para a construção dos sonhos”. Michelangelo criou corpos perfeitos, mas irreais: o Davi tem musculatura de homem adulto, mas compleição de menino. Com isso, o artista resgatava a imagem juvenil dos deuses gregos.

                                                         (Adaptado de Revista VEJA. Edição 2445, 30/09/2015) 

Depreende-se corretamente do texto:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Errado. A arte renascentista não diferia tanto do ambiente de busca pelo alto desempenho das corporações modernas. (l.10)

    (Diferia: adiava; delongava; discordava; discrepava; divergia; pospunha; procrastinava; prorrogava; protelava; retardava.)


    b) Errado. O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio numa Florença dominada por estrelas veteranas como Leonardo da Vinci. (L11)


    c) Errado. O corpo humano foi o campo de batalha artística de Michelangelo. (L.12) - Era o maior desafio de Michelangelo; o Davi tem musculatura de homem adulto, mas compleição de menino.

    compleição - 1 Constituição do corpo; organização física de alguém. 2 Temperamento. 3 Disposição de ânimo; inclinação.


    d) Errado. Michelangelo não foi influenciado por Da Vinci


    e) Certo. Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança. (L.5)

  • Complementando...



    O trecho que confirma a alternativa e)


    (2º parágrafo) Para sobreviver, enfim, Michelangelo teve de enfrentar questões que afligem os seres humanos em qualquer tempo. Como no caso de sua resistência a trocar a escultura pela pintura, quem nunca tremeu nas bases ao ser forçado a sair de sua zona de conforto? 

  • As seguintes passagens do texto levam a resposta correta:

    "O jovem que acabara de se consagrar como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro túmulo do papa Júlio II."

    "Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança."


    Letra E

    e) Mesmo sendo um artista já consagrado, Michelangelo demonstrou insegurança ao ser convidado a trocar a escultura pela pintura.



  • Como letra e) ??? Que parte do texto passa a ideia de consagração já àquela época???

    Todo o texto fala de Michelangelo como um pintor "ainda em formação" , nem sempre correspondendo às expectativas de quem o contratava, como no trecho: "Nem sempre, porém, entregava o que prometia." ou então em "O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio (...)"

     

    Ou seja, só é possível retirar do texto a imagem de um artista aprendiz , tentando provar seu valor, apenas buscando a consagração.

    Gabarito ABSURDO !!

  • Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança.

  • Gabarito letra E

    -> A seguinte parte do texto mata a questão:

    O jovem que acabara de se consagrar como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro túmulo do papa Júlio II.