SóProvas


ID
1730641
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Recém-chegado a Roma em 1505, Michelangelo Buonarroti foi contratado para fazer aquela que vislumbrava como a obra de sua vida. O jovem que acabara de se consagrar como escultor do Davi recebeu a incumbência de criar o futuro túmulo do papa Júlio II. O projeto consistia no maior conjunto de esculturas desde a antiguidade. Mas Júlio II mudou de ideia: antes de fazer o túmulo, resolveu reconstruir a Catedral de São Pedro. Com o adiamento, Michelangelo recebeu um prêmio de consolação: pintar o teto de uma capela de uso reservado que se encontrava em estado deplorável.


     Michelangelo resistiu a pintar a capela não apenas por julgar que seria um projeto menor. Relatos indicam que, na raiz disso, havia uma forte insegurança. O artista, que se considerava um escultor, cortava de forma peremptória quando lhe pediam uma pintura: “não é minha profissão”. Hoje, é curioso imaginar que o criador do teto da Capela Sistina possa ter resistido a seu destino.


     Michelangelo fez fortuna servindo a sete papas e a outros tantos notáveis, como o clã florentino dos Medici. Nem sempre, porém, entregava o que prometia. Para sobreviver, enfim, Michelangelo teve de enfrentar questões que afligem os seres humanos em qualquer tempo. Como no caso de sua resistência a trocar a escultura pela pintura, quem nunca tremeu nas bases ao ser forçado a sair de sua zona de conforto? Em matéria de pressão competitiva, a arte renascentista não diferia tanto do ambiente de busca pelo alto desempenho das corporações modernas. O jovem Michelangelo penou para demonstrar o valor de seu gênio numa Florença dominada por estrelas veteranas como Leonardo da Vinci.


      O corpo humano foi o campo de batalha artística de Michelangelo. Como definiu o pintor futurista Umberto Boccioni (1882-1916), essa era sua “matéria arquitetônica para a construção dos sonhos”. Michelangelo criou corpos perfeitos, mas irreais: o Davi tem musculatura de homem adulto, mas compleição de menino. Com isso, o artista resgatava a imagem juvenil dos deuses gregos.

                                                         (Adaptado de Revista VEJA. Edição 2445, 30/09/2015) 

Está gramaticalmente correta, de acordo com a norma culta, a redação do comentário que se encontra em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) Errado. Falta o acento grave em “às pressas”.


    b) Errado. O verbo “presenciava” deve ser flexionado no plural (presenciavam-se) para concordar com o sujeito paciente “ataques de fúria”, no qual o elemento é “ataques”.


    c) Errado. A vírgula após “artistas” está empregada errada, pois não existe vírgula antes de verbo. E o verbo “ativar” deve permanecer na terceira pessoa do singular (ativa), concordando com “concorrência”.


    d) Errado. Não tem acento grave em “conservam às marcas”, pois o verbo ‘conservar’ é transitivo direto não contendo o emprego de preposição.


    e) Certo. A vírgula após “respeitáveis” foi empregada corretamente para a antecipação do termo “Embora respeitáveis” e a estrutura “revelam-se” foi corretamente flexionada no plural, concordando com “imagens” que é o núcleo do sujeito.

  • Tiago Costa, tu é O CARA das respostas de português! rs

    Parabéns e obrigada pela colaboração!

  • Fico muito grata por compartilhar seus conhecimentos TIAGO!

  • veja bem>


    VENDE-SE UMA CASA ----> de boa ne?????


    VENDEM-SE CASAS ----> sabia disso???? a fcc adora brincar com isso rsrs


    TRATA-SE DE CONCURSEIROS MT ESFORÇADOS DO QC----> quando falar de TRATAR DE eh sempre singular


    desculpa:

    ATO DE GOVERNO LOCAL CONTESTADO EM FACE DE LEI FEDERAL ---> STJ ---> RECURSO ESPECIAL

    LEI LOCAL CONTESTADO EM FACE DE LEI FEDERAL ---> STF ---> RECURSO EXTRAODINARIO

    BONS ESTUDOs


  • QC os comentários dos professores são inferiores as dos alunos!! Parabéns Tiago

  • Quem confere, confere alguma coisa. Esse "...de que Michelangelo..." não estaria errado??? Não entendi essa regência. Achei que fosse: "A noção que Michelangelo...". Alguém poderia explicar-me?

  • Vinicius Bosi, a regência é nominal. Quem tem noção, tem noção de....NOÇÃO = DE. Acredito que seja isso. 

  • Este verbo "Conservam" deve ficar no singular, uma vez que o seu sujeito é a "A bela pietá de florença"

    A bela Pietá de Florença, da fase tardia de Michelangelo, foi salva por pouco da destruição, uma vez que CONSERVA as marcas de golpes do artista, que estava descontente com a obra.

    Se eu estiver equivocada, por favor, corrijam-me!

  • outros erros que encontrei:

    (A) Quando trabalhava as pressas ou sem motivação, até um artista como Michelangelo não conseguia superar as realizações médias de seu tempo; por vezes parava e retomava seus projetos, conforme se revezava no poder os seus clientes. 

    o verbo deve ficar no plural (revezavam) pois concorda com "os seus clientes".

    (D) A bela Pietá de Florença, da fase tardia de Michelangelo, foi salva por pouco da destruição, uma vez que conservam às marcas de golpes do artista, que estava descontente com a obra. 

    conserva deve ficar no singular pois concorda com "a bela pietá" 

  • acho que o erro da letra D é a o sinal indicativo de crase.

  • Revezar é VERBO INTRANSITIVO e quando na forma pronominal (+ se) deve ficar no singular. Portanto o erro na letra A é a falta de crase na expressão ÀS PRESSAS (LOCUÇÃO ADVERBIAL)  e não por estar no singular como colocaram alguns colegas abaixo 

  • Será q ninguém ficou encanado com o final dessa frase " o que tocava é falsa." ...q merda é essa ?

     

  • Monkey concurseiro,

    É falsa a noção de que Michelangelo conferia uma graça genial a tudo o que tocava.

  • Ótima explicação do professor Alexandre Soares. Não deixem de assistir.

  • Pessoal, será que a assertiva E também não poderia estar errada?

     

    Justifico: O pronome SE deveria ser empregado em prólise (e não ênclise) devido à força atrativa do pronome relativo QUE.

     

    A noção de que Michelangelo conferia uma graça genial a tudo o que tocava é falsa. Embora respeitáveis, as imagens QUE fez para a Catedral de Siena revelam-SE aquém de seus melhores trabalhos.

     

    Assim, no meu entendimento, a construção ficaria: Embora respeitáveis, as imagens QUE fez para a Catedral de Siena SE revelam aquém de seus melhores trabalhos.

  • kkkk, Puta merda Bruno, o bixo tá viciado na CF, sai doido.

  • Fiquei na dúvida entre essas duas

     

     d) A bela Pietá de Florença, da fase tardia de Michelangelo, foi salva por pouco da destruição, uma vez que conservam às marcas de golpes do artista, que estava descontente com a obra.

    O correto seria: conserva, as marcas (sem crase).

     e) A noção de que Michelangelo conferia uma graça genial a tudo o que tocava é falsa. Embora respeitáveis, as imagens que fez para a Catedral de Siena revelam-se aquém de seus melhores trabalhos.

  • GABARITO E

    A Quando trabalhava as pressas ou sem motivação, até um artista como Michelangelo não conseguia superar as realizações médias de seu tempo; por vezes parava e retomava seus projetos, conforme se revezava no poder os seus clientes.

    Erro de pontuação.

    B O espírito indomável de Michelangelo causava temor: diante de dissabores como um bloco de mármore defeituoso, presenciava-se ataques de fúria.

    Não tem sentido a localização do sinal de dois pontos.

    C A concorrência com outros artistas, ativaram os motores da superação criativa de Michelangelo, que com o também florentino Leonardo da Vinci, envolveram-se numa disputa célebre sobre qual forma de arte era mais elevada.

    A concorrência ativou*

    D A bela Pietá de Florença, da fase tardia de Michelangelo, foi salva por pouco da destruição, uma vez que conservam às marcas de golpes do artista, que estava descontente com a obra.

    Conservar é Verbo Transitivo Direto, não há Preposição após, logo, sem Crase.

    E A noção de que Michelangelo conferia uma graça genial a tudo o que tocava é falsa. Embora respeitáveis, as imagens que fez para a Catedral de Siena revelam-se aquém de seus melhores trabalhos.