SóProvas


ID
1730659
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A primeira toca de preguiças gigantes da região amazônica, extintas há milhares de anos na América do Sul, foi descoberta no último mês por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil. A caverna já era conhecida por moradores da região, mas não havia sido classificada como paleotoca, ou seja, cavada por animais extintos.

      De acordo com o geólogo Amilcar Adamy, responsável pela descoberta, a paleotoca existe há pelo menos 10 mil anos e tem no mínimo 100 metros de extensão. A toca tem marcas de garra que indicam que foi escavada por espécies de grande porte. “Não temos na fauna atual da região nenhum animal capaz desse tipo de escavação”, explica.

      A primeira visita dos geólogos ao local foi em 2010. Segundo Adamy, desde o primeiro momento a estrutura da toca despertou o interesse dos pesquisadores pelo formato circular e semicircular de grandes dimensões, pelos numerosos túneis interligados e por conter uma extensão indefinida, mas faltavam informações para classificar a caverna. “É possível ficar em pé lá dentro e circular livremente, somente em algumas partes é preciso se abaixar para passar”, destaca.

      Serão feitos estudos complementares na região para buscar novas tocas, além de detalhar a paleotoca descoberta e determinar sua extensão total. Também serão feitas escavações de pequeno porte em busca de fósseis dos antigos moradores do local. Segundo Adamy, ainda não há previsão de data para a abertura da caverna à visitação.

                               (Adaptado de: www.correiobraziliense.com.br. Acessado em 6/10/15) 

Mantendo-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original, um segmento do texto reescrito com correção e clareza está em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    a) Certo. O verbo “haver” foi corretamente empregado na 3ª pessoa do singular, por conta da sua impessoalidade. Por conseguinte, em “às investigações” o emprego da crase foi empregada de forma correta, uma vez que a palavra “prosseguimento” rege o emprego da preposição ‘a’, que se junta com o artigo definido ‘a’, que antecede “investigações”. Por fim, a palavra “acerca” tem como significado "sobre" que está corretamente empregada.


    b) Errado. A palavra “extinta” deve ser empregado no singular, para concordar com a expressão “a primeira paleotoca”.


    c) Errado. Ficou meio estranho, não entendi.


    d) Errado. Falta uma vírgula após “na região”, isolando o adjunto adverbial intercalado. E “intuito” deve ser grafado sem acento agudo.


    e) Errado. A vírgula após “toca” separou incorretamente o sujeito e o predicado. E “contêm” deve ser grafada com acento agudo porque o sujeito “estrutura” está no singular.

  • Thiago, o erro da alternativa "c" é de clareza, pois houve o emprego de termos redundantes: "existente" e "há".
    Ora, o verbo "haver" já está no sentido de existir não havendo a necessidade do emprego do termo "existente" na frase.

    Veja: Segundo o geólogo responsável pela descoberta da paleotoca, Amilcar Adamy, existente há pelo menos 10 mil anos, que tem no mínimo 100 metros de extensão.



  • Esse "Há" não estaria indicando tempo transcorrido em vez de "existir"?? Estaria neste caso se referindo à expressão "10 mil anos".

  • Na letra "B" a palavra "Extintas" está se referindo às "Preguiças gigantes", e não a "primeira paleotoca". No entanto, a frase está incoerente. Acho que teria mais sentido se escrita assim: A primeira paleotoca das preguiças gigantes, extintas há milhares de anos na América do Sul, foi descoberta por pesquisadores no último mês.

  • Leonardo 
      Com sua licença, a palavra existir (e variações) seguido do verbo haver (e variações) indica tempo transcorrido, é até bem usual a expressão.
     O erro da alternativa "c" está na Clareza da redação, como falou o Tiago Costa. O Aposto Especificativo, ou Restritivo: Almilcar Adamy, foi deslocado, conferindo-se assim um duplo entendimento ao termo:

    Almilcar Adamy é o nome do geológo responsável (para você que leu o texto assim como eu)

    2º Almilcar Adamy é o nome dado a Paleotoca (para quem não leu o texto kk)
  • A letra A, pra mim, apresenta erro de regência. Porém, as demais questões estão bastante erradas. Marquei A.

    VISAR:

    Nos sentidos de dirigir a pontaria, mirar, o verbo "Visar" é Transitivo Direto:

    Visei o alvo com segurança.O índio visou o peixe e lançou a flecha.

    No sentido de pôr o sinal de visto, rubricar, assinar, o verbo "Visar" é Transitivo Direto:

    As autoridades visaram o passaporte.O banco visou o cheque.

    No sentidos de ter em vista, ter como objetivo, pretender, objetivar, "Visar" é Transitivo Indireto, exigindo a preposição a:

    As leis visaram ao restabelecimento da ordem pública.Devemos visar apenas ao progresso cultural.
  • Danusa, tens que isolar com duas vírgulas, ok? 

  • VISAR


    Pode ser transitivo direto (sem preposição) ou transitivo indireto (com preposição).
    Quando significa “dar visto” e “mirar” é transitivo direto.

    - O funcionário já visou todos os cheques. (dar visto)
    - O arqueiro visou o alvo e atirou. (mirar)

    Quando significa “desejar”, “almejar”, “pretender”, “ter em vista” é transitivo indireto e exige a preposição “a”.

    - Muitos visavam ao cargo.
    - Ele visa ao poder.

    Nesse caso não admite o pronome lhe(s) e deverá ser substituído por a ele(s), a ela(s). Ou seja, não se diz: viso-lhe.

    Obs: Quando o verbo “visar” é seguido por um infinitivo, a preposição é geralmente omitida.

    - Ele visava atingir o posto de comando.


    http://www.infoescola.com/portugues/regencia-verbal/

  • Gabarito: A

    O verbo visar no sentido de desejar é transitivo indireto e pede preposição. Exemplo: Visava apenas à felicidade.
    Contudo, há exceção. A preposição será facultada sempre que não houver prejuízo para a eufonia da frase. É comum encontrar esse caso em frases com objeto indireto oracional.(alternativa A)
    Outro exemplo: "Visava resolver a questão". Visava(V.T.I.) resolver a questão(O.I. oracional). 

    Bons estudos. 

  • http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI20705,101048-Visar

    1) Quanto à regência verbal, na lição de Artur de Almeida Torres, "é transitivo direto nas acepções depôr o sinal de visto em; apontar arma de fogo". Exs.:

    a) "Visar um passaporte" (Caldas Aulete);

    b) "Visa sempre o mesmo alvo" (Mário Barreto).

    2) Complementa tal gramático com a lição de que, "no sentido de ter em vista um fim, dirigir os seus esforços para, tender, constrói-se como transitivo indireto, com a preposição a". Ex.: "Os conspiradores presos visavam provavelmente a estabelecer a internacional socialista" (Camilo Castelo Branco).

    3) Ultima o referido gramático, com propriedade, que se observa, no Brasil, uma tendência a se usar do verbo visar sem preposição, mesmo como transitivo indireto, quando seguido de infinitivo. Ex.: "Esta doutrina é simplesmente didática e visa facilitar a aprendizagem dos verbos fortes" (Otelo Reis).1

  • Me parece que o erro da letra B está no emprego da vírgula após "região amazônica", separando sujeito e verbo. Procede?

  • O que eu entendi das alternativas:

    A) Correta. "Há" do verbo "existir" fica no singular, a crase está correta (o procedimento pede a prep. "a" e o artigo pedido pelo "investigação" concorda em número com a palavra posterior). "Acerca de" = a respeito de; sobre.

    B) ERRADA. A impressão que eu tive é que foi a paleotoca a ser extinta há milhares de anos, e não as preguiças gigantes.

    C) ERRADA. Achei a frase ambígua, quem tem pelo menos 10 mil anos e 100 m de extensão?? A paleotoca ou o geólogo??

    D) ERRADA. Eu não acho que essas vírgulas deveriam aparecer, pois até onde vi, a frase foi escrita na sua forma direta.

    E) ERRADA. Logo na primeira vírgula que separou a sujeito do verbo.

  • IMPORTANTE!!!

    Em questões com essa, muitas vezes erramos pelo fato de querermos que a alternativa tenha o mesmo sentido do texto.

    Sabemos, de acordo com o texto, que as preguiças gigantes foram extintas e não as paleotocas.

    A banca faz isso para confudir os candidatos.

  • Letra B está errada, pois não podemos separar com vírgula o sujeito do seu predicado:

     

    Extintas há milhares de anos na América do Sul, a primeira paleotoca de preguiças gigantes da região amazônica, foi descoberta por pesquisadores no último mês.

    Só tirar a vírgula fica tudo ok:

     

    Extintas há milhares de anos na América do Sul, a primeira paleotoca de preguiças gigantes da região amazônica foi descoberta por pesquisadores no último mês.

    Extintas há milhares de anos na América do Sul(oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio.Está com o emprego correto da vírgula).

    Desdobrando a oração, poderia ficar assim: A primeira paleotoca de preguiças gigantes da região amazônica, que extinguiu há milhares de anos na Améica do Sul, foi descoberta por pesquisadores no último mês.

  • Essa daqui só estaria correta se no lugar de Amilcar estivesse escrito Raul Seixas, pq existente há pelo menos 10 mil anos KKKKKKK

    C) Segundo o geólogo responsável pela descoberta da paleotoca, Amilcar Adamy, existente há pelo menos 10 mil anos, que tem no mínimo 100 metros de extensão.

    Brincadeiras a parte.

    Note que os dois apostos, embora virgulados corretamente, estão confusos. Pelo contexto é possível saber que estão falando sobre a Paleotoca, mas da maneira que foi escrito parece que estão falando a respeito do Geólogo.