-
A ação só pode ser em prol da organização. Na letra A diz que a ação é em prol dos valores , isso não é o correto já que os valores não se evoluirá com a ação, mas sim a organização em si, logo gabarito é a letra B.
-
Comentario bem esclarecedor, Wesley...tirei todas as minhas dúvidas...
-
Gabarito: B
A ação, que é o conjunto de comportamentos a favor da organização, traduz-se em participação, em empenho ou sacrifício adicional, na melhora do desempenho e da produtividade.
(Fonte: http://migre.me/vWoOc).
-
AÇÃO = ORGANIZA A AÇÃO = ORGANIZAÇÃO
-
O comprometimento é o vínculo do indivíduo com a organização, esse vínculo pode se dar por afeto, cognição ou ação.
Cognição e Afeto: Conjunto de crenças (cognição) e sentimentos(afeto) em relação à organização -> ligação afetiva, crença e aceitação íntima dos valores e normas organizacionais, identificação com objetivos, filiação.
Aqui, o funcionário acredita que é uma boa organização para se trabalhar; Acredita que os valores dele são similares aos da organização
Ação: Comportamentos em prol da organização ->participação, empenho extra ou sacrifício adicional, melhor desempenho e produtividade, defesa da organização.
Aqui, o funcionário assumiria mais tarefas do que o previsto para melhorar a produtividade; Defenderia a organização em que trabalha de crítcas de terceiros
-
Análise pessoal da questão
Cognição e afeto: Conjunto de crenças e sentimentos em relação à organização. É quando o funcionário se identifica de alguma forma com a empresa, seja pelos valores que ela defene, a forma que ela atua, os objetivos que ela busca atingir. É o famoso "vestir a camisa da empresa". O maior exemplo disso é o número impressionante de pessoas que sonham em trabalhar em empresas como GOOGLE, que expõe um ambiente mais leve, descontraído, onde você faz seus horários, existe uma interação mais humana e menos burocrática, etc. É a identificação pessoal com a empresa que se atua.
Ação: é o comportamento em prol da organização. É a participação da forma mais efetiva, com empenho extras desempenhadas pra sua função, ou sacrifícios adicionais, melhor desempenho e produtividade, defesa da organização. Do tipo de trabalhar mais para tornar o trabalho mais produtivo, independente de ordem é algo que a pessoa que desempenhar, é uma ação em prol da organização. É a defesa da empresa que se presta serviço até mesmo em uma roda de conversa em que terceiros não falem bem dessa empresa, a pessoa toma para si a ação de defender a empresa.
-
A questão trata do enfoque atitudinal sobre o comprometimento organizacional, que se encontra, de certa forma, fragmentada em diferentes abordagens.
Esse enfoque, denominado de atitudinal, preconiza a natureza afetiva do processo de identificação do indivíduo com os objetivos e valores da organização.
Mowday et al (1982) utilizaram três dimensões para definir essa teoria:
COGNIÇÃO: crença e aceitação dos valores e objetivos da organização (sentimento de lealdade);
AFETO: desejo de manter o vínculo com a organização (permanência); e
AÇÃO: intenção de despender esforços em prol da organização.
Daí a correção da letra B.
Adriel Sá.
-
A resposta no enunciado kkkkkkkk