SóProvas


ID
1730827
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

        Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]

         No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.         É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.

    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.

    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)

Releia a seguinte passagem do texto:

“A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."
Agora, assinale a alternativa correta sobre regência verbal, conforme a passagem acima.

Alternativas
Comentários
  • “A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."


    Nesse contexto, quem diz, diz alguma coisa. Diz o que? "que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."

    Objeto direto oracional.

    A oração é subordinada substantiva objetiva direta.


    Gabarito d)

  • "A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."

    Sujeito: A SECRETARIA DE SAÚDE DO RIO - quem é que disse? 
    Verbos: DISSE e OCORREU, logo temos duas orações nesse período.
    Quem diz, diz alguma coisa, então, DISSE O QUE? QUE O ATRASO DA ENTREGA DESSE REMÉDIO OCORREU PORQUE A LICITAÇÃO FOI SUSPENSA. 
    Como se observa, uma oração completando o sentido de um verbo SEM PREPOSIÇÃO, portanto trata-se de uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.

    Primeira coisa: encontrar sempre o sujeito.
    Segunda coisa: encontrar os verbos e complementos.
    Terceira coisa: Demais termos.

  • "desse remédio": complemento nominal e não verbal!

  • ( A Secretaria de Saúde do Rio disse{ verbo transitivo direto } ORAÇÃO PRINCIPAL ) [ que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. ]  ISSO : oração subordinada substantiva objetiva direta


     
    Se errei, corrija-me.

    GABARITO "D"
  • alguém me explica o erro da letra A?

  • Só para complementar o comentário dos colegas e colocar um pouco de pimenta na discussão rs, acredito que o porque em " porque a licitação foi suspensa.", inicie uma oração subordinada adverbial causal, uma vez que a causa do atraso foi a suspensão da licitação. O que acham?

  • Maria Hernandes,

    Não é a alternativa de letra a) pois o verbo "ocorrer" no sentido de "acontecer" é intransitivo, isto é, não possui complemento. Repare que a ideia é completa, o atraso da entrega desse remédio simplesmente ocorreu:

    >>A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu (oração com informação completa).

    A segunda oração, "porque a licitação foi suspensa" é uma adverbial causal.
  • O verbo dizer é VTD ou VTI ; porém no contexto é VTD - quem diz, diz alguma coisa - no  contexto apresentado  , não existe a figura do  interlocutor explicitamente ( a quem se diz o argumento proposto) por esse motivo o verbo é classificado sintaticamente como VTD

  • Obrigada, Vini Concurso! Boa sorte pra nós! :)

  • simplificando-

    1 passo: separe a orações entre os conectivos no caso o (que) ficaria assim: A secretaria de saúde do rio disse/ que o atraso....

    2 passo- ache o verbo no caso seria o verbo DISSE

    3- passo pergunte o que ou quem, no caso caberia QUEM DISSE? você teria como reposta A SECRETARIA DE SAÚDE ( é o seu sujeito)

    4 passo- pergunte novamente para o verbo, o que ele disse? disso isso: que o atraso da entrega... se cabe isso logo é uma oração subordinada substantiva. agora é só olhar a classificação do verbo que é VTD, logo é uma oração subordinada substantiva objetiva direta. (goooolll kkkkk) 

  • Disse o que? Issoooooo (que o atraso...)

  • “A Secretaria de Saúde do Rio disse/ que o atraso da entrega/ desse remédio ocorreu/ porque a licitação foi suspensa."

    Disse o quê? Que o atraso...(Oração Subordinada substantiva objetiva direta)

    Da entrega... Entrega de quê? Desse remédio(Oração Subordinada substantiva objetiva indireta)

    Ocorreu porque? Poque a licitação foi supensa(Oração Subordinada adverbial de causa)

    Logo, o verbo “dizer", no contexto em que aparece, é transitivo direto e é, sintaticamente, complementado por uma oração.

    LETRA D

     

     

  • b) Errada: pois é formado por um verbo auxiliar + verbo principal; formando uma locuçao verbal.

  • Isaias TRT

  • LETRA (D) OSSOD SUBSTITUE POR  (ISSO)

  • “A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."

     

    O verbo "disse" é transitivo direto e realmente tem como complemento verbal a O.S.S. Objetiva Direta "que o atraso da entrega desse remédio..."

     

    Letra D

  • A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa."

                 Sujeito                            VTD                                         Objeto oracional

     

     

    A Secretaria de Saúde do Rio disse isso."

     

     

    Substitua o complemento oracional por "isso" que fica fácil de visualizar

  • "A Secretaria de Saúde do Rio disse / que o atraso da entrega desse remédio."

                  Oração Principal                        O.S. Substantiva Objetiva Direta

     

    "que o atraso da entrega desse remédio." está completando o sentido do VTD disse. Além disso, é introduzido por uma conjunção integrante e pode ser substituído por um pronome demonstrativo (isso) sem prejuízo sintático. Logo, é um objeto direto e, por conter verbo, é oracional.

     

    a) o verbo "ocorrer" é intransitivo, tanto que é acompanhado somente por um adjunto adverbial, no caso, oracional;

    b) o verbo "ser", nesse caso, não é impessoal, tanto que tem como sujeito o sintagma "a licitação";

    c) os verbos foram empregados corretamente quanto à regência verbal;

    e) o sintagma "desse remédio" não completa o sentido de um verbo, mas de um substantivo abstrato (a entrega). Além disso, tem valor passivo. Logo, trata-se de um complemento nominal.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Verbo Transitivo Direto letra D

  • Complemento verbal de um verbo de ligação kkkkkkkkkkk