SóProvas


ID
1731037
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O orçamento para execução de obras e serviços na Construção Civil é composto por cálculos do custo direto, das despesas indiretas e do benefício. Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir.

I. As despesas diretas são todos os custos diretamente envolvidos na produção da obra, que são os insumos constituídos por materiais, mão de obra e equipamentos auxiliares, mais toda a infra-estrutura de apoio necessária para a execução no ambiente da obra.

II. A composição dos custos unitários compreende a quantidade de material, de horas de equipamento e o número de horas de pessoal gastos para a execução de cada unidade desses serviços, multiplicados pelo custo dos materiais, do aluguel horário dos equipamentos e pelo salário-hora dos trabalhadores, acrescidos dos encargos sociais.

III. O BDI – Benefício e Custos Indiretos - é composto pelos custos específicos da Administração Central, pelo rateio de todos os custos da Administração Central, pela taxa de risco do empreendimento, pelo custo financeiro do capital de giro, pelos tributos, pela taxa de comercialização e pelo benefício.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Na minha opinião, a assertiva III está errada. 

    A sigla BDI signfica Benefício e Despesas Indiretas. Também nunca tinha lido que o custo financeiro do capital de giro estava incluso nessa parcela.

  • Flávio, quando estudamos o BDI, o custos que são colocados não são taxativos, assim, qualquer impacto no orçamento da empresa relativo a obra, entra no BDI, e o custo financeiro na diminuição do capital tbm pode entrar no BDI, pq em tese a empresa vai ter menos poder aquisitivo que pode comprometer futuras transações.

  • Concordo com o Flavio. BDI= Benefícios e despesas indiretas. A alternativa III está  incorreta.

  • Dica de quem está começando a estudar para concursos de engenharia agora: 1+1 = 2 para o cespe, 1+1 = 3 para FGV, 1+1 = 4 para FCC. Foque apenas em uma banca....

  • Afirmativa I: Correta.

    Aqui a banca utilizou a palavra “despesa” como sinônimo de “custo”. Talvez essa troca fosse passível de anulação, mas nada houve e então vamos usar essas palavras como sinônimos mesmo.

    De acordo com a TCO, O Custo Direto é resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários para a construção da edificação, obtidos pela aplicação dos consumos dos insumos sobre os preços de mercado, multiplicados pelas respectivas quantidades, mais os custos da infraestrutura necessária para a realização da obra.

    Portanto, essa alternativa é certíssima.

    Afirmativa II: Correta.

    A Composição de Custos de um orçamento nada mais é que a definição dos custos de todos os insumos necessários para a realização de uma obra. Tudo é muito bem detalhado (quantidades, custos por unidade e custos totais) e individualizado. Na composição de custos, geralmente, são consideradas três tipos de categorias em um serviço. Que são: mão de obra, material e equipamento.

    Para a elaboração da Composição de Custos, Aldo Dórea define um passo a passo de atividades que devem ser realizadas. Seguindo uma devida ordem, temos:

    1º Identificação dos Serviços

    2º Levantamento dos Quantitativos

    3º Discriminação dos Custos Diretos

    4º Discriminação dos Custos Indiretos

    5º Cotação de Preços

    6º Definição de Encargos Sociais e Trabalhistas

    Afirmativa III: Correta.

    O BDI inclui:

    Taxa de administração central;

    Taxa de risco do empreendimento;

    Taxa de custo financeiro do capital de giro;

    Taxa de tributos federais;

    Taxa de tributo municipal - ISS;

    Taxa de despesas de comercialização;

    Lucro ou remuneração liquida da empresa.

    Me siga no Instagram: @arquiteturaconcursos